Remo: Fabiana Beltrame reestreia pelo Vasco nesta 4ª-feira no Brasileiro de Barcos Curtos

Quarta-feira, 11/03/2015 - 01:39
comentário(s)

O dia tão esperado chegou. Grande reforço do Vasco para a temporada de 2015, a remadora Fabiana Beltrame fará sua reestreia oficial como atleta do Vasco da Gama na manhã desta quarta-feura (11/03), quando, na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, será dado o pontapé inicial para o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, que servirá também como Seletiva Nacional de atletas para compor a Seleção Brasileira de remo com vistas às competições internacionais da temporada, como as etapas da Copa do Mundo, o Campeonato Mundial e o Pan-Americano de Toronto (Canadá).

Fabiana disputará a eliminatória (quartas de final) do single skiff pesado na manhã desta quarta-feira. Nesta prova, estão inscritas 22 remadoras, o que levou à necessidade da disputa de quatro baterias eliminatórias (às 9:20h, 9:30h, 9:40h e 9:50h), que definirão as vagas às semifinais, que serão disputadas na sexta-feira. Sem a necessidade de disputa de eliminatórias, a melhor remadora do Brasil também disputará o single skiff peso-leve (prova que valerá apenas para o Campeonato Brasileiro, com a final no domingo). Nesta prova, ela foi campeã Mundial em 2011, mesmo ano no qual levou a prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara na mesma prova. Em seus perfis oficiais nas redes sociais, a remadora falou sobre as expectativas para a competição:

– Amanhã começa a primeira competição do ano, o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, que também servirá como seletiva nacional para as competições internacionais deste ano. Também será a minha primeira competição oficial depois da minha volta ao Vasco!! Agora é hora de colocar em prática todo o treinamento. Boa regata a todos os remadores.

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) divulgou à imprensa nesta terça-feira o calendário da competição. As eliminatórias e repescagens ocorrerão de quarta-feira a sexta-feira. As finais da seletiva ocorrem no sábado, a partir das quais as seis melhores guarnições de cada prova disputarão as finais do Campeonato Brasileiro no domingo. Como o próprio nome da competição já sugere, serão realizadas provas apenas nas guarnições menores, a saber: single skiff e 2 sem, nas categorias Júnior, Sub-23 (Sênior B), Peso Leve e Aberta (as duas últimas são Sênior A). Confira abaixo o programa de provas, levando-se em consideração que há provas que valerão apenas para o Brasileiro, devido à falta de necessidade, diante do número de barcos inscritos, para se disputar a Seletiva para compor a Seleção Brasileira:




Com mais de 150 atletas inscritos, a Seletiva será disputada com as regras da Federação Internacional de Remo (FISA), com provas de 2.000 metros na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, que receberá os Jogos Olímpicos em 2016. Além de Fabiana, o Vasco também participará da Seletiva Nacional com Marcos Oscar Alves e Renato Cataldo, que são atuais campeões brasileiros do 2 sem peso-leve. Haverá eliminatórias do 2 sem pesado nesta quarta-feira, e no peso-leve, devido ao baixo número de barcos inscritos, serão realizadas apenas as finais A e B no domingo. No Campeonato Brasileiro, o espanhol Xavier Vela Maggi, recém-chegado ao clube e medalhista de bronze no 2 sem peso-leve na etapa da Copa do Mundo de Lucerna (Suíça) em 2013, também fará sua estreia pelo clube, mas apenas no final de semana, quando correrá o single skiff peso-leve. Além destes atletas da categoria sênior, o Vasco também marcará presença em provas das categorias de base (Júnior e Sub-23).

Por fim, deve-se ressaltar que no domingo seguinte (22 de março) será disputada a primeira regata do Campeonato Estadual. Fabiana Beltrame disputará o single skiff pesado feminino, e Marcos Oscar e Renato Cataldo comporão o 2 sem pesado. Na categoria Sênior A, também será disputado o double skiff peso-leve, e a comissão técnica, a partir dos treinamentos realizados com vistas à regata, escolherá os atletas que comporão esta guarnição, mas o mais provável é que seja Marcos Oscar com Xavier Vela Maggi.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes