Remo: Vasco acerta com o espanhol Xavier Vela Maggi, medalhista em etapa de Copa do Mundo

Quinta-feira, 05/03/2015 - 06:32
comentário(s)

O Vasco acertou com mais um grande reforço para a temporada de 2015 do remo. Além de Fabiana Beltrame, Marcos Oscar Alves e Renato Cataldo, e outros remadores pontuais, o clube contará com um importante incremento internacional: o espanhol Xavier Vela Maggi, que tem em seu currículo – nada mais, nada menos – do que uma medalha de bronze em etapa de Copa do Mundo. E foi há relativamente pouco tempo: na etapa de Lucerna (Suíça), em julho de 2013. Foi na prova 2 sem peso leve (LM2-), ao lado do compatriota Daniel Sigurjorsson Benet. Portanto, o Vasco fica bem reforçado na categoria peso-leve masculina, já que também conta com Marcos Oscar e Renato.

Xavier Vela Maggi tem pais brasileiros e, portanto, possui a dupla cidadania. Ele estava em atividade na Espanha, no Clube de Remo Tortosa. O atleta ainda é jovem para os parâmetros do remo, tendo 25 anos de idade.

Neste mês de março, acontecem as duas primeiras competições oficiais. De 11 a 15 de março – já na semana que vem, portanto -, ocorre o Campeonato Brasileiros de Barcos Curtos, em que serão realizadas provas em dois tipos de guarnições: single skiff (1X) e 2 sem (2-). As finais ocorrerão no domingo (15). Na categoria peso leve, o Vasco marcará presença em ambas: no 2 sem, com Marcos Oscar e Renato Cataldo (dupla atual campeã brasileira sênior desta prova), e no skiff, com Xavier Vela Maggi, que fará, portanto, a sua estreia pelo clube. Já no dia 22 ocorre a primeira regata do Campeonato Estadual. O mais provável, de acordo com o verificado nos treinamentos, é que Marcos Oscar e Vela Maggi componham o barco no double skiff peso leve. Além desta prova, também há o 2 sem pesado (também chamado de categoria Aberta), em que o Vasco se fará representar com Marcos Oscar e Renato Cataldo.

Além destas duas provas, em que o Vasco tem boas chances de vitória, o triunfo vascaíno é tido como certo no single skiff pesado feminino. Isto porque será a tão aguardada reestreia de Fabiana Beltrame com o macaquinho do Vasco. Em recente entrevista exclusiva ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, a remadora campeã mundial em 2011 mostrou grande ansiedade por esta prova:

– Com certeza estou muito ansiosa e confesso que até um pouco nervosa, por que quero fazer valer essa confiança que todos estão depositando em mim. Estou treinando muito e espero trazer essa vitória para o Clube.

Porém, para além destas provas, o Vasco dificilmente deve brigar pela vitória na regata, pois possui déficit considerável em outras provas, sobretudo nas categorias de base, em relação a Botafogo e Flamengo. Porém, em meio a este processo de reconstrução do remo vascaíno com a nova diretoria, conquistar vitórias nas provas mais nobres da primeira regata, na categoria Sênior A, decerto seria deveras impactante no cenário do remo carioca e mostraria que o Vasco voltou de vez às disputas após anos no ostracismo.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes