Basquete Base: Vasco luta para montar equipes competitivas no Sub-17 e no Sub-19

Quarta-feira, 04/03/2015 - 00:29
comentário(s)

Foi difícil, trabalhoso, mas o Vasco conseguiu montar com qualidade seus elencos para as categorias sub-17 e sub-19 de basquetebol. Em conversa exclusiva com o blog CRVG – Em Todos os Esportes, o diretor das categorias de base do esporte no clube, Rogério Abreu, falou como foi o processo de montagem dessas equipes:

- No sub-17 e no sub-19, havia atletas apalavrados conosco que, devido à sacanagem que fizeram com o Vasco na Liga Ouro, pediram para esperar mais um pouco. São as duas categorias em que os garotos querem no curto prazo, querem sonhar rápido com o espelho, tendo um time sub-22 na LDO e um time adulto. Quando estava quase tudo certo na Liga Ouro e entrar de novo com o adulto, nós estávamos apalavrados com alguns atletas. Com a saída, infelizmente eles pediram um tempo para pensar.

Rogério destacou que em 2014 o Vasco não teve equipe sub-15, o que poderia servir de base para o sub-17 deste ano. Segundo ele, foi um grande erro de gestão, que prejudicou e muito a montagem dessa equipe:

- Nós não tivemos o sub-15 no ano passado, e foi um erro de gestão danado. Porque, caso tivéssemos, hoje teríamos uma base para o sub-17 deste ano. Coisa que nós não temos. Temos alguns atletas que disputaram o sub-17 no ano passado com idade ainda de sub-15, os quais completam 16 anos em 2015. Mas são poucos. Para encorpar esta categoria, ou procuramos atletas fora do Rio, para o quê precisamos do alojamento, ou buscamos dentro do Rio. Dentro do Rio, ficou prejudicado devido a essa não inscrição do Vasco na Liga Ouro; fora do Rio, o presidente Eurico arrumou uma casa para o basquete.

A casa em questão já está devidamente reformada, faltando apenas mais alguns detalhes, como móveis e alguns utensílios para casa chegarem e ficar completa para receber 4 atletas oriundos de fora do Rio de Janeiro.

- Trazendo estes atletas de fora e mais essa base e alguns garotos de outros clubes do Rio, conseguimos ter uma equipe para disputar. Acho difícil para ser campeão, mas vai ter um time compacto. Mas, para isto, é primordial termos a casa. O melhor time do sub-17 é do Botafogo – finalizou sobre o sub-17.

Sobre o sub-19, o diretor mostrou ainda mais confiança, mas deixou claro que o campeonato tem um equilíbrio muito grande, principalmente entre as equipes que disputam atualmente o NBB, que são Macaé (atual bicampeão) e Flamengo (atual bi-vice campeão).

- Para o sub-19, trouxemos o Gabriel e o Marley do Tijuca e o João, do Municipal. O João foi Seleção Carioca no sub-17, no ano passado. Trouxemos estes três atletas. Tendo a casa e, com isto, vindo estes garotos de segundo ano do sub-17, já vai ajudar muito no sub-19, e já com a base do próprio sub-19. Já é um time que vai chegar. Pode ganhar, pode ficar em terceiro, pode beliscar o Macaé e o Flamengo. Certamente não vai ser o time do ano passado, que foi fraco e limitado. Vamos ter opções para o técnico, o que não havia no ano passado. Tinha um time de cinco, seis atletas, e não tinha peças de reposição para aguentar o tranco até o final do jogo. Neste ano já vai ter. Dá para cumprir um papel, dá para disputar.

O sub-17 do Vasco estreia dia 15 de março, em São Januário, contra a equipe do Abig/Jequiá. Já o sub-19, estreará dia 18 de março, fora de casa contra o Tijuca.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes