Eurico: 'Só um tsunami não bota o Vasco na Série A'

Quinta-feira, 20/11/2014 - 01:54
comentário(s)

Em rápida entrevista coletiva após ser eleito presidente por 80% dos conselheiros presentes na sessão solene da Lagoa, na sede náutica do clube, Eurico Miranda deu suas primeiras palavras como presidente vascaíno. Ao seu velho estilo, o dirigente criticou a campanha do Vasco na Série B, disse que apenas uma tragédia tiraria o time da Série A, apesar da campanha "pífia" e adiantou que os vascaínos vão ver uma equipe que vai disputar títulos a partir de janeiro.

- O Vasco não entra em competição para disputar, entra para ganhar. E vou dizendo logo, em especial para ganhar do Flamengo - provocou o dirigente, sem comentar a goleada sofrida pelo arquirrival para o Atlético-MG.

- O Flamengo perder dos outros não me traz satisfação nenhuma, só perder do Vasco. Espero que aconteça - disse Eurico Miranda.

Ainda sem anunciar toda a diretoria, Eurico disse que o trabalho já começou há um bom tempo, antes ainda da eleição dos sócios no dia 11 e dos conselheiros nessa noite de quarta-feira. Em reuniões constantes em São Januário, o novo presidente despacha com aliados e vice-presidentes da gestão Dinamite que o apoiam.

- Já estou trabalhando muito antes. Agora é começar a saber qual é a real situação, que é para quando chegar o dia 2 a gente já ter uma ideia do tamanho do problema.

Confira abaixo a íntegra da entrevista coletiva do novo presidente do Vasco.

Respeito

Para o respeito voltar é só atitude, são regras. Respeito é respeito. Primeiro a gente trata do respeito interno, que será imediato. Do externo, a gente vai conseguir devagar, não vai ser de uma vez. Externo vão ser as demonstrações que têm que ser feitas. Infelizmente tem uma página negra na história do Vasco, que é a queda para a segunda divisão, que jamais voltará a ter. O respeito vai voltar não é só porque o Eurico voltou, porque o grupo voltou, é porque a instituição merece esse respeito.

Títulos ou reestruturação

Uma coisa é juntada com a outra. Evidente que tem que resgatar o Vasco. Na medida do possível, o Vasco não entra em competição para disputar, entra para ganhar. E vou dizendo logo, em especial para ganhar do Flamengo.

Presença de Dinamite

Foi prestada homenagem a ele, Roberto não é conselheiro, estatutariamente não era para estar aqui. Negócio de aplauso não tem nada a ver uma coisa com a outra. Saiu daqui respeitado pelo Conselho. Tem que ser respeitado porque ele foi presidente do Vasco.

Recuperação patrimonial do Vasco

Não volto sozinho ao Vasco, tenho um grupo que está apoiando, um grupo jovem cheio de ideias, experiência com inúmeros companheiros. É uma tarefa árdua pela frente, mas tenho certeza que esse desafio que vamos encontrar com certeza vão ser superados. As dificuldades vão sendo superadas. Hoje, já sinto que voltou ao Vasco algo que começava a ficar meio amortecido, que é o orgulho de ser Vasco. A partir desse momento as coisas ficam mais fáceis.

Mudanças no futebol

Muita coisa aconteceu, a maioria das coisas normalmente por pessoas que entendem pouco disso. Botam interesse pessoal acima do interesse efetivo dos clubes do futebol. No Vasco, hoje, com minha volta, o que tem que acontecer é que não é a vontade de alguns, que não são do meio, que querem mobilizar a opinião pública, que vão levar. Não, alguém tem que contestar. Vão encontrar contestador naquilo que eles querem fazer. Moderno o Vasco é desde sua fundação. Vasco não é subserviente, submisso e o Vasco não serve a interesses. Defensores que levaram o futebol à situação que está levaram os clubes na situação que eles se encontram. Enquanto não for reformulada integralmente a Lei Pelé vai ser muito difícil. Mas vamos passar a contestar isso. Antes as coisas aconteciam sem contestação, com certeza agora vai ter.

Lei de Responsabilidade Fiscal e Bom Senso

Sou integralmente a favor da da Lei de Responsabilidade Fiscal e da lei de responsabilidade penal aos dirigentes. Agora, o Bom Senso é piada, uma piada. Todas as classes têm seus representantes, os jogadores têm sindicatos, se representam bem ou mal, é outro problema. Agora, você criar uma associação, um grupo paralelo, de jogadores privilegiados, que ganham salários que ofendem a maioria do povo brasileiro, um salário que operário leva 100 anos para receber o que eles ganham e vêm agora se manifestar que defende jogadores? Brasil tem mais de 150 mil jogadores registrados, porque não defendem esses? Nunca vi trabalhadores que ganham R$ 400 mil achar que está trabalhando muito, querer trabalhar menos. Que Bom Senso é esse. É mau senso.

Ausência de clubes na Ferj

A maioria dos clubes entregou, deixou as coisas acontecerem. Protestam sem participar, eu protesto participando.

Recado ao time antes de jogo para definir acesso

Nada a dizer, nada. Só um tsunami não bota o Vasco na Série A. Se quer saber, acho que o Vasco fez campanha pífia. O Vasco tinha obrigação não de faltar um ponto, tinha obrigação de estar somando mais 20 pontos. Mas só um tsunami tira o Vasco da Série A.

Fonte: GloboEsporte.com