Conheça detalhes dos confrontos das oitavas da Copa do Brasil, que se iniciam nesta 3ª

Terça-feira, 26/08/2014 - 12:13
comentário(s)

Grandes ficaram pelo caminho, outros estrearão e surpresas avançaram. As oitavas de final da Copa do Brasil começam nesta terça-feira com o duelo isolado entre Vasco e ABC, em São Januário, mas outros confrontos chamam a atenção. Dos clássicos Grêmio x Santos e Palmeiras x Atlético-MG ao simbólico jogo entre Cruzeiro e Santa Rita, que reúne o líder do Brasileirão e uma equipe que sequer está na Série D, cada partida tem sua particularidade.

Enquanto os favoritos São Paulo, Internacional e Fluminense se despediram mais cedo, os seis representantes brasileiros na Libertadores - Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio - estreiam. Nesta fase, os cartões amarelos são zerados, mas quem foi amarelado ou expulso na última rodada cumprirá suspensão. A classificação com vitória por dois ou mais gols de diferença como visitante no jogo de ida deixa de existir. O saldo qualificativo, com peso maior para os tentos marcados fora de casa, seguem como critério de desempate.




O GloboEsporte.com analisa cada um dos oito jogos, com a situação, destaques e desfalques de cada equipe. Confira:

VASCO X ABC

No jogo que marca a abertura das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta terça-feira, Vasco e ABC reeditam o duelo da mesma fase de 2011, quando o time carioca foi campeão. Para chegar às oitavas, o Cruz-Maltino eliminou Resende, Treze-PB e Ponte Preta, enquanto o Alvinegro potiguar passou por Desportiva-ES, Atlético-GO e Novo Hamburgo.

Destaques: No Vasco, o meia Douglas terá um companheiro na missão de armar as jogadas: o uruguaio Maxi Rodríguez, que fez boa estreia contra o Icasa na sexta-feira, segue mantido no time titular. O ABC, que está bastante desfalcado, tem o centroavante Dênis Marques como principal esperança de gols.

Desfalques: O lateral-esquerdo Diego Renan, o atacante Lucas Crispim e o meio-campista Pedro Ken estão machucados e desfalcam o Vasco. O time potiguar não conta com o lateral-direito Renato, o meia Rogerinho, o atacante Gilmar e o volante Renan Silva, todos no departamento médico, e do volante, que já atuou pela Caldense no torneio.

AMÉRICA-RN X ATLÉTICO-PR

Por ter disputado a Copa Libertadores, o Atlético-PR faz sua estreia na Copa do Brasil nas oitavas de final contra um adversário que protagonizou a maior zebra da terceira fase ao eliminar o Fluminense com uma goleada por 5 a 2 no Maracanã. Motivo mais do que suficiente para que o Furacão mantenha a atenção contra os comandados do técnico Oliveira Canindé, que estão em 14º na Série B.

Destaques: No Atlético-PR, será o primeiro jogo sem o técnico Doriva. O time confia em seu quarteto ofensivo formado pelo meia Marcos Guilherme e pelos atacantes Marcelo, Cléo e Douglas Coutinho, este último vice-artilheiro do Brasileirão com sete gols.

Desfalques: No Atlético-PR, o único ausente é o meia Bady, que já atuou pelo São Bernardo-SP na competição. No América-RN, estão fora o goleiro Fernando Henrique, o volante Jean Cléber e Edson Rocha, todos machucados. Roberto Dias, Val e Marcelinho são dúvidas.

CRUZEIRO X SANTA RITA

Cruzeiro e Santa Rita-AL fazem o duelo mais inusitado das oitavas da Copa do Brasil. Enquanto a Raposa busca o quinto título e lidera o Brasileiro com folga, o clube alagoano, que conseguiu a vaga na competição graças à fusão com o Corintians-AL, não se classificou nem para a Série D. A diferença entre as folhas salariais também chama a atenção. O time celeste tem cifras milionárias, e o time alagoano tem despesas que giram em torno de R$ 70 mil. Mesmo assim, o Leão da Mata espera continuar surpreendendo após eliminar Guarani, Potiguar-RN e Santa Cruz.

Destaques: O entrosamento e a capacidade técnica de jogadores como Fábio, Dedé, Willian, Éverton Ribeiro, além dos reservas de luxo Julio Baptista e Dagoberto, são os trunfos do técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, para conquistar a vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Já o técnico Eduardo Neto, do Santa Rita-AL, confia nas defesas do goleiro Jeferson, formado no Atlético-MG, e no faro de gol do atacante Reinaldo Alagoano, que passou pelo Cruzeiro e já fez dois gols na Copa do Brasil este ano.

Desfalques: No Cruzeiro, Borges, Bruno Rodrigo e Tinga seguem machucados. No Santa Rita-AL, o treinador Eduardo Neto tem todos os jogadores à sua disposição com exceção do atacante Rafael Silva, que sentiu um incômodo muscular e é dúvida.

CORITIBA X FLAMENGO

Atual campeão, o Flamengo estreia na Copa do Brasil encarando nas oitavas o Coritiba, que foi vice em 2011 e 2012 e este ano já eliminou Cene-MS, Caldense e Paysandu. Recentemente, as duas equipes se enfrentaram pelo Brasileiro. O Rubro-Negro venceu a partida por 1 a 0 dentro do Couto Pereira, que será o local do primeiro confronto nesta quarta-feira, às 22h. O jogo de volta será no dia 3 de setembro, no Maracanã. Enquanto o Flamengo deixou a lanterna e se afastou do Z-4 após quatro vitórias seguidas no Nacional, o Coxa está na penúltima colocação. Diante da sequência de maus resultados, o técnico Celso Roth foi demitido e deu lugar a Marquinhos Santos, que já passou pelo clube.

Destaques: Para conseguir a classificação do Fla, o técnico Vanderlei Luxemburgo aposta na boa fase de jogadores como Leo Moura, Marcelo, Mugni e Eduardo da Silva. Já o Coritiba espera que a troca no comando e a consequente chegada de Marquinhos Santos deem um novo ânimo ao time para compensar a ausência do craque Alex, que continua se recuperando de contusão.

Desfalques: No Flamengo, o lateral-direito Léo e os atacantes Paulinho e Alecsandro estão machucados. O mesmo ocorre com o meia Alex no Coritiba.

BOTAFOGO X CEARÁ

Após eliminar um dos favoritos ao título, o Ceará tenta, mais uma vez, provar que tem condições de avançar na Copa do Brasil. O Vovô conseguiu duas expressivas vitórias contra o Inter e agora pega o irregular Botafogo, que estreará na competição em 2014. O Glorioso disputou a Libertadores e é um dos seis que entra direto nas oitavas de final. Ainda em crise com o atraso nos salários, os cariocas vêm de altos e baixos no Brasileirão. Mancini estuda poupar alguns jogadores. Há três jogos sem vencer na Série B, os cearenses perderam a liderança na Segundona para o América-MG. Curiosamente, o time caiu após o início das especulações sobre a ida de Magno Alves para o Fluminense. No entanto, o ídolo confirmou sua permanência no Ceará.

Destaques: Mesmo em baixa nos últimos jogos, o incansável Magno Alves, de 38 anos, não pode ser ignorado. Artilheiro do ano com 27 gols o atacante é um dos goleadores do Vovô na Copa do Brasil, com três gols, ao lado de Bill e Nikão. O Botafogo espera por Emerson Sheik, que se recuperou de torcicolo e deve ser a esperança de gols do Alvinegro. Atrás, o time sempre conta com a segurança do goleiro da Seleção, Jefferson.

Desfalques: O Ceará sofre com baixas, principalmente com atletas que já atuaram pela Copa do Brasil por outros times. Os atacantes Gil (São Bernardo), Lulinha (Criciúma) e Lima (Paysandu) já atuaram na competição com outras camisas. O lateral Vicente está suspenso. Diego Ivo está machucado. O Botafogo tem menos desfalques. Daniel e Carlos Alberto ainda se recuperam de lesão. O recém-contratado Bruno Correa ainda não foi regularizado.

PALMEIRAS X ATLÉTICO-MG

Campeão da Copa do Brasil em 1998, o Verdão comemora o centenário em meio a campanha bem irregular no Brasileirão, onde na maior parte do tempo briga contra a zona de rebaixamento. Atualmente em 16º lugar, não tem na Copa do Brasil uma prioridade, mas o título seria bem-vindo para poder ter algo para comemorar na temporada. Até agora, despachou sem problema seus adversários: Vilhena-AM, Sampaio Corrêa e Avaí. O teste de fogo será o Galo, que sonha com o título inédito e vive bom momento noN acional - se aproximou do G-4, e na competição do mata-mata só entra agora nas oitavas por ter disputado a Libertadores este ano.

Destaques: O técnico argentino Ricardo Gareca conta com a raça e liderança do zagueiro e capitão Lúcio como um dos pontos altos do Verdão. O atacante Mouche, também hermano, marcou o gol na vitória de 1 a 0 sobre o Avaí, pela Copa do Brasil, e convocou a torcida para encher o Pacaembu. O Galo conta com a grande fase de Diego Tardelli. Convocado para a Seleção, o atacante tem desequilibrado principalmente após a saída de Ronaldinho Gaúcho. Foi dele o gol da última vitória, por 1 a 0, no clássico contra o Inter O goleiro Victor mantém-se como uma muralha e dá garantia de sobra na defesa.

Desfalques: Palmeiras ainda não terá Valdivia, recuperando-se de lesão muscular e fratura do nariz sofridas no clássico contra o São Paulo, em 17 de agosto, e o goleiro Fernando Prass (sofreu cirurgia no cotovelo direito). O atacante Leandro cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. No Atlético-MG, o volante Pierre ainda continua fora do time, apesar de ter voltado aos treinos. O restante segue em tratamento: Réver, de cirurgia no tornozelo direito; Marcos Rocha, de estiramento na coxa esquerda, Lucas Cândido, de cirurgia no joelho direito; Leandro Donizete, de estiramento na panturrilha esquerda; e Guilherme, de estiramento no músculo adutor da coxa esquerdo.

BRAGANTINO X CORINTHIANS

Sem campo, na zona de rebaixamento na Série B, o Bragantino volta a ter os holofotes ao seu redor na Copa do Brasil, em que é um dos azarões da oitavas - jamais havia chegado a essa fase. Tendo a Arena Pantanal (MT) como mando de campo, chega embalado na competição pela surpreendente atuação em que eliminou o São Paulo por 3 a 1, no Morumbi. Na fase anterior, já mandara para casa o Figueirense, outro clube de primeira divisão, e no seu primeiro mata-mata havia tirado o gaúcho Lajeadense. Mas terá pela frente um Timão favoritíssimo, apesar da derrota para o Grêmio no último fim de semana pelo Brasileiro. O time ocupa o Z-4. Na competição de mata-mata de ida e volta, despachou, pela ordem, Bahia de Feira de Santana, Nacional-AM e Bahia. Campeão em 1995, 2002 e 2009, é sempre um dos favoritos.

Destaques: É bom o Corinthians ficar de olho no meia Sandro, bom de bola parada, e no atacante Cesinha, trunfos importantes do técnico PC Gusmão na partida que eliminou o São Paulo. O zagueiro Guilherme, que marcou o gol da classificação na mesma partida, dá segurança atrás e aparece de surpresa nos escanteios. No Timão, quem anda sobrando na turma é o volante Elias, de bem com a equipe e a torcida após seu retorno, o meia Jadson e o atacante peruano Paolo Guerrero, que deve desfalcar a equipe no jogo de volta e é considerado essencial por Mano Menezes.

Desfalques: A equipe de Bragança Paulista tem três jogadores no departamento médico que devem desfalcar o time: o lateral-direito Samuel Santos, com uma lesão posterior na coxa, e os atacantes Léo Jaime e Nunes, ambos com uma lesão no tornozelo direito. O Timão não tem problemas e vai jogar completo na Arena Pantanal.

GRÊMIO X SANTOS

Rivais nas oitavas de final da Copa do Brasil no ano passado, Grêmio e Santos repetem o confronto em 2014. O Tricolor gaúcho foi melhor em 2013. Perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, mas venceu em Porto Alegre por 2 a 0. As duas equipes se enfrentam na mesma condição de um ano atrás. Representante brasileiro na Libertadores, o Imortal faz sua estreia no torneio. O Peixe já está em sua sétima partida. Ambos vivem fase irregular no Brasileiro, mas os gaúchos amenizaram a sequência de tropeços com o triunfo sobre o Corinthians.

Destaques: Apesar da instabilidade, Barcos continua como a referência do Grêmio. Os dois gols contra o Corinthians o deixam motivado para o duelo desta quinta. Técnico mais vencedor da Copa do Brasil, Luiz Felipe Scolari também merece atenção. No Peixe, Robinho é a principal estrela, caso consiga jogar. O jovem Gabriel, com quatro gols, é o artilheiro do time na competição e ameniza a oscilação dos companheiros Leandro Damião e Thiago Ribeiro.

Desfalques: O departamento médico do Santos está cheio. Os zagueiros Bruno Uvini, Jubal, Gustavo Henrique e Vinícius Simon, além do volante Renato, estão no estaleiro. Robinho, com lesão na coxa direita, é dúvida. O zagueiro, Neto acertado com o Fluminense, e o lateral Victor Ferraz, que já atuou pelo Coritiba na Copa do Brasil, também não jogam. No lado tricolor a lista de desfalques é menor. Saimon, Riveros, Edinho e Lucas Coelho se recuperam de lesão. Fellipe Bastos vestiu a camisa do Vasco na competição e não pode entrar em campo.

Fonte: GoboEsporte.com