Julio Brant afirma que Rodrigo Caetano pode continuar e diz que cobrará dívida de Eurico

Terça-feira, 04/11/2014 - 08:27
comentário(s)

O clima é cada vez mais tenso em São Januário restando apenas oitos dias para a eleição que vai definir o novo presidente do clube, no dia 11 de novembro. Liderada por Julio Brant, com o apoio de Edmundo, a chapa “Sempre Vasco” realiza na noite desta segunda-feira (3), no Tijuca Tênis Clube, a última convenção antes do pleito. Empolgado com os apoios que vem ganhando nos dias que antecedem a votação, Julio falou com exclusividade à Rádio Globo e já deixou claro algumas das medidas que vai tomar tão logo seja eleito novo presidente do clube. O técnico Joel Santana será o primeiro a deixar o Vasco. Rodrigo Caetano pode ser mantido desde que esteja de acordo com o novo modelo de gestão da nova diretoria, e mais: “Eurico Miranda vai ter que pagar os R$ 3 milhões que deve ao Vasco”.

O candidato explicou como vai gerir, não só o futebol, mas também as outras modalidades esportivas existentes dentro do clube. No caso do futebol, Julio vai criar um comitê que vai administrar a demanda do treinador e discutir contratações e demissões de jogadores. Isso quer dizer que a figura do executivo de futebol, ocupado por Rodrigo Caetano, acabaria, em tese. O atual diretor não teria autonomia para tomar decisões sozinho.

Julio garante que deseja o Vasco sendo campeão já do Cariocão 2015. Para isso, ele pretender formar um time competitivo, mas que não comprometa as finanças do clube, dentro da atual realidade do Vasco. Aliás, a situação financeira será prioridade em seu mandato, pelo menos é o que o candidato diz ao afirmar que “a folha salarial do clube é muito alta, vai passar por uma profunda reformulação, já que dentro de campo muitos jogadores não estão dando resultado positivo”.

O candidato já tem o apoio de vascaínos ilustres como Bruno Mazzeo, Fábio Porchat, Edmundo e Olavo Monteiro de Carvalho. Neste domingo, o candidato da chapa “Vira Vasco”, Nelson Rocha, ex-vice de finanças do clube ainda na gestão de Roberto Dinamite, anunciou a desistência do pleito e apoio a Julio Brant. Confira, abaixo, os principais trechos da entrevista. Acima, você confere a entrevista na íntegra realizada pelo repórter Renan Moura.

Expectativa para a eleição

Conseguimos provar para o torcedor e o público geral que temos o melhor projeto e o melhor trabalho para o Vasco. Temos apoio de ilustres vascaínos. Todos aqueles que querem um Vasco moderno, um Vasco renovado, está com a chapa Sempre Vasco.

Como o futebol do Vasco será gerido

Já estamos trabalhando nisso. Nosso modelo de futebol vai ser um pouco diferente do aplicado neste momento. Não vamos ter apenas uma única pessoa à frente do comando do futebol, vamos ter um comitê para gerir o departamento, trabalhar as demandas do técnico, as metas, contratações e demissões de jogadores. Com base nisso vamos reformular o elenco do Vasco para termos um time competitivo e conquistar o título Carioca em 2015. Queremos ser campeões logo no início do ano.

Rodrigo Caetano e Joel Santana serão mantidos?

Vamos ter um trabalho de sempre trazer os melhores profissionais para o Vasco. O Rodrigo é um profissional de alta qualidade, reconhecido, se ele se adequar ao modelo que vamos implantar no vasco, sem dúvida nenhuma será muito bem-vindo. Em relação ao Joel Santana, não faz parte dos nossos planos a manutenção do treinador.

Primeiras decisões como presidente do Vasco

Uma das primeiras coisas que vamos fazer é um controle total do caixa. “Sentar” no cofre e não deixar que nada seja pago sem a permissão do presidente. Depois vamos cobrar a dívida que o Eurico Miranda tem com o Vasco no valor de três milhões. Um clube que tem salários atrasados como o Vasco não pode abrir mão de uma dívida como essa. Vamos fazer uma profunda reformulação, já estamos trabalhando com uma empresa de consultoria, para reformular o quadro de pessoal, os processos e maneira de gerir o Vasco. Cada modalidade de esporte será uma unidade de negócio com um centro de resultado e custo definidos, cada um será avaliado separadamente com base nisso.

Como pretende trabalhar na captação de novos recursos para o clube

Primeiro é fazer o Vasco viver dentro da sua realidade. O Vasco vai ter que reduzir custos queira ou não queira. Vamos fazer uma profunda reformulação dos custos. O clube tem uma despesa mensal de R$ 100 milhões por mês. É uma estrutura que não é só cara, como não da o retorno necessário. Já temos uma série de iniciativas que visa reduzir o custo do Vasco e renegociar a dívida, para que o clube respire em curto prazo, coloque seu fluxo de caixa em ordem e possa retomar seu crescimento.

Redução da folha salarial

Sem dúvida, mas não quer dizer que se trata dos funcionários em geral. A folha do futebol do Vasco é altíssima, com jogadores caros e que não dão retorno dentro de campo, ou nem estão nos planos do treinador. Queremos ter um time campeão e competitivo em 2015, mas dentro da realidade financeira do Vasco, sem criar bolhas e crise para o futuro.

Apoios de vascaínos importantes na reta final de campanha

Ao longo dessa semana esperamos anunciar apoios de pessoas importantes, apesar de que temos quase 100 % do apoio de todos que são contra a volta do Eurico Miranda. A imprensa também tem apoiado, porque é um momento histórico, é a hora de fazer uma virada no Vasco. Porque com o Vasco crescendo, todo o futebol cresce pela sua dimensão.

Fonte: Rádio Globo