Remo: Marcos Oscar e Renato Cataldo, remadores de Seleção, estão aptos a competir pelo Vasco em 2015

Sábado, 07/02/2015 - 23:26
comentário(s)

Após a notícia bombástica do retorno de Fabiana Beltrame, a qual agitou o cenário do remo carioca e brasileiro, o Vasco tem tudo para contar com mais dois grandes reforços para a temporada de 2015. Trata-se de Marcos Oscar Alves e Renato Cataldo, que, não obstante treinassem e estivessem no dia a dia do clube ao longo de todo o ano passado, não competiram pelo Vasco devido ao fato do não pagamento das altas taxas de transferência estipuladas pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) – cerca de R$ 20 mil para cada um deles. Marcos Oscar é oriundo do Botafogo e está no clube desde o fim de 2013, sem ainda ter podido competir oficialmente; Renato veio do Flamengo ao fim do primeiro trimestre de 2014. Deve-se ressaltar que ambos já são velhos conhecidos da casa, já tendo conquistado muitos títulos no Vasco e saído em meio à debandada de atletas na gestão de Roberto Dinamite.

O Código de Regatas da FRERJ determina que os atletas ficam livres após ficarem um ano sem competir por qualquer clube, o que aconteceu com ambos em 2014. Desta forma, o Vasco não precisará arcar agora com custos de transferência para contar com os atletas, que, portanto, já estão aptos a defender o clube em 2015.

Os dois são atletas de ponta, compondo a Seleção Brasileira atualmente e com experiência de participação em eventos do calendário do remo internacional, como o Campeonato Mundial e etapas da Copa do Mundo. Eles são da categoria Peso-Leve, mas também conhecem lograr bons resultados no Aberto. No ano passado, competindo com o macaquinho da FRERJ em virtude da não regularização como atletas do Vasco, venceram com extrema tranquilidade o 2 sem peso-leve no Campeonato Brasileiro, com cerca de 30 segundos à frente do segundo colocado. Além disto, seguem firme na temporada de treinos no box da Confederação Brasileira de Remo, no Estádio de Remo da Lagoa, estando com boas chances de garantir vaga em grandes competições de 2015: as etapas europeias da Copa do Mundo e o Pan-Americano de Toronto (Canadá, de 10 a 26 de julho). A seletiva interna para a Copa do Mundo, que praticamente definirá os atletas que irão para o Pan, se realizará em abril.

Pode-se dizer que, nas embarcações de palamenta simples, Marcos e Renato se completam, pois são especialistas em remar em lados diferentes do barco: o primeiro a bombordo e o segundo, a boreste. Além de ótimos resultados no 2 sem e no 4 sem peso-leve, provas nas quais estão treinando no cotidiano da Seleção Brasileira, também são fortes candidatos em provas da categoria Aberta – ou Pesada – e, outrossim, nas guarnições de palamenta dupla, também conhecido como skiffs, quando os atletas competem com dois remos.

O blog CRVG – Em Todos os Esportes conversou com Marcos Oscar, que demonstrou muita alegria pela notícia da chegada de Fabiana Beltrame e muita esperança no reerguimento do remo vascaíno com a nova diretoria:

– Já que ficamos um ano sem competir,estamos liberados para competir por qualquer clube. Eu e meu parceiro estamos muito otimistas com relação à nova gestão que recém assumiu o clube e já saldou três dos meses de pagamentos atrasados. Com a contratação da Fabiana, novos e bons ventos soprarão no feminino no Vasco. Eu já havia dito no ano passadoque 2015 seria um ano bom para o clube e que o Dr. Eurico viria para liderar nossa equipe com o vigor que merecemos. Estamos super motivados com a nova direção e a nova presidência do clube. Espero poder representar bem o Vasco, como sempre fiz nas campanhas estaduais.

Agora, a diretoria vascaína tem o objetivo premente de renovar a flotilha do clube, que conta com poucos e velhos barcos. No feminino, além de Fabiana, o clube ainda conta, na categoria Aberto, com Yanka Britto e Dayane dos Santos. No masculino, além de Renato e Marcos, o clube conta com João Pedro Kubit, Daniel Amorim e Matheus Freitas. Os argentinos Ariel Suarez e Cristian Rosso não competiram pelo Vasco em 2014, e o clube tem dívidas consideráveis com eles. Porém, eles já se mostram propensos a permanecer, para o quê devemos esperar as cenas dos próximos capítulos. Bons ventos parecem começar a soprar pelos cantos da Sede Náutica da Lagoa. Os resultados em 2015, ainda que o título ainda pareça distante diante da supremacia botafoguense nos últimos anos, prometem ser muito superiores ao marasmo em que o clube se encontrava nos últimos anos, estando mais próximo do quarto colocado (clubes menores como Escola Naval e Rema Campos) do que do segundo colocado, o Flamengo.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes