STJD julga América-MG nesta 2ª por escalação de jogador irregular

Segunda-feira, 15/09/2014 - 15:12
comentário(s)

O Superior Tribuna de Justiça Desportiva (STJD) julga hoje, às 17h, na Primeira Comissão Disciplinar, no Rio, o caso da escalação do lateral Eduardo, do América-MG, que segundo denúncia apresentada pelo Joinville, não poderia ter atuado na vitória sobre o ABC (1 a 0) e estar inscrito na súmula dos jogos com o Paraná (1 a 0) e Oeste (3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0).. Se for condenado, o time mineiro pode perder 21 pontos na Série B, que o colocará na última colocação, com 12 pontos.

Em sua defesa, o clube mineiro afirmou que o departamento jurídico está convicto na absolvição, sustentando que o jogador atuou de forma regular, e que o clube tem o amparo da FIFA para esse tipo de situação.

A escalação do lateral Eduardo é considerada irregular pois vai contra o artigo 214 do CBJD, que trata da escalação de atletas irregulares. O clube mineiro poderá perder 21 pontos caso condenado. De acordo com o artigo do Regulamento Geral de Competições 2014 da CBF, “um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA sobre a matéria”.

ENTENDA O CASO

Além do clube mineiro, o jogador atuou este ano, em competições nacionais, por dois clubes diferentes - São Bernardo e Portuguesa - o que é proibido pelo atual Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Com a camisa América-MG, Eduardo disputou apenas uma partida, mas esteve inscrito na súmula em mais outros três jogos da Segunda Divisão.

Eduardo entrou em campo na vitória do América-MG sobre o ABC, por 1 a 0, pela 14ª rodada. O lateral também foi inscrito na súmula em outras três oportunidades: contra o Paraná (vitória por 1 a 0), Oeste (vitória por 3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0). De acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. Sendo assim, o América-MG perderia os nove pontos pelos triunfos conquistados, mais 12 pontos referentes aos quatro jogos disputados que Eduardo constou na súmula, conforme prevê o CBJD.

Fonte: O Globo online