Mirim: Treinador do Sub-13 Adriano Barreto fala sobre a evolução da geração 2000

Quinta-feira, 12/12/2013 - 09:40
comentário(s)

Ao contrário de 2012, o Vasco da Gama não conseguiu fechar o ano de 2013 com o título do Campeonato Carioca Sub-13. O cruzmaltino chegou até a decisão e fez dois jogos duros com o Flamengo, porém não levantou a taça da competição pela segunda vez consecutiva. Apesar de não ter terminado o torneio na primeira colocação, o Gigante da Colina tem o que comemorar: a enorme evolução da geração 2000.

Ao assumir o comando da categoria no final do ano passado, Adriano Barreto foi obrigado a priorizar o trabalho com a geração 99 devido a sua boa condição no Campeonato Carioca. Por conta disso, os jovens nascidos no ano de 2000 foram deixados um pouco de lado, muito também devido a ausência de uma competição para a faixa etária. O trabalho com esse elenco só foi iniciado da maneira devida no início do atual ano.

Apesar de vencido a Espírito Santo Cup e ter ido bem na Copa Cidade Verde, o time sub-13 era considerado inferior aos demais clubes grandes do Rio de Janeiro. Graças ao trabalho de captação realizado pelo clube, as deficiências foram corrigidas e o cruzmaltino passou a ter uma equipe capaz de bater de frente com os principais rivais cariocas. O desempenho da geração 2000 nos clássicos - perdeu apenas dois jogos - serve para evidenciar essa melhora:

- A gente tem que avaliar todos os aspectos e admitir a superioridade do adversário apesar da rivalidade. Há um tempo atrás eu comentei que havia uma lacuna nessa geração 2000 e isso fez com que a gente perdesse espaço para alguns concorrentes. Em 2011, o Vasco foi campeão da Taça Rio Bonito pré-mirim com essa geração e o Flamengo não chegou nem a final. Eles fizeram o trabalho de evolução e conseguiram nos superar. Eu acho que nós vencemos em relação a reformulação que era necessário dentro da categoria. Nós fizemos um novo grupo, um grupo capaz de competir de igual para igual com qualquer um. Ter chegado na final após superar a forte equipe do Fluminense prova que tivemos uma grande melhora no grupo. Isso mostra que a reformulação foi positiva. O grupo foi amadurecendo ao longo do ano e aprendendo a jogar esse jogos complicados. Nós não fomos inferiores aos nossos adversários em nenhum dos clássicos. Perdemos apenas dois clássicos para o Flamengo. Não conseguimos o título, mas a reformulação foi feita. Essa foi a nossa vitória. O título não veio, mas esse objetivo foi cumprido - afirmou Adriano Barreto ao programa "Só dá Base".

A geração 2000 terá em 2014 a missão de defender a soberania cruzmaltina no principal torneio estadual da categoria sub-14. Foi o Vasco o grande vencedor das duas últimas edições do Torneio Guilherme Embry, competição que permite apenas a utilização de atletas que estão no primeiro ano de infantil. Alguns jogadores nascidos no citado ano começarão a trabalhar com o grupo sub-15 no início de 2014.

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco