Juninho Pernambucano elogia a iniciativa da criação do time de pelada Vasmengo, de Rondônia

Quinta-feira, 12/03/2015 - 07:31
comentário(s)

Chutes, pancadaria, racismo e até mortes mancham a beleza e a demonstração de amor das torcidas em grandes clássicos do futebol. Em Porto Velho, capital de Rondônia, uma torcedora começou a agitar a bandeira da paz há quase 20 anos, quando criou o Vasmengo. O time de futebol de várzea reúne dois grandes rivais cariocas, Vasco e Flamengo.

E em meio a tantos casos negativos no esporte, o gesto de Dulcinéia Félix, a Dona Dulce, uma torcedora cruz-maltina de família rubro-negra, já rendeu frutos: um título amador em 2014 e convite para outros campeonatos neste ano. Em tempos de violência, o GloboEsporte.com convocou os ídolos Juninho Pernambucano e Zico para debater e celebrar a iniciativa.

- Acima de tudo é um exemplo. Essa atitude de unir Vasco e Flamengo no mesmo time engrandece o futebol e é muito bacana. A responsabilidade também é maior - disse Juninho.

- É altamente saudável. A rivalidade só deve existir na hora do jogo. Quando acaba, somos todos brasileiros. Então eu acho muito importante, muito legal. Sou do tempo em que aconteceram alguns combinados de jogos contra equipes de fora entre Vasco e Flamengo. É bom ver uma iniciativa como esta. Agora o futebol está bem mais violento, e eu acho que as pessoas estão extravasando seus problemas dentro dos estádios, em cima de jogadores. O certo é ir lá para torcer. Aí falam dos altos salários dos jogadores... Eu acho que é um série de fatores que faz com que essa coisa (a violência) seja altamente valorizada, o que não deve haver em lugar nenhum - acredita o ídolo rubro-negro.

O título

Em 2014, o Vasmengo completou 18 anos de atividade e conquistou pela primeira vez um título, o da Recopa de Porto Velho. Sobre a demora em conquistar títulos e a dificuldade para manter vascaínos no grupo, Zico diz que é normal e não atribuiu um certo "azar" ao rival carioca.

- Não, de forma alguma (é sina do Vasco). Todo time, quando é construído, leva tempo. Alguns conseguem resultados logo de cara, mas geralmente não é assim. Tudo é fruto da dedicação das pessoas que mantiveram o time, que acreditaram no projeto até chegar a essa conquista. Tem que parabenizar por essa determinação. Além do exemplo saudável de juntar duas grandes torcidas, quem sabe esse pode se tornar um grande time da região? - pondera o Galinho.

Do outro lado, Juninho diz que juntar dois grandes times em uma equipe só é uma atitude louvável e que, nesse caso, o título acaba sendo apenas uma consequência.

- Ganhar é muito difícil. Eu sei que o Flamengo sempre foi o meu maior rival, mas todo rival merece respeito. Essa atitude nos dias de hoje engrandece muito o futebol. Eu espero que os vascaínos continuem entrando no grupo - afirma Juninho, que gravou um vídeo para parabenizar o Vasmengo e convidar mais vascaínos para a equipe, além de enviar um grande beijo para Dona Dulce, a mentora da iniciativa.

(Clique aqui para assistir ao vídeo)



Fonte: GloboEsporte.com