Remo: Após a 5ª Regata do Estadual, disputada neste domingo, Vasco segue em 3º, com 169 pontos

Domingo, 21/09/2014 - 16:34
comentário(s)

“O Bota vai ser bi”! O grito dos atletas alvinegros após a 5ª Regata do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro está bem perto de se concretizar. Com a vitória este domingo na Lagoa Rodrigo de Freitas, o Botafogo ampliou de 45 para 64 pontos sua vantagem sobre o Flamengo, a uma etapa do fim da competição, marcada para 19 de outubro.

Com 10 vitórias em 15 provas sob chuva, 11 delas disputadas apenas contra o rubro-negro, o Botafogo conquistou a regata com 202 pontos, contra 171 do rival. Sem o Vasco, que estava inscrito mas não disputou a primeira prova, o duelo entre os dois últimos campeões estaduais começou com vitória alvinegra no Single Skiff Sub-23, com Guilherme Ricardo Gomes.

O Flamengo igualou a pontuação ao vencer o Double Skiff Aberta masculino, e assumiu a ponta com a vitória de Beatriz Cardoso no Single Skiff Sub-23 feminino. O rubro-negro manteve-se à frente apesar do segundo lugar no Single Skiff Infantil masculino, vencido pelo Botafogo, na primeira prova do dia sem pontuação dobrada, e contando apenas para a regata.

O alvinegro retomou a liderança com dois triunfos em provas de categorias FISA: no Dois Sem Júnior A e no Quatro Sem Peso-Leve, ambos no masculino. Mas a dobradinha do Flamengo no Double Skiff Júnior A feminino eliminou a diferença e empatou a regata em 102 pontos, na metade do programa.

Com uma ajudinha do Vasco, que superou o Flamengo e ficou em segundo no Double Skiff Sub-23, o Botafogo abriu 20 pontos de vantagem, com vitórias também no Single Skiff Júnior B e na Yolete 4x Infantil feminino. O domínio dos dois líderes do campeonato só foi quebrado na 11ª prova, com dobradinha da Escola Naval no Quatro Com Aspirante.

Com participação de Fabiana Beltrame no barco vencedor, o Flamengo também ganhou ouro e prata no Four Skiff Peso-Leve feminino, reduzindo a diferença para sete pontos, a três provas do fim. A desclassificação dos dois barcos do Vasco, que venceram o Quatro Sem Máster com Botafogo em terceiro e Flamengo em quarto, deu aos alvinegros a primeira posição e ampliou para 11 a vantagem que seria de oito pontos.

Para não deixar dúvidas, o Botafogo garantiu o título da regata por antecipação, com nova dobradinha no Four Skiff Aberto, e aumentou a vantagem no campeonato com vitória também no Oito Com Júnior A. Com o resultado, o alvinegro chegou a 656 pontos na temporada, contra 592 do Flamengo, 169 do Vasco, 47 da Escola Naval, 16 do Loureiro , cinco do Rema Campos, e quatro do Guanabara e do Piraquê, que pontuou pela primeira vez este domingo, no Máster.

Na premiação da última prova, em novo protesto pelo legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para o remo, o presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, voltou a criticar “os desmandos que a permissionária do espaço público está fazendo com nosso esporte”, reivindicando, entre outras coisas, a recolocação do letreiro que identifica o Estádio de Remo no alto da arquibancada principal.

Rivais dentro d’água, os líderes do Campeonato Estadual vão dividir o transporte de seus atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro Sênior, a partir de quinta-feira, na raia da USP, em São Paulo. Principais candidatos ao título, o campeão e o vice do ano passado seguem de ônibus nesta segunda-feira à noite, com saída do Estádio de Remo da Lagoa.

Fonte: Remo em Voga


Vasco disputou 5ª Regata do Estadual de Remo neste domingo

E ocorreu na manhã deste domingo (21/09), no Estádio da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Quinta Regata do Campeonato Estadual de Remo. Um dos maiores vencedores da modalidade, o Vasco da Gama não conseguiu atingir seus objetivos. Antes do início das 15 provas programadas, a comissão técnica cruz-maltina traçou a meta de vencer com as guarnições de Master e Aspirante para conquistar de forma antecipada o título carioca nas duas categorias.

Em entrevista ao Site Oficial, o treinador Marcelo Neves também revelou a esperança de conquistar o pódio com algumas provas destinadas aos jovens da base. E foi com dois talentos criados na Colina que veio o primeiro resultado expressivo. No Double Skiff Sub-23, Matheus Freitas e Vinícius Marques chegaram na segunda colocação. Logo na prova seguinte, a Single Skiff Junior B, Hugo Oliveira fez bonito e levou o clube de São Januário ao pódio. O remador terminou na terceira colocação, uma a posição na frente do também atleta cruz-maltino Thiago Tripodí.

Após ver seus garotos terem uma boa exibição, o Vasco entrou na água para participar do 4 Com Aspirante. Composta por Paulo Sillas, Carlos Henrique, Alan Meira, Wallace Miranda e Raimundo Eduardo, a guarnição vascaína terminou na terceira colocação. Na reta final da prova, o time cruz-maltino quase ultrapassou a Escola Naval, que fez dobradinha e emplacou o primeiro e o segundo lugar.

A última prova do dia que teve a participação do Gigante da Colina foi a 4 Sem Masters B. Na água, os barcos vascaínos sobraram. A guarnição que possuía Carlos Siqueira, Guilherme da Conceição, Marcos Fernando e Benilton Barbosa disparou na frente e ganhou com enorme facilidade. O segundo barco começou em desvantagem, mas nos metros finais ultrapassou o Botafogo e cruzou em segundo. Apesar de ter vencido, o Vasco não levou. Após as remadas, momentos antes da premiação, a arbitragem anunciou a eliminação das guarnições cruz-maltinas e adiou a comemoração do título nesta categoria.



Fonte: Site oficial do Vasco