Feminino: Rafaela Bastos é a aposta do Vasco para o Brasileiro

Segunda-feira, 25/08/2014 - 18:51
comentário(s)

Rafaela Bastos tem apenas 17 anos de vida, mas já integra a equipe adulta de futebol feminino do Club de Regatas Vasco da Gama. Ela joga pela lateral-direita e é umas das principais apostas do time comandado pelo técnico Jorge Barcellos. Jogando futebol desde os quatro anos de idade, Rafaela vê na família o maior incentivo para seguir sua carreira.

- Eu comecei jogando com quatro anos de idade, com meu irmão e meu avô. Depois de um tempo, através do meu irmão, eu consegui fazer escolinha de futebol, perto de onde eu morava. Logo depois, um tio meu, que jogou aqui no Vasco, me trouxe para jogar, quando ainda estava começando o futebol feminino aqui. Fiquei um ano na escolinha jogando pelo Vasco. Foi quando em 2010 fui para categoria sub-15 - contou Rafaela.

Em cinco anos atuando pelo Vasco, a atleta perdeu apenas três competições desde que chegou, se sagrando campeã na grande maioria. Com 15 anos, atuando pela categoria sub-17, se sagrou campeã da Ibercup (Mundialito realizado em Portugal), em 2012. No ano passado, pela mesma categoria, a lateral levantou a taça da 1ª Copa do Brasil Escolar. Focada e sempre concentrada em seus objetivos, Rafaela não se abala com as dificuldades encontradas no mundo da bola e se empenha cada dia mais para alcançar suas metas.

- Diversas vezes já me falaram que não era para eu jogar futebol, que era pra eu brincar de boneca. Eu nunca liguei para esses comentários. Sempre falei que era futebol que eu ia jogar. Me concentro bastante no futebol, pois foi o que eu escolhi para minha vida. Dentro de campo, até mesmo nos treinamentos, é preciso manter o foco e o objetivo. Procuro estar sempre concentrada – destacou a jovem atleta.

A jogadora se prepara para jogar neste ano, com a equipe adulta do Gigante da Colina, o seu primeiro Campeonato Brasileiro. Tendo como inspiração profissional e exemplo, a lateral-direita da Seleção Brasileira, Maurine, a menina sonha seguir seus passos para realizar no futuro o sonho de fazer parte da seleção feminina de futebol.

- Chegar na seleção brasileira é o sonho de qualquer pessoa. É só batalhar aqui dentro e esperar a hora chegar. Eu sei que ela irá chegar. Tem que ter sempre determinação e qualidade para jogar. Sempre entro em campo ligada e com muita vontade para jogar. Sem vontade a gente não chega em lugar nenhum - declarou a jogadora.

MAIS SOBRE RAFAELA BASTOS

Nome completo: Rafaela Bastos Evangelista

Data de Nascimento: 21/03/1997

Local de Nascimento: Rio de Janeiro

Posição: Lateral-direita

Categorias: Sub-17 e Adulta

Inspiração: Maurine (lateral-direita da Seleção Brasileira)

Sonho: Chegar à Seleção Brasileira

Frase: “Enquanto Deus for meu chão, não há quem me derrube”



Fonte: Site oficial do Vasco