Remo: Em dificuldades financeiras, Vasco optou por não participar da Seletiva Nacional em São Paulo

Segunda-feira, 10/02/2014 - 09:32
comentário(s)

Os remadores do Vasco da Gama seguem a pleno vapor a preparação para a temporada de 2014. Ao contrário da maioria dos esportes, os treinos já começaram no ano passado, em novembro, com as competições de 2013 se encerrando ainda em outubro. As principais competições serão o Campeonato Estadual, cuja primeira das seis regatas ocorre em 30 de março, e o Campeonato Brasileiro, que será realizado em setembro, em São Paulo. Além delas, outras provas oficiais também comporão o calendário.

O grupo é composto quase que em sua totalidade por remadores das categorias de base. À exceção dos argentinos Ariel Suarez e Cristian Rosso e de Marcos Oscar, que veio do Botafogo para este ano, são atletas das categorias sub-23, júnior e infantil. No ano passado, o Vasco sagrou-se campeão Estadual na categoria Aspirante e foi vice-campeão no Júnior B.

Quanto ao pagamento das ajudas de custo, o atraso no momento é de três meses, que é pouco perto de anos anteriores, com atrasos chegando a oito e nove meses. O último mês pago foi outubro de 2013, estando ainda pendentes novembro, dezembro e janeiro. Os funcionários também se encontram com três meses de atraso salarial.

Na última sexta-feira (07/02), os remadores fizeram o segundo teste de lactato desde que se reapresentaram, no começo de novembro do ano passado – o primeiro foi realizado em dezembro. A avaliação serve para determinar a situação dos atletas, a fim de determinar carga de treinamentos de acordo com as especificidades de cada um e com a forma como reagiram à carga de treinamentos anterior.

Vale ressaltar que pela primeira vez os atletas estão usufruindo da nova academia do clube. Moderna, a sala de musculação foi aparelhada completamente em outubro do ano passado com equipamentos de uma das melhores marcas do mundo no segmento, a TechnoGym. A reforma veio através de um projeto, a nível estadual, de Lei de Incentivo. A empresa Jeff Sports foi a responsável por melhorias como a nova sala de musculação e a nova rampa de treinamentos, dentre outras, através de repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) descontado da empresa. Embora já estejam sendo usadas plenamente, ainda faltam acabamentos para a inauguração oficial, como infiltração no teto da sala de musculação e partes da rampa ainda para ser instaladas.

Em termos de perspectiva de resultado, a situação é similar aos anos anteriores: aposta nas categorias de base esperando a reestruturação material e a chegada de atletas de ponta para que o clube volta a disputar os principais títulos do calendário. O treinador Marcelo Neves, com exclusividade ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, falou sobre isso:

- Nós vamos continuar com o investimento na base. A base é tudo. Através dela que a médio e longo prazo você constrói uma equipe. Por exemplo, vamos supor que na metade do ano a gente tenha, por vários motivos, patrocínio novo, a condição de resgatar os atletas que saíram. Não adianta nada ter esse pessoal em cima se não tiver uma base forte. Então é continuar fazendo atleta, continuar trabalhando para que a gente seja o mais forte nessa base, para que quando os reforços possam vir nós tenhamos a condição de ser forte em todas as categorias.

Opção por não participar da seletiva nacional

Foi disputada na raia da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, a seletiva nacional, organizada pela Confederação Brasileiro de Remo (CBR). Ao todo, quarenta atletas foram pré-selecionados para compor a Seleção Brasileira, em sua grande maioria atletas de Botafogo e Flamengo, com o remo do Rio de Janeiro mantendo a sua supremacia. O Vasco optou por não mandar atletas para a seletiva.

Dois fatores determinaram essa situação: primeiramente, a expectativa de resultado era baixa, embora alguns atletas em especial pudessem obter bons resultados. Mas o motivo principal é outro, de ordem financeira: com os recursos em mãos, o Vasco tinha que optar entre pagar os custos de participar da competição e pagar parte das ajudas de custo atrasadas aos atletas. A escolha foi a segunda, como explica Marcelo Neves:

- Nós não tínhamos condições. A seletiva foi direcionada para São Paulo muito em cima da hora. Nossos atletas também eram muito novos, talvez um ou outro na categoria Júnior tivesse um resultado legal. Nós tínhamos que optar entre pagar os atletas e ir a São Paulo. Preferimos para os atletas. Como nós temos em setembro o Campeonato Brasileiro também em setembro, estamos nos condicionando para ter a verba necessária para em setembro ir com um bom grupo. E mais preparados também – finalizou o treinador, com exclusividade.

Para este ano, não houve grandes mudanças em termos de saída para outros clubes e chegada de atletas nas categorias de base. Os atletas que se destacaram em 2013 permaneceram. Por outro lado, o Vasco perdeu alguns por opção em parar de remar, como dois importantes atletas na categoria sub-23: Marcos Ibiapina e Felipe Damazio, que possuíam bons resultados, optaram por parar diante das imensas dificuldades do cotidiano.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco