Futsal: Carioca será disputado de abril a junho e, Estadual, no 2º semestre

Quinta-feira, 27/02/2014 - 05:08
comentário(s)

Recém-saída de processo eleitoral que designou sua nova diretoria (presidente: Kennedy Abrantes; diretor-técnico: José Ferreira; além de outros cargos), a Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) agora procura formas de organizar e, sobretudo, deixar atrativo os campeonatos (Carioca no 1° semestre e Estadual, no 2°) da categoria adulta, que nos últimos semestres estiveram desprestigiados e com poucas equipes participantes, a despeito do grande momento dos clubes do Rio nas categorias de base. O Carioca será reduzido, começando em abril e terminando pouco antes do início da Copa do Mundo. Datas e fórmulas de disputa, além dos clubes participantes, ainda serão definidos. O Vasco não conquista um campeonato estadual desde 2001, e no segundo semestre de 2013, em parceria com o Corrêas (de Petrópolis), foi vice-campeão.

O principal foco da Federação é montar um Campeonato forte no segundo semestre, como afirma o diretor técnico em comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da FFSERJ: "Essa competição [do 1° semestre] servirá também como um competitivo aquecimento para o estadual do segundo semestre, que será maior, de agosto a dezembro e com grandes perspectivas de televisão". O Campeonato Carioca da categoria sub-20 deve também começar em abril.

Um dos objetivos para aumentar o número de participantes (nas últimas edições não está passando de seis) é atrair equipes do interior do estado. Para tanto, será realizado um corte nas taxas inerentes à participação dos clubes na competição. Depois do Carnaval será realizada a Copa Rio-Sul, que envolverá o expressivo número de dezesseis equipes do sul do Estado. A ADDP/Cabo Frio, da Região dos Lagos, atual campeã dos dois últimos semestres e único representante do futsal fluminense na Liga Futsal e único time em regime profissional, também garante presença no Carioca. Na região metropolitana, apenas o Vasco já confirmou presença, e clubes como Grajaú Country, Casa de España/Botafogo e Canto do Rio cogitam participar do campeonato de tiro curto que será realizado antes da Copa do Mundo.

O gerente do Departamento de Quadra e Salão do Vasco (cujo time adulto próprio surge neste ano após jogar as competições de 2013 em parcerias com outros clubes, Tamoyo e Corrêas), Marco Bruno, explicou ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes que espera um bom número de clubes participantes:

- A ideia da Federação é fazer um Campeonato curto de abril até a semana anterior à Copa do Mundo, e no segundo semestre um Estadual mais longo. A Federação não ter outra alternativa para fazer um campeonato adulto atualmente que não seja contar com as equipes do interior. E, na minha opinão, ela tomou uma medida acertada, que foi abrir as portas de forma séria para o interior do estado, coisa que as gestões anteriores não vinham fazendo. Essa passou a fazer, seja através de taxas bem menores, de arbitragens locais, que vão fazer com que o custo seja menor e as equipes do interior sejam atraídas. Agora está começando na região sul fluminense, na semana seguinte ao Carnaval, a Copa Rio-Sul, que é tradiciona e neste ano terá dezesseis equipes, que representam as cidades. Dessas dezesseis equipes, existe a perspectiva de que pelo menos a metade participe do campeonato da Federação: Mendes, Volta Redonda, Piraí, Vassouras etc. Levando em conta que seriam oito daquela região, mais três ou quatro da capital e que sejam duas ou três da Região dos Lagos, vamos ter já uma competição com cerca de quatorze, quinze equipes, o que já seria algo espetacular, levando-se em conta que nos últimos campeonatos havia meia dúzia de equipes.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco