Guiñazú tem chances de voltar já contra o Macaé, na 5ª-feira

Sábado, 07/02/2015 - 09:35
comentário(s)

A rápida recuperação de Guiñazu pode até surpreender a torcida vascaína. Mas já era esperada pelo departamento médico de São Januário. Com a ajuda do Centro de Avaliação, Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres), o volante de 36 anos vem fazendo tratamento intensivo desde que realizou a artroscopia no joelho esquerdo há exatas duas semanas. Nos últimos dois dias, o argentino encarou intensas atividades físicas. E mais um passo é esperado para esse sábado: o planejamento é que Guiñazu volte a treinar com bola ao lado do restante do elenco.

O tratamento sob o comando do Caprres previa um cronograma rígido. Ordens que Guiñazu seguiu à risca, com direito a três períodos de atividade diária no início. Eram sessões de fisioterapia de manhã e de tarde em São Januário, além de nova carga em casa na parte da noite com aparelhos trazidos para o novo centro de saúde do Vasco. Depois vieram as caminhadas no campo, as corridas e os circuitos físicos. O trabalho de reabilitação acelerada seguiu também recomendações para que o volante não perdesse sua musculatura. Mesmo que o objetivo fosse garantir uma recuperação perfeita, o prazo padrão de 45 dias para esse tipo de lesão foi superado com folgas.

Possível retorno contra o Macaé

Os testes de força realizados pelo Caprres na pré-temporada também ajudaram na recuperação. O desempenho de Guiñazu no início de janeiro e após a operação já estão equilibrados. Se a recuperação seguir evoluindo da forma atual, o volante pode até voltar a campo já na próxima quinta-feira, quando o Vasco recebe o Macaé, em São Januário, pela quarta rodada da Taça Guanabara.

Passados um mês e um dia do início dos treinos da pré-temporada, o Vasco apresenta resultados satisfatórios em seu departamento médico. Apenas dois jogadores se lesionaram até o momento. E nenhum problema muscular foi registrado, apenas traumáticos - casos que nenhuma prevenção pode evitar. Além de Guiñazu, o lateral Jean Patrick fraturou o tornozelo direito no treino da última terça-feira.

Fonte: GloboEsporte.com