Remo: Sete provas dos Jogos Sul-Americanos são canceladas e Marcos Oscar não disputará a competição

Domingo, 02/03/2014 - 13:49
comentário(s)

A debilidade do remo sul-americano teve um nítido emblema: sete provas previstas para os Jogos Sul-Americanos (mais importante competição poliesportiva da América do Sul, quadrienal e que envolve 43 esportes), que serão disputados de 7 a 18 de março em Santiago (CHI), foram canceladas por número insuficiente de barcos inscritos (cinco é o número mínimo de guarnições), inclusive provas olímpicas. Restaram sete provas para a competição.

Vale a pena ressaltar que duas das três provas com participação de atletas do Vasco (representando suas respectivas seleções nacionais) foram canceladas: quatro sem timoneiro peso-leve, da qual participaria Marcos Oscar Alves de Oliveira, da seleção brasileira, e four skiff aberto, para a qual os argentinos Ariel Suarez e Cristian Rosso estavam escalados. Restou apenas o double skiff, com Ariel e Cristian, que são tidos como extremamente favoritos para a prova. Ambas as provas citadas que foram canceladas são olímpicas.

O mais prejudicado, portanto, é Marcos Oscar, que desde 2007 rema no Vasco e, após breve saída, regressou ao clube para a temporada de 2014. Ele, que vinha treinando intensamente junto com a Seleção Brasileira há cerca de um mês, sequer viajará a Santiago, já que disputaria apenas o quatro sem peso-leve. Vale a pena ressaltar, pelo lado negativo, que as informações demoraram para chegar e têm dificuldades a serem disseminadas, a ponto de Oscar, por exemplo, só ter sabido nesta quinta-feira (27/02), poucos dias antes de viajar para a capital chilena. Comporiam o barco com ele Célio Amorim, William Giaretton e Thiago Almeida o primeiro do Botafogo e os dois últimos do Flamengo). Os barcos já haviam sido transportados via caminhão, assim como os materiais para as competições, representando um prejuízo logístico e financeiro. Essa decisão da Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana), que organiza o evento, revela a crise vivida pelo remo sul-americano sob duas facetas: além do claro baixo nível técnico, a escassez de recursos financeiros para financiar viagens e estadias de atletas. Este corte de custos certamente influenciou para que provas fossem canceladas no caso de menos de cinco barcos inscritos.

Ao Blog CRVG - Em Todos Esportes, Marcos Oscar relevou que todos os atletas que não poderão disputar as provas para as quais vinham treinando há muitas semanas tiveram um "grande baque". Triste e consternado pela notícia recebida há tão pouco, ele defende a tese de que as provas olímpicas deveriam ser realizadas mesmo com menos de cinco barcos:

- É desmotivador por um lado, mas motivador por outro. Motivador porque quando eu alinho ao lado dos meus adversários não querem saber, eles não perguntam "você foi para os Jogos? Então vou deixar você ir à minha frente". E desmotivador porque o remo latino é muito fraco. E é uma prova olímpica, acredito que temos muito o que melhorar em relação ao remo europeu, mas é uma prova olímpica, não poderia deixar de ter, assim como outras provas olímpicas que também foram cortadas. É difícil até de falar alguma coisa, uma vez que é a primeira vez que eu passo por isso.

Dezessete atletas haviam sido inicialmente convocados pela Confederação Brasileira de Remo (CBR), com seis barcos transportados ao Chile, mas houve uma surpresa ontem, ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgar a lista de todos os atletas, em todas as modalidades, que disputariam os Jogos. Nela, constavam apenas nove atletas do remo (oito homens, responsáveis pelos dois sem aberto, double skiff peso-leve e quatro sem aberto, e uma mulher, Fabiana Beltrame, que disputará o single skiff aberto e o single skiff peso-leve).

Quem lamentou profundamente a notícia foi a equipe argentina, a mais forte e que visava bater o número de dez medalhas conquistados em Medellín (COL), em 2010. Com o baixo número de provas, isto fica inviável.

Vale a pena ressaltar que, apesar de sua importância, os Jogos Sul-Americanos estão longe de ser a principal competição do remo em 2014, que ainda tem três etapas da Copa do Mundo, Campeonato Mundial etc. As provas de remo confirmadas para os Jogos Sul-Americanos são as seguintes: single skiff aberto, double skiff aberto, double skiff peso-leve, dois sem aberto e quatro sem aberto no masculino; e single skiff aberto e single skiff peso-leve no feminino. Totaliza-se, portanto, sete provas. Foram canceladas: four skiff aberto e quatro sem peso-leve no masculino; e double skiff aberto, double skiff peso-leve, four skiff aberto, dois sem aberto e dois-sem peso leve no feminino.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco