Natação Paralímpica: Nadando pelo Brasil, Susana Schnarndorf é ouro em prova do Para Pan Pacific

Sexta-feira, 08/08/2014 - 12:09
comentário(s)

Vasco Paradesporto

Natação Paralimpica : A atleta Susana Schnarndorf conquistou medalha de OURO na prova dos 50 metros livre no Para Pan Pacific em sua primeira prova disputada na competição , que esta sendo realizado em Pasadena EUA. A atleta vascaína volta hoje a cair na água em busca de mais medalhas .




Fonte: Facebook Vasco Paradesporto


Nos Jogos Para-Pan-Pacíficos, Susana Schnarndorf Ribeiro obtém um ouro e uma prata

Eleita a melhor atleta feminina de 2013 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o CPB, a nadadora Susana Schnarndorf Ribeiro está brilhando nos Jogos Para-Pan-Pacíficos, em Pasadena, nos EUA. Ela conquistou o ouro nos 50m livre, no tempo de 37s52, e a prata nos 400m livre, com 6m03s09, faltando ainda competir em quatro outras provas.

Ainda nesta sexta-feira, ela deverá nadar o revezamento 4x50, além dos 200m medley neste sábado e dos 100m peito e do revezamento misto, estes no domingo. Susana havia ganho em 2013, no Mundial de Montreal, no Canadá, a medalha de ouro nos 100m peito e bronze nos 400m livre nos 100m peito, o que lhe valeu a premiação pelo CPB. Este ano, ela acertou com o Vasco, visando aos Jogos de 2016.

Ex-triatleta, atualmente nadadora S6, a gaúcha de 45 anos é portadora de hemiplegia do lado esquerdo e de um conjunto de doenças degenerativas, devido ao mal de Parkinson, que a acometeu em 2005. No triatlo, Susana havia ido pentacampeã brasileira, entre 1993 e 1997, além de ter disputado os Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar del Plata, na Argentina, e três edições do Iron Man, no Havaí, na década de 90. À época, não chegou a ir às Olimpíadas, porque o triatlo não fazia parte do programa olímpico. Depois do problema de saúde, surgido em 2005, tornou-se nadadora paralímpica. Ano passado, graças ao ouro e ao bronze no Mundial de Montreal, no Canadá, foi eleita pelo CPB como a melhor atleta paralímpica feminina do país (no masculino, o premiado foi Daniel Dias, também da natação). Susana é também campeã e recordista brasileira de 50m livre (37s34) 100m livre (1m21s34); 400m livre (5m47s78); 100m peito (1m41s51) e 200m medley (3m20s19).

Atualmente, Susana mora e treina em São Caetano-SP, onde o CPB montou um centro de treinamento de excelência para a seleção brasileira de natação.

— Certamente, meu objetivo total é 2016. Quero buscar o ouro nos 100m peito e em outra provas nas Paralimpíadas de 2016. Será algo sem igual! — garantiu.

Graças à prática esportiva, a nadadora garante não ter quaisquer complexos pela doença e pela falta de movimentos no lado esquerdo do corpo. Para ela, o esporte faz com que crianças e jovens portadores de deficiências não se tornem pessoas frustradas e deprimidas, que preferem ficar escondidas em casa, em vez de sair e conhecer outras pessoas.

— Quem vive no esporte paralímpico é mais feliz. Nos treinos, é só alegria. Ninguém fica triste, e rimos o tempo todo nos intervalos dos treinos. O esporte faz isso — argumentou ela, que costuma dar palestras em empresas e colégios.

De acordo com Lívia Prates, coordenadora paralímpica do Vasco, o clube mantém, como esporte paralímpico, a natação, o vôlei sentado e o futebol de sete, sem cobrar nada dos atletas.

Fonte: O Globo online