Natação Paralímpica: Premiado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, vascaíno Adriel de Souza fala sobre sua carreira

Sábado, 03/01/2015 - 14:01
comentário(s)

Quando Adriel de Souza tinha 1 ano, sua médica recomendou que ele fizesse aulas de natação. O menino de Nova Iguaçu nasceu com nanismo e, se não praticasse o esporte, não passaria dos 70 centímetros. Com 17 anos e 1,10m, o nadador quebrou um recorde e saiu com três medalhas de ouro e duas de prata das Paralimpíadas Escolares, em novembro, em São Paulo.

— Fiz os 50 metros livre em 34 segundos. Não esperava bater o recorde da competição, já que não treinei muito por causa de uma dor no ombro. Foi a prova mais importante da minha vida — orgulha-se Adriel.

Morador do bairro Miguel Couto, o nadador começou a competir aos 12 anos no Tênis Clube de Mesquita. Ele era o único paratleta:

— Como não sabia perder, fiquei muito triste. Só quando entrei para o Vasco, em 2010, conheci o esporte paralímpico. Desde então, nunca sofri preconceito na natação. Meus pais e a minha irmã sempre me apoiaram.

No ano passado, Adriel participou dos Jogos Juvenis Parapan-Americanos, na Argentina, e trouxe duas medalhas de prata e duas de bronze. Mesmo assim, caiu no ranking dos nadadores paralímpicos. Com o novo recorde, o campeão espera subir na lista, garantindo o seu lugar na seleção brasileira. E, quem sabe, conquistar uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio.

— Meu ídolo é o nadador paralímpico Daniel Dias. Ele me disse para nunca desistir, que em breve voltarei para a seleção. O sonho, é claro, são os Jogos Paralímpicos, daqui a menos de dois anos — afirma o atleta: — Só tenho medo de que o Brasil não consiga se preparar a tempo para a competição. Nossas instalações não são adequadas aos atletas com deficiência.

Adriel, que em 2015 terminará a escola, pretende fazer vestibular para administração ou engenharia. Mas a prioridade será sempre a natação.





Fonte: Extra Online