Remo: De olho numa medalha no Rio-2016, Suarez e Rosso se preparam para temporada de 2014

Terça-feira, 25/02/2014 - 09:39
comentário(s)

A dupla formada pelos remadores argentinos Ariel Suarez e Cristian Rosso (atletas do Vasco da Gama), responsável um dos melhores double skiff do remo internacional, viveu um ano de 2013 bastante insólito. Após um esplendoroso 2012, marcado sobretudo pelo quarto lugar nas Olimpíadas de Londres, um enorme baque acometeu a parceria iniciada em 2010: em meados de março, Ariel sofreu uma gravíssima infecção bacteriana na região dos pulmões que quase fê-lo ter que abandonar o remo de corrida. Porém, após dois meses de internação e cerca de um mês de treinamentos, voltaram a competir juntos na etapa de Lucerna (SUI) da Copa do Mundo, em julho, terminando em sétimo lugar (vencendo a final B). Porém, o melhor ainda estaria por vir: a dupla voltou à boa forma e, poucos meses após a grave lesão de Ariel, voltou a estar numa final na elite do remo, terminando em quinto lugar no Campeonato Mundial, disputado de 25 de agosto a 01 de setembro na Coreia do Sul, na cidade de Chungju.

Ariel ainda sentiu uma certa falta de ritmo de competições no segundo semestre de 2013 devido ao longo tempo de inatividade, e a expectativa é a de que já apresente 100% de seu potencial ao longo de 2014. Pelo Vasco, Ariel e Cristian foram campeões brasileiros no double skiff, em outubro.

Se desde 2011 a dupla vem se afirmando no cenário da elite do remo internacional (a começar pela medalha de prata na etapa de Hamburgo da Copa do Mundo naquele ano), passando por finais em Londres-2012 e em Chungju-2013, o objetivo da dupla para este ano é claro: ratificar sua posição de destaque entre os melhores double skiff do mundo, ficando sempre nas finais das principais competições e com o claro objetivo de se chegar a medalhas. A principal competição do ano é o Campeonato Mundial, na Holanda, de 24 a 31 de agosto. Como em qualquer ciclo olímpico, o ponto culminante almejado por Suarez e Rosso é claro: a medalha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, onde eles treinam e competem constantemente pelo Vasco, em 2016.

Entretanto, no plano imediato já há uma importante competição: os Jogos Sul-Americanos, mais importante competição poliesportiva da América do Sul, quadrienal e que envolve 43 esportes. Em 2014, será realizada na capital chilena, Santiago. A Argentina procura reafirmar sua supremacia no remo sul-americano, como fez no Campeonato Sul-Americano de Remo de 2013, no Rio de Janeiro, nos últimos Jogos Sul-Americanos, em 2010 (Medellín, na Colômbia), e nos últimos Jogos Pan-Americanos, na cidade mexicana de Guadalaraja, em 2011. Em Santiago, eles competirão em duas provas. Além do double skiff, comporão a guarnição argentina do four skiff com Martin Lasserre e Agustin Diaz. Os treinamentos da seleção argentina para essa competição começaram ainda em 2013, e se intenficaram nas últimas semanas, principalmente em Mar del Plata. As provas de remo acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de março (sexta-feira a domingo), no Centro de Alto Rendimiento Laguna Curauma.

Ariel Suarez: 'Visamos à medalha olímpica, sabemos que podemos conquistá-la'

Com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, Ariel Suarez falou quais são os planos da dupla para os próximos anos, culminando com Rio-2016. Além disso, ele também demonstra otimisto para os Jogos Sul-Americanos, também conhecido como Odesur, em referência à entidade organizadora (Organização Desportiva Sul-Americana):

- Os remadores vascaínos vão em busca do ouro no campeonato Odesur. Vamos competir no double skiff e no four skiff, com grandes possibilidades de medalha de ouro em ambas as provas. Em princípio, pensamos em na seleção argentina nos manter no double entre os seis melhores do mundo. Até agora estamos fazendo isso, mas nos falta um passo muito importante, que é chegar às três medalhas. Estamos muito bem, com bons tempos, mas nos falta dar o último passo. Creio que isso é o mais importante, ganhar a medalha. A ideia é fazer final e possivelmente fazer medalha nos Jogos Olímpicos e botar tudo que temos em Rio-2016.

Além de ressaltar que ainda falta o passo de atingir as medalhas nas principais competições, ele ressalta um fator que pode ajudá-los nas Olimpíadas de 2016:

- Sabemos que vai ser na nossa casa, nos sentimos aqui no Brasil como nos sentimos em nossa casa. Sentimos que é a nossa casa, não que estamos remando em uma raia diferente, mas sim em algo que realmente conhecemos. Visamos à medalha olímpica, sabemos que podemos conquistá-la, é coisa de nós realmente querermos.

Também com exclusividade ao blog, Cristian Rosso foi taxativo ao estipular os planos da dupla para os próximos anos deste ciclo olímpico:

- Seguimos tentando conseguir ficar sempre na final A nas etapas da Copa do Mundo para poder chegar em 2016 com chances de medalha aqui no Rio nos Jogos Olímpicos.

Cristian fala sobre o importante ano de 2014: 'Nos colocamos o sonho de ser campeões do mundo, iremos em busca disso'

Em entrevista à rádio 'Marca Deportiva', da cidade de Mar del Plata - onde os treinamentos da seleção argentina para os Jogos Sul-Americanos se concentram -, Cristian Rosso falou sobre esse importante ano de 2014, no qual a dupla busca se manter nas finais das principais competições da elite do remo. Neste ano há o Campeonato Mundial, em agosto, na Holanda, e Suarez e Rosso buscam chegar à medalha, melhorando em relação ao quinto lugar do Mundial de Chungju-2013. Eles ainda disputarão a segunda e a terceira etapas da Copa do Mundo, uma na França e outra na Suíça (declinaram na etapa de Sydney, em março). Em Amsterdã, a dupla busca enfim realizar o sonho de ser campeã mundial:

- Estaremos em duas Copas do Mundo, uma na França em meados de junho e, três semanas depois, em julho, a etapa de Lucerna da Copa do Mundo, na Suíça. Essas serão as medidas para o Mundial e se definirá quais barcos vão à Holanda em meados de agosto. O mais importante do ano para nós será em dois ou três meses. O nosso objetivo para o Mundial é estar entre os medalhistas. Nos colocamos o sonho de ser campeões do mundo, durante todos estes anos nos damos conta de que estando todo o ano focado nesse objetivo será mais provável que o alcance. E a mente só estará preparada se treinares durante todo o ano. Não cremos que seja impossível, e iremos em busca disso.

Cristian ainda elogiou muito a estrutura que a seleção argentina encontrou em Mar del Plata, sua cidade-natal, para se preparar para os Jogos Sul-Americanos, e afirma que o objetivo para essa competição é o melhorar o desempenho de 2010, quando a Argentina conquistou dez ouros em Medellín:

- Desde que estou na seleção, é a primeira vez que todos vêm treinar aqui. Foi uma experiência nova, evitar passar em Buenos Aires tanto tempo também é bom, as coisas se equipararam um pouco. Pudemos treinar muito bem e nos tocaram bons dias, apesar do vento. Tivemos dois ginásios disponíveis para os dias de musculação também. Creio que desde que terminou o Mundial da Coreia se trabalhou muito bem. Estou surpreendido pela melhoria que toda a equipe teve. Habitualmente vamos bem nos Sul-Americanos, porém este ano será melhor ainda. O objetivo é superar o que foi fieto em Odesur 2010, em Medellín, quando dez medalhas de ouro foram conquistadas. Não é fácil, mas visamos a isto.

Confira as principais competições da elite do remo internacional em 2014:

28 a 30 de março: 1ª etapa da Copa do Mundo, em Sydney (AUS) - Ariel e Cristian não participarão
20 a 22 de junho: 2ª etapa da Copa do Mundo, em Aiguebelete (FRA)
11 a 13 de julho: 3ª etapa da Copa do Mundo, em Lucerna (SUI)
24 a 31 de agosto: Campeonato Mundial, em Amsterdã (HOL)



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco