Remo: Ariel Suarez e Cristian Rosso brigam pelo ouro nos Jogos Sul-Americanos neste sábado às 11h20

Sexta-feira, 07/03/2014 - 14:50
comentário(s)

Os remadores vascaínos Ariel Suarez e Cristian Rosso já têm data e hora para debutarem nos Jogos Sul-Americanos, maior competição poliesportiva sul-americana e que envolve 43 esportes. Santiago, capital do Chile, sedia a edição de 2014 da competição quadrienal. Em virtude de ter apenas cinco barcos inscritos, o double skiff, em cuja prova os vascaínos são atuais finalistas tanto nas Olimpíadas (quarto lugar em Londres-2012) quanto no Campeonato Mundial (quinto em Chungju-2013), terá apenas a final, a ser realizada no sábado (08/03), a partir das 11:20h (horário local coincide com o horário de Brasília), no Centro de Alto Rendimiento Laguna Curauma. Vale ressaltar que as competições de remo não são na capital chilena, mas em Valparaíso. A cerimônia de abertura será realizada nesta sexta-feira (07/03), quando as competições também começam. As provas de remo acontecem de sexta-feira a domingo.

As feras argentinas são extremamente favoritas para a prova, e esperam mostrar já nos Jogos que a dupla já está em ótima forma, com vistas às competições deste ano (de junho a agosto, duas etapas da Copa do Mundo, na França e na Suíça, e o Campeonato Mundial, na Holanda) e, sobretudo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Após a espetacular força de superação de Ariel no primeiro semestre ao se recuperar de uma gravíssima infecção bacteriana que quase fê-lo abandonar o remo de corrida, eles voltaram com tudo no segundo semestre de 2013, culminando com o quinto lugar no Campeonato Mundial.

A equipe argentina de remo, após um longo período de preparação em seu país, em cidades como Tigre e Mar del Plata, chegou ao Chile no dia 03 de março. Desde a última terça-feira vem treinando na raia das competições a Laguna Carauma, já estando ambientada ao local. Com o pré-requisito de pelo menos cinco barcos inscritos para que uma prova seja realizada, metade das provas dos Jogos Sul-Americanos foi cancelada, o que prejudicou os três atletas do Vasco que participariam da competição: Ariel e Cristian não competirão mais no four skiff, no qual a Argentina também era favorita, e Marcos Oscar Alves sequer viajou ao Chile, após ficar por cerca de um mês se preparando intensamente com o restante da Seleção Brasileira. A prova do quatro sem timoneiro peso-leve, da qual ele participaria, foi cancelada. Com apenas sete provas realizadas, a Argentina, que tem o melhor da América do Sul, cortou diversos atletas que comporiam a delegação e fica sem a possibilidade de atingir o número de medalhas de ouro alcançado em 2010 (Medellín): dez vitórias, com duas medalhas de prata. Extremamente à frente do segundo colocado no quadro de medalhas do remo, o Brasil, que teve dois ouros, três pratas e sete bronzes. As provas realizadas serão as seguintes: double skiff peso-leve, dois sem aberto, double skiff aberto, single skiff aberto e quatro sem aberto no masculino; e single skiff peso-leve e single skiff aberto no feminino.

Após um 2013 irregular da dupla em virtude da enfermidade de Ariel, o objetivo é ter um 2014 com resultados constantes, e, claro, ir além de chegar às principais competições e também conquistar medalhas. Atentendo de maneira bastante solícita o Blog CRVG - Em Todos os Esportes diretamente do Chile, Ariel Suarez projetou o ano de 2014, focando principalmente nas principais regatas da elite do remo internacional, mas também não esquecendo das regatas pelo Vasco, que participará do Campeonato Estadual (1ª das seis regatas em 30 de março) e do Campeonato Brasileiro (em setembro):

- Vamos competir apenas no double skiff na Laguna de Carauma, no Chile, já que tivemos muitas baixas em outros barcos. Só competiremos em uma especialidade. Estamos nos preparando totalmente. O primeiro passo do ano é ganhar esta competição, e daí começar a pensar em fazer o mesmo na Europa, a nivel da Seleção. A nível local, ganhar todo o possível no Rio de Janeiro, competindo por nosso amado clube Vasco da Gama. Está tudo correto para termos um ano excelente, só depende de nós podermos alcançá-lo. Este ano é muito importante para nós, já que é uma ponte para fazer as coisas bem e chegar em ótimas condições aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Confira o balizamento do double skiff nos Jogos Sul-Americanos (sábado às 11:20h):

Raia 1 - Uruguai: Jhonatan Esquivel e Rodolfo Collazo
Raia 2 - Argentina: Ariel Suarez e Cristian Rosso
Raia 3 - Chile: Nibaldo Ortiz e Francisco Ruiz
Raia 4 - Venezuela: Jackson Vicente e Emilio Torres
Raia 5 - Peru: Alvaro Torres e Eduardo Linares



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco