Basquete: Clubes da Liga Nacional de Basquete vetam Vasco na Liga Ouro, a liga de acesso à NBB; Fernando Lima comenta

Quinta-feira, 08/01/2015 - 17:27
comentário(s)

Para a Liga Nacional de Basquete (LNB), história não parece ter muita importância. Um dos clubes mais tradicionais do basquete braisleiro, com dois títulos nacionais e dois da Liga Sul-Americana no fim dos anos 90, além de ter enfrentado o San Antonio Spurs, na final do Mundial McDonald`s Open, em 2000, na Itália, o Vasco teve frustrada sua tentativa de jogar o Novo Basquete Brasil (NBB). Em reunião encerrada na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, clubes integrantes da Liga Nacional de Basquete, que organiza o NBB, vetaram por um voto a entrada do clube carioca e da eaquipe paulista de Jacareí na Liga Ouro.

Com início marcado para fevereiro, a Liga Ouro é um torneio de acesso que dá ao campeão uma vaga no NBB. Já estavam inscritos Sport Recife (PE), Campos Mourão (PR), Caxias do Sul (RS) e Ceub (Brasília), e para a inclusão de mais dois times, seria necessária uma votação a portas fechadas. O vice-presidente de Quadra e Salão vascaíno, Fernando Lima, e uma representante da cidade de Jacareí aguardaram noutro local por uma hora e meia, até que saiu o veredito, contrário à inclusão de ambos.

— Na terça-feira eu havia me reunido, no Rio, com dois representantes da LNB, Sergio Domenici (gerente geral) e Lilian Gonçaves, que haviam me dito que seria muito importane que o Vasco participasse. Vim para São Paulo para me inscrever, mas aqui fomos vetados nesta reunião. Fui pego de surpresa, e agora, até ter a chance de disputar o NBB, o Vasco terá de aguardar mais um ano — lamentou Lima, por telefone, de São Paulo.

O clube carioca pretendia disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), com atletas sub 22, a partir de novembro. Mas agora, Lima não sabe qual a posição a ser adotada pelo time de São Januário.

Na mesma reunião, a liga LNB reelegeu seu presidente, Cássio Roque, que é dirigente da equipe do Winner/Limeira. De acordo com informações da entidade, a Liga Ouro fora lançada ano passado, co quatro clubes. Diante do interesse de Vasco e Jacareí, campeão da série A-2 Paulista, a LNB consultou a Assembleia Geral, com 16 times do NBB (incluindo Flamengo e Macaé, do Rio) e os quatro da Liga Ouro. A portas fechadas, houve argumentos contra e a favor e em seguida, votação secreta, na qual o Vasco e o Jacareí foram rejeitados por um voto. Prevaleceu o ponto de vista de que como a Liga Ouro começaria em fevereiro, havia pouco tempo para incluir mais dois times.

Agora, a solução tanto para Vasco quanto para o Jacareí será disputar a Supercopa Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), ainda neste primeiro semestre. Assim, o campeão da Supercopa terá o direito de pleitear vaga na Liga Ouro, no começo de 2016, , e ganhando esse torneio, poderá subir para o NBB de 2016/2017.

Fonte: O Globo Online