Com remotas chances de avançar às oitavas da Copa, Portugal enfrenta Gana nesta 5ª-feira às 13h em Brasília

Quinta-feira, 26/06/2014 - 04:24
comentário(s)

Portugal e Gana se enfrentam nesta quinta-feira, às 13h, no Estádio Nacional de Brasília. As duas seleções precisam da vitória e de combinações de resultado para se classificarem às oitavas de final da Copa do Mundo.

A missão quase impossível das duas nações começa pela vitória. Portugal vem de derrota por 4 a 0 para a Alemanha e empate em 2 a 2 com os Estados Unidos. Para chegar à próxima fase, eles precisam golear os africanos e torcer para que os norte-americanos percam. Uma vitória por 4 a 0, aliada à uma derrota norte-americana, faria com que Cristiano Ronaldo não voltasse para casa mais cedo.

Um empate no outro jogo garante as duas seleções e elimina portugueses e ganenses. A situação é parecida para Gana. Após uma derrota para os Estados Unidos, por 2 a 1, e um empate em 2 a 2 com o time de Joachim Löw, eles precisam descontar menos saldo para os Estados Unidos. Um triunfo por 2 a 0. aliado a uma vitória simples alemã, seria suficiente.

O técnico de Portugal, Paulo Bento, tem muitas preocupações antes do jogo decisivo. Fábio Coentrão foi cortado por lesão, enquanto Rui Patrício, Hugo Almeida, André Almeida e Helder Postiga também se lesionaram nas semanas seguintes à estreia.

Beto, portanto, deve ser o goleiro titular, enquanto Miguel Veloso deve assumir a lateral-esquerda, abrindo assim espaço para William Carvalho começar no meio-campo, apesar de Ricardo Costa também continuar como opção na defesa.

Com Postiga e Hugo Almeida de fora da equipe, Eder deve fazer dupla de ataque com C. Ronaldo, em uma partida que os europeus devem tentar atacar desde o início, afim de buscar classificação e que o camisa 7 pode ser decisivo se estiver em um dia inspirado.

O técnico de Gana, Kwesi Appiah, entretanto, não tem problemas para escalar a equipe. Kevin-Prince Boateng e John Boye sentiram desconforto muscular no empate contra a Alemanha, mas ambos têm condições de começar jogando.

Appiah terá de fazer apenas uma mudança em sua equipe, pois Sulley Muntari está indisponível devido a suspensão por dois cartões amarelos. Sua posição será ocupada por Michael Essien ou Emmanuel Agyemang-Badu.

No ataque, Kevin-Prince Boateng deve fazer companhia à Asamoah Gyan. Os ganenses buscam o mesmo ritmo do empate com os alemães, na última partida, pois também precisam dos três pontos para se classificar às oitavas de final do Mundial.

Prováveis escalações

PORTUGAL: Beto; João Pereira, R. Costa, Bruno Alves, Miguel Veloso; Moutinho, Veloso e Meireles; Nani, Eder e C. Ronaldo. Técnico: Paulo Bento

GANA: Dauda, Afful, Boye, Mensah e Asamoah Kwadwo; Rabiu, Essien, Waris, Kevin-Prince Boateng e André Ayew; Asamoah Gyan. Técnico: Kwesi Appiah

Fonte: Goal.com