Remo: Com 2 vascaínos, Seleção Brasileira embarca para a Copa do Mundo na França

Sexta-feira, 13/06/2014 - 15:29
comentário(s)

A Seleção Brasileira de remo embarca neste fim de semana para a 2ª Etapa da Copa do Mundo, de 20 a 22 de junho, em Aiguebelette, na França. Foram convocados 18 atletas para a disputa de sete provas: quatro na categoria Olímpica (Dois Sem, Double Skiff Peso Leve e Quatro Sem masculinos e Double Skiff Peso Leve Feminino), com 14 remadores inscritos, e três na Paralímpica (Single Skiff As masculino e feminino e TA misto), com quatro para-remadores.

Pela primeira vez a equipe brasileira terá três barcos no Double Skiff Peso-Leve masculino (2xPL), com Emanuel Borges e Guilherme Gomes, do Botafogo (RJ), Evaldo Becker e Ronaldo Vargas, do União (RS), e Diego Nazário (Botafogo) e Willian Giaretton (Flamengo). O Dois Sem (2-) terá a dupla alvinegra Anderson Nocetti e Ailson Eráclito, e o Quatro Sem será formado por Thiago Almeida (Flamengo), Celio Amorim (Botafogo), Marcos de Oliveira e Renato Cesar de Azevedo (ambos do Vasco).

No feminino, após duas medalhas individuais ano passado (bronze na Inglaterra e ouro na Suíça), Fabiana Beltrame divide o Double Skiff Peso-Leve com Beatriz Cardoso, quinto lugar no Mundial Júnior em 2013. “Fabiana e Beatriz formam um barco importante para a Seleção Brasileira, já pensando inclusive nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro”, afirmou o presidente da CBR, Edson Pereira.

A equipe de para-remo terá três barcos na França: Cláudia Santos, do Pinheiros (SP), e Luciano Luna, do Bandeirantes (SP), disputam as provas de Single Skiff feminino (AsW) e masculino (AsM), respectivamente, enquanto Josiane de Lima, do Aldo Luz (SC), e Michel Gomes Pessanha, do Flamengo, formam o Double Skiff TA (tronco e braços) misto.

A 2ª Etapa da Copa do Mundo tem inscritos 682 remadores de 46 países em 314 guarnições, incluindo para-remo e as provas que não contam ponto para a competição, como o Single Skiff Peso-Leve masculino e feminino (na qual Fabiana ganhou em 2013). Disputada na Austrália, em março, a 1ª Etapa foi vencida pelos anfitriões com 72 pontos, quase o dobro da Nova-Zelândia, em segundo com 37, um a mais que a China.

A seleção treinará até terça-feira no CT do Clube Avirion Bubey Haut-Rhône, em Belley, antes de seguir para Aiguibelette, onde a raia estará liberada a partir de quarta-feira. Em 2013, o Brasil voltou a pontuar na Copa do Mundo após mais de cinco anos, com o sétimo lugar do Quatro Sem PL masculino, com Tiago Almeida, Marcos Oliveira, Célio Amorim e João Kubit, na Inglaterra. O país terminou a competição em 38º lugar, ao lado de Hong Kong e Hungria.

Fonte: CBR