Remo: Treinador Alexandre 'Lavadeira' fala do seu trabalho à frente do Master e da hegemonia do Vasco na categoria

Sábado, 22/11/2014 - 09:06
comentário(s)

É unanimidade entre os atletas do grupo Master do Vasco a certeza acerca da importância que o treinador Alexandre de Carvalho Rosa, mais conhecido no meio do remo como Alexandre “Lavadeira”, teve na reformulação que o clube realizou na categoria nos últimos três anos. O Flamengo vinha dominando amplamente o Master, até que a equipe vascaína o sobrepujou e tomou para si a hegemonia, com a conquista do Campeonato Brasileiro em 2012 e em 2014 e com o bicampeonato Estadual consecutivo (2013-14). Em um esporte que preza bastante por suas tradições, o Master é sempre valorizado pelos clubes.

Os atletas relatam que o mais importante foi que os másteres passassem a se ver mais como atletas propriamente ditos, com uma rotina disciplinada de treinamentos e com cargas similares à equipe principal. Para entender esta situação, o blog CRVG – Em Todos os Esportes conversou com “Lavadeira”, que é ex-remador e membro da comissão técnica do Vasco há muito tempo, trabalhando também com as categorias de base e com a equipe principal e estando, na escala hierárquica da comissão técnica, abaixo apenas de Marcelo Neves, o coordenador-técnico. Ele destaca a reformulação na rotina de treinamentos dos “corôas”:

- A minha proposta ao pegar esse grupo master foi mostrar que eles são atletas, que têm condições de fazer um treinamento como atleta. Então houve toda uma reformulação no treinamento deles. Comecei com 50% do treinamento da equipe principal e hoje eles fazem 100%. Isto já é uma inclusão deles no meio dos jovens, mostra que eles podem ter uma vida melhor do que era antes, podem pensar em coisas mais altas.

O ápice e a constituição da hegemonia propriamente dita se deram neste ano, com a conquista do Estadual da categoria com duas regatas de antecedência (cinco vitórias, com uma delas sendo desclassificada pela arbitragem, e um segundo lugar nas seis provas disputadas) e, no último final de semana, do Campeonato Brasileiro, em Brasília/DF. Na competição nacional, os vascaínos auferiram dezenove medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze. O Vasco tinha nos últimos anos expoentes nesta categoria, como o lendário Oswaldo Kuster Neto “Vaval”, Marcos Pandolfo, Benilton Alves Barbosa etc., mas desde 2012 se formou uma forte equipe.

“Lavadeira” ressalta que o bom preparo físico, oriundo da rotina disciplina de treinos do cotidiano, fez bastante diferença ao longo do ano. Por exemplo, no Brasileiro alguns atletas disputaram sete, oito ou até nove provas, sendo algumas seguidamente. Diante dos ótimos resultados conquistados, o treinador ainda conta que relaciona seu trabalho à frente do grupo Master com o seu mestrado, trabalhando este tema em sua dissertação.

- Culminou com esse Campeonato Estadual e fechando, agora, com o Brasileiro, quando todo mundo comentou “como que podia? O que eles estavam bebendo?” pela postura deles dentro d’água. Então foi um trabalho que me motivou muito. Estou fazendo mestrado em cima disso. Minha tese é com atletas master do remo pelos resultados aqui no Vasco, que foram grandes. Vou fazer artigos sobre isso agora. Estou muito contente com o resultado e com o grupo.

Alexandre de Carvalho Rosa ainda ressalta que os resultados do Master podem servir como exemplo para que o Vasco retome sua posição de destaque nas categorias principais, que vivem grave crise nos últimos anos:

- Mostrou que nossa comissão técnica é boa. Porque você pega atletas que podem se bancar, se alimentar bem, e consegue um resultado desses. Se tivermos um investimento na garotada de baixo, mostra que podemos fazer as mesmas coisas, ter os mesmos resultados. Infelizmente, o clube não está podendo investir na garotada, mas mostra-se que tem trabalho para isso. Quando começar a investir, vamos ter os mesmos resultados do master - encerrou o treinador.

Marcelo Neves exalta o trabalho de “Lavadeira”

Coordenador-técnico do Vasco, Marcelo Neves, em conversa com o blog, fez questão de parabenizar o grupo Master e o técnico Alexandre “Lavadeira” pelo ótimo ano de 2014 e teceu suas observações:

- Primeiramente tenho que ressaltar o trabalho do “Lavadeira”. Ele conseguiu reunir essa galera. O Flamengo dominava esta categoria até dois anos atrás. Tínhamos alguns expoentes, como Vaval, o Benilton, o Pandolfo, e conseguíamos a vitória em determinadas provas, mas faltava sempre alguma coisa para o Campeonato. Quando eles venceram, eu disse para eles: como em qualquer esporte, com um craque você ganha um jogo, mas só se ganha um Campeonato com uma equipe. Este foi um grande mérito: a formação de uma equipe, que é tão importante fora d’água quanto dentro d’água.

Marcelo dissecou o que quer dizer com “importância fora d’água”. Com o remo do Vasco enfrentando uma grave crise, ele ressalta a importância do exemplo do Master para os jovens atletas das categorias de base:

- Faz o papel de ajuda que o master tem que fazer. Em qualquer país, em qualquer esporte, o master é um ex-atleta que volta ao clube para ter o prazer, brincar, para se satisfazer e também com este objetivo de ajudar na formação de novos atletas, ajudar o clube que muito o ajudou em toda a sua vida. Então eles estão fazendo estes dois trabalhos, o dentro d’água e o na garagem, de forma esplendorosa. Eu fico muito feliz por ter a ajuda de todos eles. Não vou citar nomes porque deixaria de citar alguém e todos são merecedores do que estou falando. Para finalizar, dou os parabéns à equipe e principalmente parabéns pelo trabalho que eles estão realizando. Dentro deste momento difícil para nós, estão nos ajudando a ter uma garagem um pouco melhor, com uma estrutura melhor.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes