Remo: Rosso, Suárez e Marcos Oscar representarão o Vasco nos Jogos Sul-Americanos de Santiago

Segunda-feira, 24/02/2014 - 08:12
comentário(s)

O remo do Vasco terá três representantes nos Jogos Sul-Americanos, que serão disputados em Santiago, capital do Chile, de 7 a 18 de março. A competição é quadrienal (a última edição foi em Medellín, Colômbia, em 2010, e a próxima será em Cochabamba, Bolívia, em 2018) e é o principal evento poliesportivo da América do Sul, abrangendo o expressivo número de 43 esportes. A competição também é conhecida como Odesur (em referência à entidade organizadora, a Organização Desportiva Sul-Americana). As provas de remo acontecerão nos dias 7, 8 e 9 (sexta-feira a domingo), no Centro de Alto Rendimiento Laguna Curauma.

Chama a atenção o fato de que, embora o Vasco, em crise no remo nos últimos anos e mantendo atletas basicamente nas categorias de base, tenha apenas três atletas da categoria aberta (sênior A), todos eles são componentes das seleções de seus países, sendo que dois deles são amplos favoritos para a medalha de ouro.

O único brasileiro é Marcos Oscar Alves de Oliveira, de 25 anos, que voltou ao Vasco recentemente após deixar o clube no final de 2012. No seu currículo, foi campeão brasileiro e estadual por dois clubes, Vasco e Botafogo, além de ter passagens pela seleção brasileira e participar de importantes competições internacionais, como a Copa do Mundo.

Ele participará da prova do 4 sem timoneiro peso-leve (4- PL), ao lado de outros três atletas de clubes do Rio de Janeiro: Célio Amorim, do Botafogo, e William Giaretton e o Thiago Almeida, do Flamengo. No total, o Brasil vai à competição com seis barcos, sendo que dezessete atletas foram convocados. Além de treinar pelo Vasco, Marcos Oscar também vem treinando diariamente pela Seleção Brasileira, em preparação para a importante competição sul-americana.

Argentinos competem com amplo favoritismo

Os outros dois atletas são dois dos principais destaques do remo sul-americano: os argentinos Ariel Suarez (34 anos) e Cristian Rosso (30). A Argentina é, de maneira disparada, o país com o melhor remo da América do Sul, tendo conquistado dez ouros em Medellín-2010 e tendendo a conquistar ainda mais vitórias em Santiago. No Campeonato Sul-Americano (específicamente do remo) do ano passado, em que Ariel não participou devido a uma grave infecção bacteriana da qual já se recuperou, os argentinos dominaram amplamente, e o vascaíno Cristian Rosso obteve duas medalhas de ouro.

Nos Jogos Sul-Americanos, para os quais a seleção argentina se prepara intensamentenos últimos meses com uma ótima estrutura de trabalho (sobretudo em Mar del Plata), eles competirão em duas provas: o double skiff, na qual terminaram em quarto lugar na úlima Olimpíada, em 2012, e em quinto no último Mundial, em 2013, e o four skiff. Após a grave lesão de Ariel, a dupla voltou a competir oficialmente no double em julho e desde então vem incrementando os resultados, culminando com a final no Mundial, em Chungju (disputado de 25 de agosto a 01 de setembro). No four skiff, complementam o barco os remadores Martín Lasserre e Agustin Diaz, e os argentinos são os favoritos também para esta prova.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco