VASCO VENCE O MACAÉ EM SÃO JANUÁRIO E SEGUE EM 4º NA TAÇA GUANABARA: 3 A 0

Quinta-feira, 12/02/2015 - 21:25
comentário(s)

Depois de tropeçar na última partida, o Vasco voltou a vencer no Campeonato Carioca. Em partida disputada na noite desta quinta-feira, em São Januário, o time dirigido por Doriva derrotou o Macaé por 3 a 0, gols marcados por Bernardo, Montoya e Rodrigo. O resultado fez o Vasco chegar à quarta posição com 10 pontos, superando o Volta Redonda no saldo de gols. O Macaé sofreu sua primeira derrota na competição e caiu para a oitava posição, com cinco pontos ganhos.

O forte calor prejudicou a atuação das duas equipes, principalmente no primeiro tempo. Os dois times mostraram muita lentidão e erraram muitos passes, melhorando um pouco na etapa final. Mesmo sem fazer uma grande partida, o Vasco mostrou objetividade para marcar os gols que definiram a sua vitória, dois deles em lances de bola parada.

Na próxima rodada, o Vasco vai receber o Barra Mansa em São Januário. O Macaé vai encarar o Bonsucesso, em Teixeira de Castro.

O JOGO

O Vasco foi surpreendido pelo início de jogo do Macaé. Marcando a saída de bola do adversário, a equipe do norte fluminense atrapalhava a organização da equipe dirigida por Doriva. Aos dois minutos, o goleiro Martín Silva teve que trabalhar para defender um chute cruzado de Juninho. O lance acordou o Vasco que passou a se movimentar mais para tentar fugir da marcação.

O primeiro momento de perigo criado pelo Vasco aconteceu aos seis minutos, quando Bernardo bateu falta e exigiu grande defesa de Ricardo Berna. Porém, o time da casa mostrava pouca inspiração. Montoya e Marcinho quase não apareciam e Rafael Silva, isolado entre os zagueiros, quase não participava do jogo.O volante argentino Guiñazu, recuperado de uma artroscopia, tentava motivar seus companheiros, empurrando o time para a frente.

A falta de inspiração do Vasco e os passes errados proporcionavam seguidos contra-ataques ao Macaé. Aos 20 minutos, após cruzamento na área, Gedeil cabeceou e encobriu o travessão defendido por Martín Silva.

A parada técnica não serviu para que Doriva acertasse a sua equipe. O Vasco continuou errando muitos passes e sem conseguir criar situações de perigo para o gol defendido por Ricardo Berna. O Macaé ficava mais tempo com a bola no pé, mas também não mostrava muito apetite para pressionar o adversário. Irritada, a torcida vascaína passou a protestar contra o mau desempenho da sua equipe.

Mesmo sem jogar bem, o Vasco abriu o marcador aos 32 minutos. Rafael Silva foi derrubado por Brinner na entrada da área. Bernardo bateu com muita categoria, fora do alcance do goleiro Ricardo Berna, e a bola ainda tocou no travessão antes de entrar.

Em desvantagem, o técnico Josué Teixeira adiantou seus jogadores do meio-campo e fez Pipico avançar para formar a dupla de ataque com Giancarlo. A mudança não deu resultado porque proporcionou mais espaços para as manobras ofensivas do Vasco.

Até que, aos 38 minutos, o Cruzmaltino chegou ao segundo gol. Em lançamento para a área, Cristiano tentou dominar a bola no peito, mas a sobra acabou com Montoya que bateu, de calcanhar, sem defesa para Ricardo Berna.

O Macaé voltou modificado para o segundo tempo, e logo aos cinco minutos os jogadores visitantes pediram a marcação de um pênalti quando a bola tocou na mão de Serginho, dentro da área, mas o árbitro considerou que o defensor cruzmaltino não teve a intenção de cometer a infração.

Muito recuado, o Vasco apenas tentava bloquear as investidas do adversário. A equipe dirigida por Doriva voltou desatenta no segundo tempo, permitindo que o Macaé tivesse muito tempo de posse de bola, embora a equipe visitante encontrasse muitas dificuldades para concluir as jogadas ofensivas.

Só aos 17 minutos é que o Gigante da Colina criou a primeira chance do segundo tempo. Rafael Silva se livrou de Brinner e bateu colocado, mas Ricardo Berna fez boa defesa. Foi a última jogada de Rafael Silva, substituído por Thalles, que estava servindo à Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-americano da categoria.

A partida ficou aberta e os dois times procuravam o ataque de forma franca, mas seguiam cometendo muitos erros de passes, principalmente por parte do Macaé. Josué Teixeira colocou o experiente atacante Pedro Oldoni para tentar pressionar através do jogo aéreo, mas não conseguiu qualquer resultado efetivo.

Aos 40 minutos, quando as equipes pareciam conformadas com o resultado, o Vasco marcou o terceiro gol. Brinner derrubou Thalles na entrada da área e Rodrigo colocou no ângulo direito de Ricardo Berna.

Nos minutos finais, Marcinho e Jhon Cley ainda desperdiçaram oportunidades claras de ampliar o marcador.

GALERIA



VÍDEO



FICHA TÉCNICA

VASCO 3 X 0 MACAÉ

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de fevereiro de 2015 (Quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Silbert Sisquim (RJ)
Cartões amarelos: Guiñazu, Montoya, Jhon Cley (Vasco); Brinner, Pipico (Macaé)
Gols: VASCO: Bernardo, aos 32, e Montoya, aos 38 minutos do primeiro tempo; Rodrigo, aos 40 minutos do segundo tempo

VASCO: Martin Silva, Nei, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Montoya (Jhon Cley), Marcinho e Bernardo (Julio dos Santos); Rafael Silva (Thalles)
Técnico: Doriva

MACAÉ: Ricardo Berna, Dos Santos, Brinner, Filipe Machado e Diego; Gedeil, Alisson (Eberson), Juninho (Marquinho) e Aloisio (Pedro Oldoni); Pipico e Giancarlo
Técnico: Josué Teixeira

TROFÉU NETVASCO 2015

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Guiñazú8.1129*7.2278
Rodrigo7.8410*6.2664
Martín Silva7.8024*7.7118
Luan7.6761*6.5982
Montoya7.6270*6.3717
Bernardo7.4116*6.2209
Nei7.3923*5.1553
Christianno6.5364*5.3755
Serginho6.5186*6.3041
10ºThalles6.4071*6.4071
11ºMarcinho5.8202*5.8683
12ºJulio dos Santos5.5141*5.0708
13ºJhon Cley5.1263*4.9918
14ºRafael Silva4.9272*4.4651

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 673 | Ranking 2015



Fonte: Gazeta Esportiva (texto, ficha), Youtube (vídeo), Flickr oficial do Vasco (fotos), O Globo Online (fotos)