Remo: Vasco terá 9 barcos no Campeonato Brasileiro Sênior, que começa nesta 5ª em SP

Quarta-feira, 24/09/2014 - 20:35
comentário(s)

São Paulo é a capital do remo nacional esta semana. A partir de quinta-feira, atletas de 32 clubes, associações e federações de nove estados e Brasília disputam as 23 provas (13 masculinas e 10 femininas) do Campeonato Brasileiro Sênior, na Raia da USP, com finais no sábado e no domingo. As equipes de Botafogo e Flamengo, campeão e vice em 2013, dividiram um ônibus um dia após disputarem a 5ª Regata do Campeonato Estadual, e chegaram na manhã desta terça-feira à capital paulista.

Apesar de ter inscrito barcos em todas as provas, com segunda guarnição em 20 delas, o Botafogo deve diminuir sua participação no Congresso Técnico desta quarta-feira, quando serão confirmadas as inscrições nominais e a composição das guarnições. O Flamengo tem barcos inscritos em 22 provas, o dobro do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, terceiro colocado ano passado.

O Rio é o estado com mais barcos na lista provisória divulgada pela CBR, com 90 inscrições de seis clubes (além de Botafogo e Flamengo, 9 do Vasco, 3 do Loureiro, 2 do Guanabara e 1 do Rema Campos) e da FRERJ. Os paulistas têm 27 (12 do Pinheiros), cinco a mais que os capixabas (10 do Saldanha da Gama).

O Pará tem 13 barcos na lista provisória (7 da Tuna Luso e 6 do Remo), e Santa Catarina tem seis, sendo cinco do Francisco Martinelli. Brasília (8 barcos), Bahia (4), Rio Grande do Norte (4) e Pernambuco (2) também têm representantes.

O Dois Sem Masculino Sub-23 é prova com mais inscritos na lista provisória (15 barcos), seguido dos Single Skiff masculinos Sub23 (14) e Peso-Leve (13). No Feminino, a mais concorrida é a do Single Skiff Sênior, com 12 inscritas, mesmo número do Double Skiff Sênior e do Dois Sem Peso-Leve masculinos.

O Brasileiro terá também quatro provas paralímpicas (duas masculinas, uma feminina e uma mista), com 34 barcos de 11 clubes e federações de seis estados, além de quatro convidados argentinos. As disputas serão em Single Skiff AS (só braços) e TA (tronco e braços) masculinos, Single Skiff TA feminino e Double Skiff LTA (pernas, tronco e braços) Misto.

Na manhã desta terça-feira, os remadores que abriram os treinos encontraram o corpo de um jovem morto na raia. Ele foi identificado como o estudante de 20 anos que desaparecera numa festa no último sábado, no velódromo da USP, próximo ao local das provas de remo. A ocorrência não deve afetar a competição.

Fonte: Remo em Voga