Futmesa: Vasco será o representante sul-americano no Mundial; confira as datas

Segunda-feira, 25/08/2014 - 03:43
comentário(s)

A equipe de futebol de mesa (FutMesa) do C.R. Vasco da Gama, atual bi-campeã sul-americana (2012-2013), representará o continente na disputa do I Mundial Interclubes nos dias 12, 13 e 14 de setembro em Budapeste, na Hungria. O quarteto vascaíno será formado pelos atletas Marcelo Lages, Igor Monteiro, Rodolfo Branco e Renato Kort. Serão duas regras distintas em disputa: na modalidade de origem brasileira, 12 toques, o adversário será o Tiszavasvari SE, formado pelos atletas Farkas Gabor, Nagy Lajos, Pakai Gyorgy and Martonfi Istvan e na modalidade de origem húngara, Sector Ball, os cruzmaltinos jogarão contra o Testveriseg SE, composto por Lukacs Viktor, Szatmari Tamas, Magyar Antal and Hidi Andras.

Nas duas competições, a forma de disputa será idêntica. Quatro jogadores de uma equipe jogarão contra os quatro jogadores da outra equipe em quatro rodadas. Cada vitória vale três pontos e o empate um. No final, a equipe que acumular mais pontos será a campeã mundial em cada modalidade.

O caminho até o Mundial

Para obter a vaga para a disputa da competição intercontinental, o Vasco venceu o sul-americano de 2012, jogando em Rosário, na Argentina e venceu os donos da casa por 4 a 0. No ano passado, em São Paulo, venceu o mesmo Rosário, o Palmeiras na final por 5 a 3 e conseguiu o bi-campeonato. Com isso, se credenciou para ser o representante das Américas no mundial 2014 na Hungria.

Mundial Individual

Este será o primeiro campeonato mundial entre clubes, mas os atletas vascaínos já disputaram outros dois campeonatos mundiais individuais e de seleções. Em 2009, em Budapeste, na Hungria, Renato Kort foi 7º lugar na modalidade 12 toques. No mesmo ano, ele e Marcelo Lages foram campeões mundiais atuando pela seleção brasileira.

Já em 2012, no Mundial do Rio de Janeiro, realizado no Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana, na regra 12 toques, Rodolfo Branco foi campeão do Mundialito, enquanto Marcelo Lages e Rhaniery foram campeões com a seleção brasileira. Na regra Sector Ball, Marcelo Lages venceu o Mundialito e foi terceiro lugar do Mundial no Torneio de Duplas atuando com o outro vascaíno, Igor Monteiro.

Subbuteo

Antes de jogarem na Hungria, os atletas vascaínos representarão a seleção brasileira também na modalidade subbuteo, de origem européia, sendo esta, a mais recente praticada pelos brasileiros. Desde 2010 apenas. A competição, organizada pela FISTF - Federation International of Sports Table Football, será no Jeunesse Subbuteo Club - JSC Rochefort, na cidade de Rouchefort, na Bélgica, nos dias 5, 6 e 7 com a participação de todos os continentes. Serão 22países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Chipre, Cingapura, Espanha, EUA, França, Gales, Gibraltar, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Malta, Portugal, República Theca, Suiça e Tunísia.

No primeiro dia haverá a abertura oficial e um confronto entre a equipe da casa, JSC Rochefort que comemora 40 anos de existência e o Vasco da Gama, fazendo este jogo parte das comemorações de aniversário do time belga. No segundo, ocorrem as disputas individuais no último dia de competição, representarão a seleção brasileira, toda formada por atletas vascaínos. O subbuteo vascaíno participará também na Hungria, de um Torneio Internacional contra a equipe de Budapeste.

Calendário da competição

Setembro

Dia 05 - Amistoso Internacional de Subbuteo na Bélgica em comemoração dos 40 anos do JSC Rochefort. JSC Rochefort Vs. Vasco da Gama.

Dia 06 - Mundial Individual de Subbuteo na Bélgica.

Dia 07 - Copa do Mundo de Subbuteo na Bélgica (Vascaínos jogam pela Seleção Brasileira).

Dia 13 - FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES NA HUNGRIA.
Ainda no dia serão disputados um torneio individual de Bola 12 Toques, um amistoso de Subbuteo contra o Budapest 2012, e um Triangular amistoso de seleções da modalidade Subbuteo entre Brasil, Áustria e Hungria.

Dia 14 - Mundial de Clubes de Sectorball na Hungria. Testvériség Vs. Vasco da Gama.

Dia 16 - Desembarque da delegação Vascaína no Rio de Janeiro





Fonte: Site oficial do Vasco