Basquete Base: Vasco vence Botafogo no Sub-19 e no Sub-14 e perde invencibilidade no Estadual Sub-13 para o Jequiá

Quinta-feira, 29/05/2014 - 14:14
comentário(s)

Basquete: Vasco vence o Botafogo em São Januário e obtém segunda vitória consecutiva no Estadual juvenil

Após um começo ruim no Campeonato Estadual, a equipe juvenil (sub-19) de basquetebol do Vasco da Gama chegou a sua segunda vitória consecutiva na competição. Na noite desta quarta-feira (28/05), em São Januário, os vascaínos triunfaram sobre o Botafogo por 64 a 61 (27 a 22 no intervalo). Na rodada anterior, o Gigante da Colina havia vencido o Jacarepaguá por 89 a 29.

O primeiro quarto terminou empatado em 13 a 13, e o Vasco terminou o primeiro tempo com vantagem de cinco pontos. Os cruz-maltinos fizeram um bom terceiro no quarto, no qual venceram por 19 a 10, terminando a penúltima etapa do jogo com o placar favorável de 46 a 32.

O Vasco manteve o ritmo no último período chegando a abrir quinze pontos: 60 a 45. Entretanto, nos últimos minutos as bolas de média e longa distância do Botafogo começaram a cair, e o placar chegou a ficar apertado nos últimos segundos. Mas não houve tempo suficiente para que o Vasco fosse ultrapassado no placar. Final de jogo: 64 a 61. O ala Magal foi o cestinha do Vasco na partida, sendo responsável por 21 pontos.

Ao término do jogo, o treinador Christiano Pereira conversou com o Blog CRVG – Em Todos os Esportes e descreveu o cenário tático da partida. Ele ressalta que a marcação por zona do Vasco funcionou até o último quarto, quando o Botafogo começou a acertar os arremessos, chegando a anotar 29 pontos só no quarto período.

- Nós conseguimos encaixar com a marcação zona igualando com o ataque deles. Acho que eles não esperavam essa defesa, e, enquanto a bola não caiu, abrimos a diferença. No final a bola deles de fora começou a cair, e aí você ou aposta em mudar a defesa ou em continuar, e eu apostei em continuar, agora sabendo do risco da bola deles cair. Eu ainda tinha dois pedidos de tempo a fazer e eu apostei nisso até o final. A mudança de defesa faltando menos de um minuto, um minuto e meio, talvez não desse certo – explicou o treinador.

Christiano, que também é o técnico da equipe adulta do Vasco, que estreou no Torneio Carioca na última segunda-feira, vencendo o Botafogo por 90 a 61, também elogiou a equipe do Botafogo e explicou a importância desta vitória sobre um adversário de qualidade:

- A equipe do Botafogo é uma equipe de muita qualidade, tanto os homens externos dele quanto os jogadores que jogam internamente. A vitória foi importante pela seriedade com que a equipe vem trabalhando. A equipe não merecia estar na situação em que estava. Estava trabalhando com afinco, sem cara feia, todo dia. E esta vitória precisava vir para dar um pouco mais de moral, confiança para o grupo. A vitória veio contra um grande adversário, que ganhou do Tijuca, com grandes jogadores, e isso foi importante para o grupo – encerrou o experiente treinador.

Para encerrar o primeiro turno, o Vasco enfrenta a Associação Macaé de Basquete. A partida será apenas no dia 25 de julho, após o começo do segundo turno. O Cruz-Maltino só volta à quadra no dia 05 de julho, quando recebe o Jacarepaguá.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual sub-19 de basquetebol:

28/03 – Vasco da Gama 48 x 67 Fluminense (local: São Januário)
02/04 – Tijuca 74 x 58 Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)
16/04 – Flamengo 77 x 36 Vasco da Gama (local: Gávea)
30/04 – ABIG 67 x 53 Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
12/05 – Vasco da Gama 54 x 59 Municipal (local: São Januário)
17/05 – Jacarepaguá 29 x 89 Vasco da Gama (local: Jacarepaguá Tênis Clube)
30/05 – 18:30h: Vasco da Gama 64 x 61 Botafogo (local: São Januário)



Basquete: Vasco vence o Botafogo e fecha o primeiro turno no Estadual sub-14 em segundo lugar

O Vasco terminou o primeiro turno do Campeonato Estadual de basquetebol da categoria sub-14 em segundo lugar. E confirmou esta colocação na noite desta quarta-feira (28/05), quando, em seu último compromisso antes da pausa de mais de um mês antes do returno (volta à quadra apenas no dia 05 de julho), venceu o Botafogo em São Januário, com o placar de 55 a 42 (24 a 18 no intervalo).

O grande destaque desta noite no ginásio do Forninho foi o versátil Matheus Siqueira, que atua tanto como pivô quanto carregando a bola mais de trás. Ele anotou um double-double, isto é, anotou números com dois dígitos em dois fundamentos. O atleta, que atua pelo Vasco há muitos anos, foi responsável por 14 pontos e 11 rebotes, sendo fundamental para a vitória vascaína, sobretudo no segundo tempo. Também se destacaram na pontuação Thiago Lucas (10 pontos) e Caio Veríssimo (11). Reestreando pelo Vasco após ficar um bom tempo fora, o ala Pedro Baptista foi bem e anotou 11 pontos. Quem também se destacou nos rebotes foi Vitor Hugo, com nove.

O Vasco começou mal a partida, fazendo um péssimo primeiro quarto, que terminou com o placar de 10 a 8 a favor do Alvinegro. Entretanto, as coisas se acertaram no segundo quarto, e o Vasco abriu boa vantagem, indo para o intervalo com 24 a 18 no placar.

O domínio vascaíno na partida se manteve e aumentou nos últimos dois quartos, e a partida terminou com vantagem de treze pontos: 55 a 42. Também foram relacionados: Miguel (3), João Pedro (2 pontos), Vitor Hugo (2), Lucas Araújo (2), Lucas Nunes (2), Bruno Alves, Lucão e Lucas Pinho.

O Vasco só perdeu na competição para o Tijuca, que tem um time fortíssimo e muito difícil de ser batido, com pivôs com altura muito acima da média da categoria (mais de dois metros). A base deste time foi campeã invicta na categoria mirim (sub-13) no ano anterior, vencendo rigorosamente todos os jogos com enorme vantagem no placar. De resto, o Vasco venceu todos os outros seis jogos disputados, inclusive um triunfo em plena Gávea sobre o Flamengo alcançado na prorrogação.

O Campeonato ainda terá todo o returno, em que as equipes se enfrentam com mando de quadra invertido em relação ao turno. Os oito clubes se classificam à fase final, que começará com as quartas de final, em sistema mata-mata: 1° x 8°, 2° x 7°, 3° x 6° e 4° x 5°.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual sub-14 de basquetebol:

22/03 – Pedra Branca 13 x 29 Vasco da Gama (local: Italva)
28/03 – Vasco da Gama 41 x 35 Fluminense (local: São Januário)
02/04 – Tijuca 75 x 26 Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)
16/04 – Flamengo 34 x 37 Vasco da Gama (local: Gávea)
30/04 – ABIG/Jequiá 54 x 62 Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
12/05 – Vasco da Gama 53 x 35 Municipal (local: São Januário)
28/05 – Vasco da Gama 55 x 42 Botafogo (local: São Januário)

Basquete: Vasco perde a invencibilidade no Estadual sub-13

O Vasco sofreu a sua primeira derrota no Campeonato Estadual mirim (sub-13) de basquetebol. Em partida realizada no começo da noite desta terça-feira (27/05), o Cruz-Maltino foi ao Jequiá enfrentar o ABIG/Jequiá e foi derrotado por 52 a 46.

Apesar de representar a perda da invencibilidade, o Gigante da Colina se mantém na liderança da competição, pois, apesar de estar empatado com o Flamengo (ambos com uma derrota), venceu o Rubro-Negro no confronto direto, o primeiro critério de desempate. O Vasco já venceu também até o momento Tijuca, Fluminense, Municipal e Central.

Na partida contra o Jequiá o Vasco contou com o desfalque do ala Gabriel, que vinha se destacando na competição. O cestinha cruz-maltino na partida foi Caio Veríssimo, com 19 pontos. O armador Thiago Lucas anotou 14.

O Vasco busca a reabilitação no domingo (01/06), às 9h, quando recebe o Botafogo em São Januário – no ginásio do Forninho. O clube ainda enfrenta no primeiro turno, além do Alvinegro, a ABEQT, no dia 14 de junho, em Teresópolis. O Campeonato ainda terá todo o returno, em que as equipes se enfrentam com mando de quadra invertido em relação ao turno. Oito clubes se classificam à fase final, que começará com as quartas de final, em sistema mata-mata: 1° x 8°, 2° x 7°, 3° x 6° e 4° x 5°.

Jogos do Vasco no Campeonato Estadual mirim de basquetebol – 2014:

23/03 – Vasco da Gama 111 x 19 Central (local: São Januário)
30/03 – Vasco da Gama 51 x 31 Fluminense (local: São Januário)
27/04 – Vasco da Gama 62 x 36 Tijuca (local: São Januário)
18/05 – Vasco da Gama 45 x 42 Flamengo (local: São Januário)
21/05 – Municipal 16 x 67 Vasco da Gama (local: Club Municipal)
27/05 – ABIG/Jequiá 52 x 46 Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
01/06 – 9h: Vasco da Gama x Botafogo (local: São Januário)

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes