Judô Paralímpico: Em parceria com a AVD, Vasco inaugura dojô para treinamentos em São Januário

Sábado, 27/07/2013 - 12:13
comentário(s)

AVD/Vasco inaugura oficialmente o dojô

A inauguração oficial do dojô da AVD/Vasco foi realizada no dia 17 de junho, quarta-feira, onde contou com a presença do Marketing, Conselheiros e do Vice Presidente do Departamento de Infanto-Juvenil e de Responsabilidade Social do Club de Regatas Vasco da Gama, Cel. Tadeu Correia. E, da nova Equipe de Professores, atletas, alunos e seus responsáveis.

O evento foi marcado pela grande emoção do Vice-Presidente, Cel. Tadeu, e do Coordenador do Judô, Pf. Eduardo, que vinham lutando há alguns anos para que a modalidade retornasse ao Clube.

A parceria AVD/Vasco tem por objetivos principais o de fomentar a formação, a detecção de talentos e o alto rendimento em todos os segmentos, Olímpico, Paralímpico, Surdolímpico e Special Olympic (deficientes intelectuais). Desta forma, potencializando também o setor de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social do Club de Regatas Vasco da Gama.

Esta parceria já coloca o Vasco como a maior potência do judô nacional no segmento Surdolímpico, sendo também o primeiro do Brasil a iniciar um processo que fora reconhecido pelo Ministério do Esporte, na III Conferência Nacional do Esporte, em 2010.

“Agradeço imensamente a confiança e oportunidade dada pelo nosso Vice-Presidente, Cel. Tadeu, por realizar um grande sonho meu, o de poder defender meu Clube de Coração na modalidade que me especializei, o Judô. Espero corresponder a altura as expectativas de todos no Clube. O trabalho será árduo nos dois primeiros anos, mas tenho certeza que os resultados acontecerão com naturalidade, como foi com a AVD em sua trajetória nesses quase nove anos, onde conquistamos a inédita medalha Surdolímpica para o país, em 2009, e seis medalhas no Mundial de Judô, em 2012.” Disse o Coordenador e Técnico a AVD/Vasco, Eduardo Duarte.

“Em meu entender o judô deveria ser matéria obrigatória na Educação Escolar. Não pelo combate em si, mas por seus aspectos preventivos da saúde física (prevenção de lesões), saúde mental (desenvolvimento do processamento cognitivo e metacognitivo) e da saúde emocional (fortalecimento da auto-estima). Com base neste entendimentoposso afirmar com toda certeza que a volta do judô ao Vasco foi um dos momentos mais emocionantes nestes anos que colaboro com o clube. Temos como objetivos o judô de surdos do Vasco ser referência nacional e internacional; o judô ser utilizado no Colégio Vasco da Gama como parte de apoio curricular; e na escola de esporte do Departamento de Infanto-Juvenil como fim e meio do novo projeto em estruturação de desenvolvimento das altas habilidades esportivas.” Declarou o Vice-Presidente do Depto. Infanto-Juvenil do CRVG, Cel. Tadeu.



Judocas Surdos da AVD/Vasco sobem no pódio no Inter-Regional da FJERJ

A Equipe AVD/Vasco foi representada por quatro surdos atletas, em cinco classes, na Etapa da FJERJ, Inter-Regional, nos dias 20 e 21 de julho, em Queimados.

No sábado, foi realizado o Alto Rendimento, onde a equipe teve 03 inscritos, obtendo duas medalhas de Prata, com Adalberto Trigueiro e Vanessa Reis. E no domingo, no Nova Geração, a equipe teve um atltea inscrito em duas classes.

Toda a mudança que vem acontecendo em torno da AVD estar mudando de local prejudicou um pouco no número de atletas inscrições, mas o importante foi que a AVD/Vasco participou da etapa e mais uma vez teve atletas no pódio.

A etapa homenageou o grande Mestre Matsuda. Um justa homenagem a este que realiza um grande trabalho no interior do estado e que dedica sua vida ao Judô Rio.



AVD/Vasco um projeto audacioso

A AVD através do seu coordenador Eduardo Duarte fez o primeiro contato com o Vasco há cerca de 03 anos para que as atividades do judô retornassem ao clube. O sonho era antigo e esta era mais uma meta estabelecida pelo Pf. Eduardo, em virtude de estar realizando um sonho pessoal, o de defender seu Clube de Coração, o Vasco.

O sonho virou realidade e agora o trabalho a ser realizado será árduo, porém recompensador.

“Apesar de todas as dificuldades de firmar esta parceria nunca deixei de acreditar. Agradeço imensamente ao Cel. Tadeu, Vice Presidente de Esportes Olímpicos do CRVG, que acreditou na parceria e no nosso projeto a médio e longo prazo. E a todos do Clube que nos receberam de braços abertos, pois se não fossem eles não teríamos conseguido abrir nosso espaço na semana passada. Não tenho como expressar a minha felicidade por defender o Vasco da Gama. Para 2014 esperamos colher bons resultados e quem sabe ter atletas na seleção estadual da FJERJ.” Disse o Coord. do Judô AVD/Vasco – Eduardo Duarte

O projeto do Judô tem por finalidade seguir o mesmo formato da AVD, ou seja, o Judô Inclusivo. O Vasco agora terá os melhores judocas surdos do país, ou seja, no Surdolímpico o Vasco já será a maior referência do país. Agora vamos buscar parcerias para potencializar o Judô Paralímpico (Cegos) e Special Olympic (Deficientes Intelectuais), além do Olímpico.

O projeto vai da Escolinha (base) até o Alto Rendimento. A formação e a detecção de talentos é uma prioridade da comissão técnica em 2013/2014.

“Ter uma equipe com cinco professores é excelente, pois assim dividimos as responsabilidades e todos podem trabalhar com mais tranquilidade. Na verdade todos ganham, mas são os alunos/atletas os maiores beneficiados.” Encerra, Técnico Eduardo Duarte, que também é técnico da equipe.

A Equipe do Judô é formada por cinco professores: Eduardo Duarte, Douglas Gadêlha, Jean Rosa, Adalberto Trigueiro e Alexandre Soares. Estes dois últimos são surdos. Todos são voluntários da Associação Valorizando as Diferenças (AVD), onde o objetivo é que em pouco tempo se consiga projetos incentivados para que todos possam ser devidamente remunerados. Por esta e outras questões que temos a certeza que este é um projeto audacioso.

“Cheguei a me emocionar quando pisei novamente em São Januário com a certeza de poder voltar a desenvolver o meu trabalho que foi interrompido em outra oportunidade. Quando conversei com o Pf. Eduardo não tive a menor dúvida de que deveria voltar e, principalmente pelo fato de acompanhar a luta e o trabalho vitorioso dele no judô. Ele é um vencedor e tenho certeza que juntos vamos alcançar todos os nossos objetivos. Essa equipe chegou para ficar.” Falou o Pf. Douglas

As aulas serão pela manhã, tarde e noite, podendo ser três vezes na semana; segunda, quarta; sexta ou terças, quintas e sextas ou todos os dias. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Infanto Juvenil.

No ato da inscrição é preciso apresentar atestado médico liberando o aluno para atividades físicas e o eletrocardiograma.

O primeiro treino do Judô AVD/Vasco

A AVD/Vasco “inaugurou” a sala de lutas que vai atender os alunos do judô de forma provisória, até que o Dojô fique pronto, na semana passada, dia 10 de julho.

O objetivo em abrir o espaço para aulas gratuitas nas duas primeiras semanas é promover uma maior circulação dos alunos do judô nas dependências do clube e desta forma mostrar que o judô no clube está de volta, aumentando a divulgação tanto na sede como no entorno do clube.

A inauguração do Judô no Clube está agendada para o dia 17 de julho às 18hs.









Fonte: AVD Sports