Confira a íntegra da entrevista coletiva de Joel Santana após Vasco 2 x 0 Joinville

Sábado, 27/09/2014 - 01:26
comentário(s)

Um misto de desabafo e comemoração. Esta foi a forma encontrada por Joel Santana para comentar a vitória por 2 a 0 sobre o líder Joinville nesta sexta-feira, em São Januário, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro (reveja os melhores momentos no vídeo ao lado). Depois de manter o 100% de aproveitamento no comando da equipe em casa, o comandante festejou a exibição segura e a alegria do torcedor após o apito final. Mas deixou claro que o Vasco quer muito mais na competição.

- O sentimento é de ver o torcedor feliz, tranquilo, cantando. Estamos precisando disso. Vamos subir juntos. Direção, torcida, jogadores. Estamos felizes? Estamos. Mas não estamos satisfeitos. Claro que ficamos alegres, ganhamos, mas queremos mais. Sentimento é de querer mais. Quem nasceu para vencer vai querer mais. Esse não é o nosso lugar. Mas temos que sair com a ajuda de todos mundo. Segunda Divisão é difícil. Saímos de madrugada de Brasília, Manaus. É muito cansativo. Mas é o que está programado para nós. Não estamos aqui para reclamar e sim para sofrer. Desde que no dia 29 todos possam festejar a volta. A torcida merece. Essa alegria contagia - avisou o treinador.

Joel também aproveitou o momento de felicidade para desabafar sobre o que chamou de críticas injustas. Com o resultado, o Vasco chegou aos 47 pontos e se igualou ao Joinville - perde no número de vitórias. A equipe ocupa a vice-liderança da competição, mas pode ser ultrapassada por Ponte Preta e Avaí neste sábado.

- Não foi fácil nas últimas semanas. Viagens desgastantes, sem tempo para treinar, lendo coisas absurdas. Quem não vem aqui não sabe o que é treino, quem está machucado, jogador sendo julgado. Aí o cara começa a falar besteira. Comentarista que tem que comentar escola de samba. Desculpa o desabafo, mas temos que falar: quem não entende de futebol não pode falar de futebol. Vai falar de outra coisa. Agride o profissional sem saber. Estou há três semanas no Vasco. E não tive tempo para dar um coletivo. Tivemos uma viagem cansativa e ganhamos do líder. Só falam que as coisas não estão boas. Quero a solução. O time ganhou hoje seguro, ainda não perdeu comigo. Não sei se eles chutaram no gol. Foi nosso jogo mais tranquilo e contra o primeiro colocado. Consciente, agredindo, tocando a bola. Sabemos da nossa responsabilidade, que temos que sair dessa situação. Mas não é da noite para o dia. Vou errar? Vou. Já errei muitas vezes. Mas chega, né? - frisou.

Depois da semana desgastante, o elenco vascaíno ganhou dois dias de folga. Os jogadores se reapresentam na tarde da próxima segunda-feira, no CFZ.

Confira a integra da coletiva do técnico vascaíno:

Marcação pressão

Era uma proposta de jogo. Colocamos a equipe com dois volantes, dois meias e dois centroavantes. Estou procurando o equilíbrio na equipe, até para vocês (imprensa) saberem a equipe antes do jogo. Tirei quem jogou bem, quem jogou mal. O Maxi Rodriguez foi bem e saiu. O Pedro Ken não entrou no último e jogou nesse. O Joinville chorava por uma falta, uma bola aérea. Sei a qualidade técnica dos jogadores. Mas temos muitos vindo de contusão e não tive a oportunidade de treinar para conhecer melhor o elenco, o que eles podem fazer. Resolvi entrar com o Pedro, deu uma força a mais, o Thalles foi muito bem pela esquerda, pela direita. É um grande jogador. O Kleber dá muitas condições técnicas no campo. Seguramos o time deles, não conseguiram jogar. Criamos uma supremacia no meio-campo. Nossos dois laterais marcaram bem os homens de velocidade deles. Ganhamos o meio, organizamos a equipe. A obediência do treinador é fundamental. Confiar e acreditar que vai dar certo. Falei para os nossos jogadores que não podíamos mais tomar gol de rebote, de bola parada. Só estamos tomando gols bobos. De jogada trabalhada eu não reclamo, faz parte. Mas gol bobo não pode. São Januário é a nossa casa, nossa torcida. Temos que nos impor mais. Não sei se é caldeirão, vulcão, não quero saber. O adversário tem que saber que virá aqui e vai ter que suar dobrado para sair com o resultado positivo. Não pode o rival jogar mais ou menos e arrancar um empate, ganhar da gente e ficar por isso mesmo. Agora vamos ter um fim de semana mais tranquilo. Como eu iria para a rua amanhã comprar meu jornal? Tomar o café na padaria? Não iam deixar. O meu porteiro já fica me esperando para me cobrar. Hoje ele veio ao jogo.

Parte física

Se você prestar atenção, coloquei em campo uns quatro que não tinham participado na última rodada: Rodrigo, Pedro Ken, Dakson e Thalles. Deu um equilíbrio a equipe. E só tirei o Dakson porque ele cansou. Demos equilíbrio na parte física e o time rendeu. Mantivemos uma postura tática, agressiva e equilibrada.

Árbitros

É preciso profissionalizar a categoria. Eles precisam de condições para se prepararem melhor. Eles não erram porque querem. A velocidade do jogo é complicada. Do lado do campo eu não sei se a bola saiu, o que aconteceu. Temos que entender a arbitragem. Estamos cobrando sim, mas temos que dar mais condições a eles. Ninguém sai de casa para errar. No último jogo eu não reclamei, apenas comentei o que aconteceu. Não tivemos nada a ver com a confusão, bateram no bandeira, retardaram o jogo e o juiz deu cinco minutos de acréscimo. Ai saiu o gol de ampate. Tinha que dar o vermelho para todo mundo. Não tenho nada contra os árbitros, são pessoas de bem. Só precisam se preparar melhor. Às vezes o cara se aborrece com o chefe, bate o carro, briga com a mulher... Como vai apitar tranquilo? Chega aqui e não vai rir para o Joel. Vai me expulsar na primeira oportunidade. Acho que são mal preparados e deviam ser melhor remunerados para apresentar um bom espetáculo.

Confronto contra times da parte de cima da tabela

Pergunta docinha apimentadinha... Não quero saber de antes, não estava aqui na vitória sobre o Ceará. Hoje ganhamos com autoridade e não vou chorar o leite derramado. Vamos aproveitar o que ficou de bom e dar sequência. O futebol a cada dia é uma história. Hoje estou feliz da vida e quero estar novamente na semana que vem. É bom para todo mundo. Amanhã vocês (jornalistas) vão ter o que escrever. Outro dia me deram nota 3,5. Tá maluco? Tava escrito que eu coloquei um zagueiro faltando três minutos. A Alemanha fez o mesmo e todo mundo bateu palmas porque o técnico tem nome bonito. O Joel é retranqueiro. O Sampaio colocou um grandão e fui marcar ele. Me deram 3,5 dizendo que eu quis jogar para trás. Faltavam três minutos! O que esse homem é? Maluco.

Suspensão do Kleber

Ainda não fui comunicado. Mas é uma perda lamentável. Kleber está melhorando a cada dia que passa. A movimentação em campo, está se entendendo com o Douglas. É difícil sincronizar uma equipe. Só marcam o Vasco do meio para trás. Oito ou nove atrás da linha da bola. É uma pena porque vou perder o Thalles, o Martin Silva. Time de primeira é assim. Tem gente na seleção, jogadores importantes. Mas sei que quem entrar vai nos representar bem.

Sentimento

De ver o torcedor feliz, tranquilo, cantando. Estamos precisando. Vamos subir juntos. Direção, torcida, jogadores. Estamos felizes? Estamos. Mas não estamos satisfeitos. Claro que ficamos alegres, ganhamos, mas queremos mais. Sentimento é de querer mais. Quem nasceu para vencer vai querer mais. Esse não é o nosso lugar. Mas temos que sair com a ajuda de todos mundo. Segunda Divisão é difícil. Saímos de madrugada de Brasília, Manaus. É muito cansativo. Mas é o que está programado para nós. Não estamos aqui para reclamar e sim para sofrer. Desde que no dia 29 todos possam festejar a volta. A torcida merece. Essa alegria contagia.

Bragantino

Vou mexer pouco. É um jogo que nos preocupa. Se já somos favoritos normalmente, imagina contra uma equipe que também já foi da Série A e atuando em casa? Vamos ter que ter paciência e nos preparar para essa partida.

Análise do trabalho

Tenho 66% de aproveitamento. Então estou aprovado, passei de ano. Mas não está sendo fácil. Tomamos um gol que não houve, empatamos outro aos 50 minutos depois de uma bomba de fora da área. Fiquei muito aborrecido pelo gol. Dois gols de bola parada, dois rebotes... Acima de tudo temos que ter paciência. Tivemos dois dias para tirar a inhaca daquele empate e conseguimos ganhar do líder. Trabalho está de bom para ótimo.

Fonte: GloboEsporte.com