De barrado a autor do gol do título, Marquinho lembra decisão do Estadual de 1982

Domingo, 13/04/2014 - 11:17
comentário(s)

De um lado, o campeão da Libertadores e Mundial. Do outro, uma equipe cujo técnico resolveu fazer mudanças drásticas na partida decisiva, sacando cinco titulares. Se havia um favorito para a decisão do Carioca de 1982 era o Flamengo, mas o Vasco acabou campeão, justamente com um gol marcado por um dos jogadores barrados pelo técnico Antônio Lopes: Marquinho Carioca.

"Foi o gol mais importante que eu fiz, porque vencemos um campeonato em que o Flamengo era o grande favorito, com grandes ídolos, campeão do mundo. O Vasco tinha uma equipe inferior, mas era muito unido" afirmou o herói vascaíno.

Antes de entrar para a história do clássico, Marquinho viveu o outro lado da moeda. De titular a reserva, foi pego de surpresa ao saber da decisão de Antônio Lopes. Na época, o técnico alegou falta de empenho do time, que chegou ao triangular final por ter feito mais pontos nos dois turnos, enquanto América e Flamengo foram campeões.

"Pensei que o cara era maluco. Como éramos muito unidos e o Lopes era respeitado, acatamos a decisão, mas com desconfiança. Ficou aquele suspense" recordou.

Menos cotado dos três, o Vasco venceu o América por 1 a 0 e, após empate em 0 a 0 com o Flamengo no primeiro tempo, Lopes tirou Dudu para Marquinho entrar. Na primeira bola que pegou, o meia fez a alegria vascaína após escanteio cobrado por Pedrinho. O Cruzmaltino segurou o resultado e voltou a conquistar o Carioca, confirmando que a aposta do treinador deu resultado.

"Eu raspei de cabeça o suficiente para tirar do Raul e fazer o gol. Antes do jogo achei que Lopes era maluco. Depois, que era um gênio (risos). Ele acreditou no conhecimento dele, seguiu a intuição e deu certo. Dou os parabéns a ele. Futebol é resultado", completou Marquinho.

Fonte: O Dia