Comissão Disciplinar do STJD pune Icasa com exclusão da Série B

Sexta-feira, 29/08/2014 - 16:18
comentário(s)

O Icasa tentou obter uma vaga na Série A e acabou excluído da Série B. Em julgamento na Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Verdão do Cariri foi punido, por três votos a um, por ter recorrido à Justiça comum antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva. No início do ano, o time cearense alegou escalação irregular de um jogador do Figueirense e pleiteou um lugar na elite do futebol brasileiro.

A próxima partida do Icasa pela Série B é contra a Ponte Preta, na próxima sexta-feira, dia 5, em Juazeiro do Norte, e para efeitos legais só poderia ser realizada caso os cearenses consigam efeito suspensivo. No entanto, o presidente do STJD, Caio Rocha, ainda não decidiu se a punição será cumprida imediatamente ou somente após julgamento do Pleno do Tribunal. O Icasa foi enquadrado no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário.

O Verdão do Cariri foi representado pelo advogado Osvaldo Sestário, que tentou argumentar que o caso já havia sido prescrito, alegando que a denúncia da CBF foi realizada apenas 60 dias após o fato. Entretanto, a Quarta Comissão do STJD não aceitou a hipótese. O relator Lucas Rocha pediu a aplicação da pena do artigo 231, com exclusão do campeonato e multa de R$ 50 mil. Dois auditores e o presidente da Comissão, Wanderley Godoy Júnior, acompanharam o voto do relator. Apenas um auditor pediu absolvição, mas o STJD decidiu pela punição.

Fonte: GloboEsporte.com