Edmundo relembra vitórias contra o Urubu e diz que acredita na volta por cima do Vasco

Sábado, 05/04/2014 - 06:33
comentário(s)

Edmundo sempre foi referência para a torcida vascaína. O craque se consagrou como ídolo do clube, principalmente, pelo status de carrasco que recebeu nos confrontos com o rival Flamengo. Agora, ao ver o Gigante novamente em uma final do Campeonato Carioca após um hiato de dez anos, o ex-jogador vê o título como ideal para o momento vivido pelo clube. Levantar a taça do Estadual pode motivar e embalar o time de São Januário a dar a volta por cima e ter uma temporada de ouro pelo importante retorno à elite do Brasileirão.

"Esta será uma oportunidade única para os jogadores do Vasco darem uma alegria ainda mais especial para o clube. Ser campeão encherá o torcedor de orgulho e será o início de uma grande reviravolta num pequeno espaço de tempo. Ter caído para a Segunda Divisão provocou um ambiente muito triste. Agora é o momento para começar a mudar essa situação", disse.

Às vésperas do retorno do Vasco a uma decisão e, justamente contra o Flamengo, Edmundo coleciona assuntos que se entrelaçam com a história do clássico. Na torcida, o craque guarda lembranças do título invicto do Carioca de 1992 e do show particular no clássico do Brasileirão de 1997 como as mais marcantes. Mas o foco principal é a conquista de agora para dar fim ao jejum e embalar o Vasco para uma nova era de conquistas.

Edmilson em alta e torcida pelo grupo

"Estou torcendo de verdade para que o Vasco seja campeão, independentemente de quem possa se destacar. Acho que todo mundo tem uma participação efetiva numa final. Dou o exemplo do Martín Silva, que se pegar tudo e o Vasco não tomar gols pode ser decisivo também. É claro que se o Edmilson fizer gols e se consagrar como artilheiro e campeão será ainda melhor. A torcida está gostando muito dele e vai coroar isso. Estou torcendo muito para o Douglas também e para o Reginaldo, que está sendo um guerreiro em campo."

Hora perfeita para levantar a taça

"O Vasco vive um momento complicado e é importante uma volta por cima. A torcida está muito desconfiada, sim. São muitos anos sem levantar o título. Agora cabe aos jogadores conseguir mudar essa situação. É a oportunidade sensacional para acabar com o jejum e embalar o clube. Talvez esse título seja ideal para o Vasco. Pode não ser tão importante para os rivais, mas é propício para o momento do clube e para a torcida."

Título para embalar o elenco na Série B

"Conquistas fazem com que jogadores menos conhecidos se tornem ídolos e até mesmo os mais experientes ficam em alta. Levantando a taça a cobrança na Série B será menor. É algo automático. É lógico que o Vasco tem de subir, até pela grandeza do clube. Mas os jogadores vão ficar mais leves para jogar o campeonato com mais tranquilidade. A conquista lhe deixa mais calmo para buscar outros objetivos."

Coincidência de ouro no Maracanã

"O primeiro título carioca do Maracanã (em 1950) foi do Vasco e, curiosamente, também contra o Flamengo. Agora o fato pode se repetir depois da reforma. Isso é muito importante. Sou muito a favor das coincidências e acredito muito nelas. Por isso torço e acredito muito nesse título. Foi um marco importante, fez o clube escolher seu lado no estádio. Abrilhantaria ainda mais a conquista."

(Nota da NETVASCO: Na verdade, o título carioca de 1950 foi conquistado num jogo contra o América, vencido pelo Vasco por 2 a 1.)

Lembrança especial contra o rival

"O jogo do Brasileiro de 1997 que fiz os três gols marcou muito. Esse tem sido até hoje um grande marco para a torcida. Fazer três gols num clássico é muito gratificante. Essa, sem dúvida, é a maior memória. Espero, de verdade, que alguém possa repetir isso. Se for o Edmilson melhor ainda... será o artilheiro."

Título invicto sobre o Fla com gosto especial

"Fiz o gol do título invicto de 1992 e foi minha primeira conquista. Já éramos campeões, mas garanti a invencibilidade lá em São Januário. Foi muito marcante também. A torcida vibrou bastante pois eles tinham a possibilidade de tirar essa invencibilidade. São muitas recordações e só coisas boas."

Carrasco do Fla à espera de sucessor

"Foi um período de muitos gols e conquistas. Isso fez com que a torcida gostasse ainda mais de mim. É legal para caramba. Estou torcendo muito para que alguém possa repetir esse feito. É como eu sempre falo: o clube precisa de ídolos. Eles representam toda uma geração. Estou torcendo para que apareça algum protagonista que tire o Vasco dessa inércia e o traga de volta para o cenário nacional com a força que o clube tem."

Fonte: O Dia