Natação: João Pedro Ratto leva 3 ouros no Estadual Mirim

Domingo, 22/12/2013 - 04:39
comentário(s)

João Pedro Ratto, atleta cruzmaltino de natação, que jamais competiu por outro clube, sendo considerado “cria da casa”, confirmou neste final de semana sua excelente fase ao conquistar o ouro nas 3 provas que disputou: 200m medley (2’51”10”’), 200 livre (2’29”) e 50m costas (37”18”’).

Com exclusividade ao CRVG – Em Todos os Esportes, o atleta comentou sobre seus excelentes resultados e sobre sua participação no Campeonato Estadual de Natação representando o Vasco da Gama.

- Achei muito divertido, conquistei bons resultados, mesmo ficando prejudicado o meu treinamento, devido a uma forte gripe que me deixou 1 semana sem poder treinar direito, justo a semana final e decisiva na minha preparação - explica João Pedro que diz amar a natação.

- Meu maior ídolo é meu pai e técnico, o Prof. Ricardo Ratto, que me incentiva e me cobra apenas responsabilidade com meu treinamento, sem cobranças por resultados, sempre me apoiando independente da minha colocação - diz João.

Além do seu pai e treinador, João também falou sobre o seu atleta preferido na natação e relembrou um momento marcante na sua vida pessoal, que consequentemente será importante para a sua vida profissional na natação.

- Também tem o César Cielo, que eu vi ganhar a medalha de ouro no Mundial de Roma em 2009, quando fui acompanhando meu pai que estava lá como o único árbitro das Américas, representando a arbitragem brasileira nas Maratonas Aquáticas.

Seu pai e técnico, Ricardo Ratto, complementa:

- Fica fácil não cobrar resultados quando o seu filho e atleta só coleciona vitórias. Cobro mesmo a seriedade, o foco nos objetivos, a disciplina e é claro, me preocupo muito em permitir que ele curta o ato de nadar e treinar, desenvolvendo o amor pelo esporte. Tento fazê-lo entender que a busca pelos resultados nos ensina valores que ele levará pelo resto da vida, mesmo quando não estiver mais nadando. Mas claro, com o talento que ele tem, tento administrar sua formação atlética para que possa render muito mais no futuro, quando estiver adulto, que é a fase que realmente o resultado tem grande importância. O negócio agora é manter o João treinando e amando a natação - sentencia Ratto.

Agora de férias, perguntado sobre o que pretende fazer neste período de “inatividade” ele responde.

- Parado nada! Eu vou à praia nadar e surfar com meu pai e irmãos. Adoro a água especialmente no verão, com este calorão, só dá pra aguentar dentro d’água - diz João que ainda tem à sua disposição uma piscina no quintal de casa: “– é onde brinco de dar viradas, de fazer foguetinho tentando ir cada vez mais longe, tento fazer o maior número de voltas em baixo d’água, brinco de polo-aquático com meus irmãos e amigos ou até mesmo só pra dar um refresco” finaliza João.

Do jeito que a família Ratto é aquática, férias mesmo só de treinar, nunca de estar na água e se mantendo em forma. A continuar assim, este garoto ainda trará muitas alegrias à nação Vascaína.

O blog CRVG – Em Todos os Esportes agradece a família Ratto pela matéria concedida e a todos da natação cruzmaltina que seguem nos dando alegrias, como sempre deram.






Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco