Mirim: Auxiliar-técnico Vinícius Almeida exalta campanha invicta do Vasco na Copa Cidade Verde

Terça-feira, 28/01/2014 - 12:03
comentário(s)

Invicta! Foi dessa forma que a equipe mirim do Vasco da Gama voltou do município gaúcho de Três Coroas. Formado por jogadores nascidos nos anos de 2001 e 2002, o time cruzmaltino disputou no início do atual mês a Copa Cidade Verde Sub-12 e teve um bom desempenho. Os Meninos da Colina chegaram a decisão e fizeram jogo duro com o favorito Grêmio, porém acabaram sendo superado superados pelo Tricolor Gaúcho nas cobranças de pênalti.

O clube de São Januário foi dirigido no torneio pelo auxiliar-técnico Vinícius Almeida. Na Colina desde 2013, o profissional substituiu o treinador Adriano Barreto, que não seguiu viagem devido a um problema de saúde. Vinícius, que iniciou sua trajetória no futebol no Nova Iguaçu, conversou na última semana com Programa Só dá Base e fez um balanço da participação vascaína no torneio.

Bate-papo exclusivo com Vinícius Almeida, auxiliar-técnico da categoria mirim:

Como você analisa o desempenho do Vasco na Copa Cidade Verde? O time mirim terminou o campeonato invicto.

"Foi uma campanha muito boa. Apesar da gente ter vencido algumas equipes por um placar elástico, tivemos alguns jogos complicados. Jogamos muito contra a arbitragem e tivemos que superar muitas dificuldades. Uma delas foi a torcida, que se mostrou contra o nosso time desde o início. Contra o Internacional jogamos não só contra a torcida, mas também contra a arbitragem. Graças a Deus conseguimos superar esses problemas. Fizemos uma bela campanha. Infelizmente não conseguimos vencer a final, mas temos que destacar a força do time do Grêmio. É uma equipe muito boa. Esse desempenho mostra que esses garotos estão no caminho certo. O Vasco ainda vai colher muitos frutos com esses meninos".

Você comandou essa mesma equipe no ano passado durante o primeiro Campeonato Carioca Sub-12. Notou alguma evolução no time?

"Foi uma melhora muito grande. O futebol do Sul possui jogadores que são fortes fisicamente. A maneira deles jogarem é totalmente diferente da nossa. Eles trabalham muito com ligação direta. O nosso time trabalha muito bem a bola, toca bastante a bola. Esse torneio serviu para que a gente tivesse um parâmetro. O que me deixou satisfeito foi o fato da nossa equipe ter conseguido seguir sua linha e sua forma de jogar. Tivemos uma evolução muito grande em relação ao carioca, competição onde enfrentamos times de maior investimento no momento, casos de Flamengo, Fluminense e Botafogo. A gente está num nível muito alto. Estamos num nível muito bom. O nível dos times do Sul é bom, mas eles não são tão técnicos. Essa competição foi importante para que a gente observasse o futebol que é jogado por outras equipes".

O que você poderia falar sobre essa geração 2001 do Vasco? É possível apontar os principais destaques?

"Falar em nomes é complicado, pois todos são excelentes garotos e excelentes atletas. Essa equipe possui uma característica muito boa. É um time de muito toque de bola e de muita técnica. Isso também ajuda muito a qualquer treinador. Isso facilita muito o trabalho. Os meninos são bons. Não tem como citar apenas um, pois todos são do mesmo nível. O grupo é muito unido e isso também torna o trabalho mais fácil. Um ou outro conseguem se sobressair, caso por exemplo do Roger. Ele se destacou bastante por conta de sua qualidade técnica. O mesmo vale para o Gabriel PEC. Eu costumo dizer para eles que conquistas coletivas geram benefícios individuais. Eles sabem que primeiro é necessário pensar no coletivo e trabalhar o coletivo. Só depois é que o individual deve aparecer. A qualidade de cada um aparece quando o coletivo está indo bem. Todos estão de parabéns. A campanha na Copinha foi muito boa. Começamos o ano com o pé direito graças ao bom trabalho realizado pela comissão. Vamos nos preparar para o Carioca agora. Tenho certeza que vamos fazer uma bela competição com o 2001 e o 2002".

Poderia falar um pouco sobre sua trajetória no futebol e no Vasco da Gama?

"Eu comecei no Nova Iguaçu Futebol Clube. Foi um clube que abriu as portas para mim e que me deu a oportunidade de chegar ao Vasco da Gama, clube que possui muita importância para o futebol. Agradeço muito a Deus e ao Nova Iguaçu Futebol Clube por ter aberto as portas para mim. Foi o clube que acreditou no trabalho. Agradeço ao Jânio Moraes pela confiança. Eu comecei no Nova Iguaçu e apareceu a oportunidade de trabalhar no Vasco da Gama. Aceitei o convite e graças a Deus estou conseguindo mostrar um pouquinho do meu trabalho como auxiliar-técnico. Fico feliz por saber que as pessoas que gerenciam o Vasco da Gama acredita cada vez mais no meu trabalho. Agradeço ao meu coordenador Wilson Varela, ao Mauro Galvão e ao Adriano Barreto".

Como é trabalhar ao lado do treinador Adriano Barreto?

"Nossa parceria está sendo muito boa. O Adriano é uma pessoa maravilhosa e extremamente educada. Eu e o Adriano conseguimos ter o mesmo entendimento de futebol. A gente acredita nas mesmas coisas. Isso está sendo muito gratificante e facilita bastante o nosso trabalho, que é o de formar atletas na base que cheguem no profissional. A base do Vasco é forte graças ao trabalho sério que vem sendo realizado".

Que mensagem você pode deixar para o torcedor do Vasco?

"O que tenho para dizer é que a torcida pode confiar no trabalho de todos que estão nas categorias de base. Estamos fazendo o melhor possível para fazer coisas boas no Vasco da Gama no que diz respeito a formação de atletas. Queremos o Vasco lá em cima. O Vasco da Gama é um time de tradição. O torcedor vascaíno pode ficar bem tranquilo. Estamos cuidando bem de todas as categorias. Cito aqui o Fernando China (pré-mirim), o Luiz Felipe (infantil), o Cássio (juvenil) e o Sorato (juniores). Estamos cuidando bem dos atletas. O trabalho vem sendo bem desenvolvido. O torcedor vascaíno pode confiar bastante no nosso trabalho. O Vasco é grande e uma referência dentro das categorias de base".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco