Com 5 mil recadastrados, eleições podem ter maior participação em quase 30 anos

Sexta-feira, 17/10/2014 - 22:21
comentário(s)

Com mais 10 dias de recadastramento para a base de sócios da eleição - o prazo para sócios pagantes foi estendido do dia 15 a 25 de outubro, junto com grandes beneméritos, beneméritos e demais categorias de não pagantes -, o clube conta mais de cinco mil associados com dados de cadastro atualizado no trabalho iniciado no dia 16 de setembro. A participação dos sócios no programa de recadastramento foi definida pela gestão atual como um sucesso e pode significar recorde no clube. Como a diretoria espera que os recadastrados compareçam ao pleito, a maior votação da história do clube pode ser superada 29 anos depois em São Januário.

O maior registro de votantes na eleição colocou frente a frente Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda em 1985. Foram contabilizados 5.553 votos, com vitória de Calçada por diferença de 369 votos - o presidente de honra do clube recebeu apoio nas urnas de 2.961 sócios contra 2.592 do ex-presidente, que é novamente candidato à presidência do clube este ano. Três anos antes, a votação expressiva - para o colégio eleitoral vascaíno - também colocou frente a frente os dois, que depois atravessariam lado a lado, Calçada como presidente e Eurico, vice de futebol, os vitoriosos anos 1990. Em 1982, na segunda maior participação da história das eleições no clube, houve um total de 4.778 votantes, com vantagem maior de Calçada sobre Eurico.

Depois de quatro semanas de recadastramento e a participação de mais de cinco mil sócios, as estimativas iniciais de comparecimento devem ser superadas. A diretoria do clube e também os concorrentes no pleito de 11 de novembro esperavam até seis mil associados recadastrados no clube no fim do trabalho. Mas este número deve passar de sete mil - se a média de cerca de 200 recadastramentos por dia for mantida, serão quase oito mil nomes. Com movimentação razoável em dia úteis e picos no fim de semana - na sede náutica, num sábado, houve fila de até três horas -, a expectativa é de que o comparecimento dos associados se repita no dia das eleições.

O aumento do número de votantes se explica principalmente pela corrida eleitoral do início de 2013, quando houve mais de três mil associações com vistas à sucessão presidencial de Roberto Dinamite. Na lista de eleitores, que serviria de base para as eleições canceladas no dia 6 de agosto, havia mais de 13 mil nomes aptos a votar. Apesar da alta participação dos associados no recadastramento, ainda não há resposta para algumas dúvidas dos sócios-eleitores. Há questionamentos após a atualização dos dados sobre o direito a voto, que não é garantido pelo comprovante de recadastramento e nem é informado pelo atendimento no clube.

Marcada para 11 de novembro, a eleição do clube tem quase 20 chapas inscritas e, até agora, seis candidatos declarados. Eduardo Nery, Eurico Miranda, Julio Brant, Nelson Rocha, Roberto Monteiro e Tadeu Correia são os nomes lançados à presidência administrativa até o momento.

Fonte: GloboEsporte.com