Remo: Fabiana Beltrame: 'Quando soube do retorno do Eurico Miranda, já imaginava que as coisas iam mudar radicalmente no remo do Vasco'

Terça-feira, 17/02/2015 - 13:39
comentário(s)

Com um enorme prazer, o blog CRVG – Em Todos os Esportes entrevistou exclusivamente uma das maiores atletas da atualidade do esporte brasileiro, a remadora Fabiana Beltrame. Com 3 Olimpíadas na carreira, rumando a 4ª ano que vem no Rio, a campeã mundial em 2011 no skiff simples e medalhista de prata no Pan-Americano de Guadalajara em 2011, retornou ao Vasco com toda a pompa e responsabilidade de ser o símbolo do ressurgimento do esporte fundador do Almirante.

Confira abaixo a entrevista na íntegra, na qual ela falou sobre o seu retorno ao clube, suas perspectivas sobre o remo vascaíno e também sobre o seu momento com a Seleção Brasileira, que disputará o Pan-Americano em Toronto este ano, o Mundial no segundo semestre e as Olimpíadas Rio-2016.

CRVG – Em Todos os Esportes: Infelizmente, quando você saiu do Vasco em 2009, a diretoria da época demonstrou que o remo não seria uma das prioridades. Qual é o diferencial da atual diretoria vascaína em relação ao remo? Você se sentiu valorizada com o convite de retorno?

Fabiana Beltrame: “Quando soube do retorno do Eurico Miranda, já imaginava que as coisas iam mudar radicalmente no remo do Vasco, por que ele sempre gostou muito do remo, sabia o nome de todos os remadores e ia em todas as regatas. Assim que recebi o convite, fiquei muito feliz e com certeza me senti valorizada por representar essa volta do remo do Vasco, que sempre foi um clube campeão”.

Blog: Para você, qual o peso simbólico de o Vasco tirar a melhor remadora do Brasil do seu maior rival, com vistas ao reerguimento através da nova gestão?

FB: “Acho que o ponto mais importante da minha volta, é realmente mostrar que o Vasco quer voltar a ser um clube campeão do esporte que o originou, desestabilizando o adversário e fortalecendo a equipe, não só com a minha contratação, mas também de outros atletas, que pensam, se a Fabiana foi, também podemos ir”.

Blog: O Botafogo, em que pese o domínio do Flamengo nas provas femininas, mostrou hegemonia no remo carioca e brasileiro nos últimos anos. O que você consegue vislumbrar para as competições de 2015? Pelo seu conhecimento de remo e pelas conversas com a diretoria do Vasco, quando você acha que o clube vai começar a disputar o título?

FB: “Tenho certeza disso, o clube está realmente disposto a formar uma equipe forte pra disputar de igual pra igual com os outros clubes, como sempre foi. Acho que esse ano a história já vai ser bem diferente, não só pelas contratações, mas também pela motivação da equipe que já está treinando e terá mais apoio”.

Blog: Compare seus dois momentos de troca de clube: do Vasco para o Flamengo em 2009 e o caminho inverso em 2015. Quais as semelhanças e diferenças entre as duas situações?

FB: “Saí do Vasco, em 2009, por que não estava tendo perspectiva de melhora do clube, o remo estava ficando esquecido, desvalorizado e é mais ou menos isso que aconteceu esse ano no Flamengo, eles não estão mais dando o valor que o remo e seus atletas merecem. Acho que tenho que ir pra onde me sinto melhor e nesse momento, tenho certeza que foi a melhor decisão que poderia ter tomado, fui muito bem recebida no Vasco, não só pela diretoria, mas por toda a torcida que está me dando a maior força”.

Blog: A 1ª regata do Estadual, no dia 22 de março, já reserva o single skiff pesado. E aí, ansiosa para voltar a subir ao local mais alto do pódio com o macaquinho do Vasco?

FB: “Com certeza estou muito ansiosa e confesso que até um pouco nervosa, por que quero fazer valer essa confiança que todos estão depositando em mim. Estou treinando muito e espero trazer essa vitória para o Clube e ajudá-lo a vencer essa regata”.

Blog: Nos últimos anos você teve dificuldades para encontrar a parceira ideal no double skiff peso leve, diversas companheiras foram testadas, mas os resultados não foram como o esperado. Para Toronto, você já imagina quem será sua parceira?

FB: “Para Toronto, ainda não tem nada definido, mas provavelmente vou competir no skiff peso leve, que faz parte do Pan, mas não das Olimpíadas. Estou treinando muito pra conquistar a medalha de ouro, que há muitos anos o Brasil não ganha, esse é meu maior objetivo esse ano, além da conquista da vaga para os Jogos Olímpicos no Mundial ou na Regata qualificatória latino americana, que aí sim, teria que ser no skiff duplo”.

Blog: No skiff peso-leve, em que você é soberana no Brasil, a medalha de ouro bateu na trave em 2011. Com vistas a Toronto, como você enxerga o nível das suas principais rivais nesta prova? Quais as expectativas para este páreo?

FB: “Até hoje eu penso nessa medalha de prata, mas estava num momento diferente em 2011, tinha competido muitas regatas e meu auge foi o campeonato Mundial, onde conquistei o ouro. No Pan, já estava fisicamente cansada. Nesse ano é diferente, o Pan vem antes do Mundial, e o meu treinamento está sendo feito, visando essa competição, então acho que tenho grandes chances. Ainda não sei quem serão as adversárias, mas independente disso, estou dando o meu melhor nos treinamentos pra chegar lá e fazer bonito”.

Blog: Curiosamente, este ano reserva para maio uma etapa da Copa do Mundo no mesmo local em que, em 2011, você foi campeã mundial. Isto te traz bons presságios?

FB: “Sem dúvida, é um lugar que só me trás boas recordações e isso acaba motivando ainda mais, principalmente durante a competição, é um lugar mágico para mim”.

Blog: Após péssimas notícias na primeira metade do ciclo olímpico, você ainda enxerga possibilidade de o remo conseguir extrair o seu legado do Rio-2016 ou já perdeu as esperanças?

FB: “A cada dia que passa, perco mais as esperanças, por que é um dia a menos que temos até os Jogos. O tempo está passando e nada está sendo feito. Tenho certeza que vamos fazer uma festa linda e tudo vai dar certo, mas mais uma vez, depois que a competição acabar, tudo vai ser desmontado e vamos ficar com o que sempre tivemos, que é quase nada. Perdemos a oportunidade de conquistar alguma coisa nossa”.

Blog: Fazendo autoavaliação, como você avalia o seu ciclo olímpico até o momento, com vistas a tão sonhada medalha em 2016?

FB: “Infelizmente não estou como esperava. Nesse momento, já queria ter uma terceira boa, definida, mas isso ainda não aconteceu e para me manter motivada, estou treinando, pensando no skiff. Tenho que aguardar a seletiva nacional e as próximas competições, para ver como estão as outras meninas peso leve e fazer novos planos”.

Blog: Uma mensagem final aos vascaínos.

FB: “Queria agradecer de coração, todo o carinho que tenho recebido dos torcedores vascaínos, eu realmente amei voltar ao clube e ser tão bem recebida. Podem ter certeza que vou fazer de tudo pra ajudar o clube a ser campeão”.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes