Marco Bruno, gerente de Quadra e Salão: 'Nosso centenário clube sempre foi precursor de todos os eventos esportivos'

Domingo, 07/09/2014 - 06:37
comentário(s)

QUER APOSTAR?

Por Marco Bruno

É claro que, enquanto um mero professor de educação física, ex-atleta, e desportista de um modo geral, sou totalmente favorável a todas as modalidades do esporte, seja no segmento das competições ou apenas como atividades físicas recreativas, educativas ou sociais.

É lógico que pelos motivos acima citados, sou suspeito em afirmar que também aprecio bastante uma agremiação que tenha e incentive muitas modalidades esportivas em prática.
No caso específico do nosso querido C.R VASCO DA GAMA, o nosso centenário clube sempre foi precursor de todos os eventos esportivos.

Nas décadas de 60 e 70, São Januário era o palco oficial dos gigantescos desfiles de aberturas do Jogos Infantis e Jogos da Primavera, tipos de Olimpíadas Estaduais que nos antigos Distrito Federal e Estado da Guanabara movimentavam anualmente centenas de milhares de crianças em competições esportivas das mais variadas modalidades, geralmente promovidas pelos grandes jornais da época, como o Jornal dos Sports, Jornal do Brasil, etc.

Nos chamados esportes amadores, o Vasco sempre foi recordista de títulos no Remo, Basquete, Atletismo, Judô, Vôlei, etc.

O inigualável Salão de Troféus de São Januário transborda dessas valiosas peças de premiação por todos os lados.

É evidente que os tempos mudaram e hoje em dia, mais do que em épocas atrás, a parte financeira tornou-se prioritária na agenda de gestão das agremiações, sobretudo nas dos grandes clubes de camisa.

Todavia, mesmo se analisado por este enfoque econômico, modalidades esportivas bem geridas atraem associados, intenso movimento, e por consequência, fluxo de caixa, capital de giro, etc. Mas principalmente, jovens e crianças, que futuramente poderão vir a ser torcedores – o maior patrimônio – e até dirigentes importantes do próprio clube, bem sedimentando e perpetuando cada vez mais, a máxima do saudoso presidente Ciro Aranha (voltando ao caso do Vasco): “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”.

Escrevo isto para dar apenas um humilde alerta aos dirigentes do Vasco, quem quer que sejam eles, os quais a partir das próximas eleições devem se ater a uma estatística constatação..

A modalidade FUTSAL não é somente importante como as demais citadas lá em cima. O antigo desporto chamado de Futebol de Salão é na verdade fundamental para o orçamento financeiro do clube. Isto se levarmos em conta somente o propalado aspecto financeiro, ou alguém tem alguma ideia de quanto em (vamos falar em dólares?) o clube faturou com atletas que iniciaram no futsal de São Januário, desde as décadas de 60 até os dias atuais?

Alguns dos mais famosos e valiosos são: BISMARCK, WILSINHO, LUIZ ANTÔNIO, EDMUNDO, FELIPE, PEDRINHO, JOÃO CARLOS, PHELIPE COUTINHO, SOUZA, ALEX TEIXEIRA, ALAN, RAFAEL E THIAGO (filhos do MAZINHO) e mais recentemente MATHEUS ÍNDIO, MOSQUITO, ROBINHO, LINEKER, etc.

A lista é interminável, incluindo muitos que só fizeram sucesso mais tarde em outros clubes, além de outros tantos ainda jovens em formação que já estão na base do Futebol de Campo do Vasco atualmente.

Mas, vamos fazer uma coisa? Vamos deixar o passado para trás e fazer uma aposta de brincadeirinha?

Anotem aí: Os times atuais (2014) de futsal Sub-08, 09, 10 e 11 do VASCO, que já foram campeões estaduais em 2012 e 2013, possuem muitas promessas que merecem fichas altas dos apostadores. É óbvio que não vou citar nenhum deles aqui para evitar injustiças, vou apenas deixar guardado em nossos arquivos do departamento de quadra e salão, com a data de hoje registrada.

Ali pelo finalzinho da gestão da diretoria que iniciará em breve, com certeza, já teremos alguns deles valendo um bom dinheiro e prontinhos para assinarem o primeiro contrato com o nosso clube. Duvidam? Querem apostar?

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes