Remo: Vasco se reforça para a disputa do Campeonato Estadual

Quinta-feira, 26/02/2015 - 11:16
comentário(s)

A menos de um mês da abertura do próximo Campeonato Estadual de Remo, a 22 de março, houve nas últimas semanas uma dança ao redor dos barcos dos três grandes clubes da modalidade no Rio: Botafogo, Flamengo e Vasco. Quem começou o baile foi a equipe vascaína, ao repatriar Fabiana Beltrame, que já havia defendido o clube entre 2004 e 2009, quando foi para o Flamengo. Agora, a campeã mundial de 2011 no single skiff tornou a vestir a camiseta preta e branca com a cruz vermelha no peito.

— Estou muito feliz por ser vista como um símbolo para esta renovação. Quero participar de regatas regionais e nacionais e levar o clube ao pódio em competições internacionais — afirmou Fabiana, que foi apresentada no dia 6 de fevereiro e assinou contrato com o Vasco até o fim de 2016. — Este contrato é para meus dois últimos anos de competição, para estaduais e brasileiros e para levar o Vasco ao topo dos pódios pelo mundo.

O prazo para inscrições na Federação de Remo (Frejr) se encerrou na última segunda-feira, e Fabiana não foi a única a trocar de clube. Quando apresentou a atleta, o presidente vascaíno, Eurico Miranda, havia dito que aquela era uma demonstração de que o clube voltaria a ser uma força no esporte que lhe deu origem. Nos dois últimos anos, tanto o Estadual quanto o Brasileiro foram dominados pelo Botafogo, em duelos com o Flamengo. Também do rubro-negro para o Vasco se transferiram: Renato César Cataldo, Samuel Lucas, Daniel Amorim e Tatiane Garcia. Além destes, o clube esteve bem perto de conseguir contratar Beatriz Tavares, também especialista em skiff como Fabiana Beltrame e que poderia compor um double skiff com a campeã mundial, mas Beatriz renovou com o Flamengo.

Também se transferiram para o Vasco, oriundo do Botafogo, Marcos Oscar; do Saldanha da Gama (ES), Hygoir Rayne e Vinícius Vieira; do Álvares Cabral, também capixaba, Bernardo Moraes; do Vitória (BA), Heitor Barros; do Clube de Remo Tortosa, da Espanha, Xavier Vela Maggi, que tem dupla cidadania brasileira e espanhola.

O Flamengo, por sua vez, se reforçou com Leandro Tozzo e Allan Bitencourt, do Náutico União (RS); Nayara Furtado, do Saldanha da Gama. No Botafogo, a novidade é Nathália Mathias, ex-Flamengo. O Estadual terá quatro etapas, sendo a primeira no dia 22 de março, e as três outras em setembro, outubro e novembro. Além da disputa local, o Estádio de Remo da Lagoa vai sediar, em agosto, o Mundial de Juniores.

Fonte: O Globo Online