Joel Santana fala em aproveitar mais a base do Vasco

Quarta-feira, 10/09/2014 - 12:24
comentário(s)

O retorno de Joel Santana ao comando do Vasco, na vitória de 2 a 0 sobre o Luverdense, no Rio de Janeiro, contou com duas novidades: a estreia do goleiro Jordi, que ainda não havia jogado no time principal, e Jhon Cley, outro jogador revelado na base, mas que não tinha muitas oportunidades com Adilson Batista. Além dos dois, Lorran e Thalles, jovens formados em São Januário, também estiveram em campo. E, no que depender do treinador, o número de jogadores com passagens pelas categorias de base do clube aumentará no elenco profissional (confira o vídeo).

Em entrevista ao "Redação SporTV", Joel revelou que conversará com Sorato, técnico da equipe júnior, para saber quais os jogadores estão despontando. O objetivo é levá-los para treinar com os profissionais.

- O Vasco realmente tem um bom trabalho de base e eu vou conversar com o técnico Sorato. Os jogadores que estão despontando, eu vou colocar para treinar conosco. A raiz de qualquer clube está na base e eu não posso abandonar isso.

Para Joel Santana, a decisão de colocar Jordi como titular não foi fácil. Sem poder contar com Martín Silva, convocado para a seleção do Uruguai, Diogo Silva vinha sendo o titular. Porém, com as constantes falhas do goleiro e a impaciência da torcida, o treinador decidiu escalar o camisa 40.

- Eu tive um dia terrível por tomar uma decisão com os nossos goleiros. Eu estava vendo que o goleiro (Diogo Silva) que estava agarrando não tinha condições, na minha opinião, de continuar no gol. Havia uma cobrança muito grande sobre a sua presença e eu coloquei um garoto que nunca tinha jogado, um garoto que é cria do clube e tem cinco anos de clube. Tomar uma decisão dessa no gol é difícil. Mas a decisão foi tomada, a coisa aconteceu e deu tudo certo.

Sobre a vitória na partida contra o Luverdense, o treinador destacou o comprometimento dos jogadores em campo e a importância de ter reconquistado os torcedores. Joel lembrou da goleada de 5 a 0 sofrida na partida contra o Avaí e disse que a torcida andava desconfiada.

- Eu falei para os jogadores depois do jogo contra o Luverdense que o mais importante não foi vencer o jogo. A segurança como a equipe jogou, as decisões em campo e mudar a torcida dentro da competição, depois do último resultado em São Januário, foram pontos importantes. Gradativamente, o time foi ganhando o torcedor, os jogadores foram ganhando personalidade e a vitória veio com uma consistência muito grande, como vocês querem ver em uma equipe compacta e segura. Não se consegue isso da noite para o dia. Se consegue com trabalho, determinação e responsabilidade dos jogadores.

O Vasco volta aos gramados no próximo sábado contra o Atlético-GO, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Gigante da Colina é o quarto colocado da Série B, com 38 pontos, enquanto o time rubro-negro está na 13º posição, com 28. O Joinville, com 39, é o líder.

Fonte: Sportv.com