Vasco tem planos adiados de retomar times nas principais ligas de Basquete e Futsal

Quarta-feira, 28/01/2015 - 08:46
comentário(s)

Não será em 2015 que o Vasco terá seu time no NBB e na Liga Futsal. Projetos traçados com carinho pela recém-empossada gestão Eurico Miranda, ambos tiveram dois duros golpes que inviabilizaram o sucesso das empreitadas.

O mais recente se deu nesta terça-feira, quando o time de futsal do Sorocaba, atual campeão brasileiro da modalidade, anunciou a permanência da parceria com a cidade do interior paulista, fato que inviabilizou a transferência de toda a equipe para São Januário, incluindo o craque Falcão.

O astro do esporte, que também é gestor do Sorocaba, vinha conversando pessoalmente com o assessor da presidência do Vasco, Carlos Gandola, e seu filho, Leandro Brito, ambos amigos pessoais do jogador.

Um acordo já estava apalavrado com o Cruzmaltino caso a prefeitura de Sorocaba não viabilizasse um ginásio para equipe, algo que foi colocado como garantia nesta semana e acabou sendo o fator primordial para a permanência do time na cidade.

Em seu Instagram, Falcão agradeceu o interesse do Vasco:

"Agradecer o carinho, atenção e empenho do clube, da torcida, que muito se posicionou aqui, e explicar que tudo dependia de não jogarmos em Sorocaba, algo resolvido pela prefeitura, por isso o não sucesso final nas negociações, pois o Sorocaba tinha preferência contratual. Agradecer Gandola e Leandro Brito pelo empenho em dar todas as condições para que isso acontecesse".

Leandro Brito, que é gestor de Fut 7 do Cruzmaltino, o respondeu e enfatizou que agora o clube ficará focado na modalidade em que originalmente ele toma conta:

"Irmão, assim posso chamá-lo. Queria, antes de mais nada, agradecer por todo o carinho com a instituição Vasco da Gama e seus torcedores pela maneira como conduzimos essa negociação totalmente transparente e desejar que tenha mais um ano vencedor em sua carreira. À nossa imensa torcida, que tenham certeza que não pouparemos esforços. O projeto do futsal, neste momento, fica um pouco de lado e as turbinas se voltam totalmente para o Vasco Fut 7. Aguardem que vem muito mais novidades e um Vasco da Gama vencedor, como sempre foi".

No que se refere ao basquete, a ideia era impedir a soberania atual do rival Flamengo no esporte. No entanto, o próprio Rubro-Negro foi quem teve peso importante para inviabilizar o ingresso do Cruzmaltino no NBB. O clube de São Januário havia se candidatado a uma vaga na Liga Ouro, torneio classificatório para a competição nacional. A situação foi colocada em votação entre os membros do Novo Basquete Brasil e, por maioria de votos, o Vasco ficou de fora. Na ocasião, a equipe da Gávea foi contra.

Os vascaínos têm tradição tanto no futsal quanto no basquete. No primeiro, conquistou o título da Liga em 2000 com um timaço comandado por Manoel Tobias. No segundo, foi campeão brasileiro e sul-americano no fim da década de 90.

Fonte: UOL