Estadual com 12 clubes em 2016 é uma sugestão, esclarece presidente da FFERJ

Segunda-feira, 17/03/2014 - 17:53
comentário(s)

O primeiro passo para a redução do Campeonato Carioca foi dado nesta segunda-feira. O presidente da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Rubens Lopes, anunciou a criação de um fórum para debater a proposta de diminuir o torneio para 12 clubes participantes na fase final em 2016.

A sugestão da federação já existe desde o ano passado, e a ideia é que os quatro times grandes do Rio entrem direto na segunda fase. Desta forma, as equipes menores disputariam uma fase preliminar buscando oito vagas para se juntar a Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Outra opção de formato é que os oito melhores classificados do Estadual do ano anterior já garantam lugar nesta fase final, enquanto as quatro vagas restantes seriam disputadas na fase preliminar.

O anúncio acontece uma semana de Rubens Lopes ser reeleito presidente da Ferj, mesmo sem contar com o apoio de Flamengo, Fluminense e Vasco. Os três clubes chegaram a emitir uma nota oficial em oposição à atual administração do futebol carioca e fez diversos pedidos, entre eles, a diminuição do número de clubes no Estadual.

"A segunda fase teria 12 clubes, é uma sugestão que vai ser levada a este fórum de debates. Se isso for um caminho, vamos ver a forma que será implementado. A Federação já vinha amadurecendo essa ideia e vamos colocar em prática com esse fórum", explicou Rubens Lopes, em entrevista coletiva nesta segunda.

Fonte: ESPN.com.br