Pré-Mirim: Treinador Fernando China fala sobre a temporada 2013

Quinta-feira, 12/12/2013 - 02:35
comentário(s)

A temporada da categoria pré-mirim do Vasco da Gama pode ser considerada positiva. Além de fechar o ano com o título da Copa Light, o Gigante da Colina fez boas campanhas com seu time sub-11 no Mundialito de Clubes de Futebol de 7, realizado em Portugal, na Copa Zico e também na Copa Terrana. O trabalho realizado pela comissão no que diz respeito a transição da quadra para o campo também pode ser exaltado. A maior prova disso foi a quarta colocação conquistada pelo time "B", formado por jogadores de primeiro ano, na Copa Light.

Treinador da categoria, Fernando China acredita que o objetivo traçado no início da temporada por todos que ajudam a manter o sub-11 em atividade foi alcançado. O comandante festejou o desempenho do grupo 2002 e exaltou o amadurecimento da geração 2003, que terá em 2014 a missão de levar o pré-mirim ao topo dos principais campeonatos:

- Acho que o rendimento dos dois grupos foi acima das expectativas. O grupo de segundo ano tem sempre a responsabilidade de estar atuando e ganhando título. A gente conseguiu o título da Copa Light. Durante o ano nós formamos o grupo, estabelecemos um padrão de jogo e qualificamos os atletas tecnicamente. Acredito que a resposta foi bastante positiva a partir do segundo semestre. Nós conseguimos o vice-campeonato da Copa Zico, perdendo a final apenas nos pênaltis para o Fluminense, e o título da Copa Light. Ocorreu tudo dentro do que a gente planejou. Nosso objetivo era o de iniciar o ano, estruturar equipe, captar atletas e chegar forte no segundo semestre. O grupo 2003 nos deixou muito satisfeito. Esse quarto lugar na Copa Light para a gente é como se fosse um título. Não falo isso apenas pelo resultado, mas principalmente por conta do trabalho que a gente conseguiu realizar. Nós montamos uma base para não partir do zero no ano que vem. Temos um time que foi muito bem nas três competições que disputou no ano. Nossa base é forte - afirmou com exclusividade ao programa "Só dá Base".

A taça levantada no último mês de novembro serviu, segundo China, para coroar o trabalho realizado durante toda o ano de 2013. O profissional garante que os atletas que participaram da vitoriosa campanha na Copa Light estão preparados para servir bem a categoria mirim no próximo ano:

- A conquista da Copa Light fechou o ano com chave de ouro. Marcou a todos essa conquista. Acho que foi uma recompensa do esforço de todos ao longo da temporada. A gente sempre buscou qualificar os atletas para ter uma equipe de pré-mirim a nível da equipe de mirim. O trabalho foi bastante duro o ano inteiro e o título veio para premiar todo mundo, jogadores e membros da comissão técnica. Nos empenhamos bastante para fazer o melhor trabalho possível durante o ano - disse o profissional ao programa "Só dá Base".

Bate-papo exclusivo com Fernando China, treinador da categoria Pré-Mirim:

Quais foram as maiores dificuldades que vocês enfrentaram em 2013?

"Eu não vejo dificuldades, eu vejo desafios. A gente quando trabalha num clube grande, como é o Vasco, precisamos pensar sempre em conquistar títulos. É lógico que a gente quer formar o atleta e fazer com que ele seja aproveitado futuramente nas equipes principais, mas também precisamos disputar títulos e formar times de qualidade. Eu não vejo dificuldades. A gente não tinha uma base no início do ano formada, não existia um padrão de jogo, mas graças a nossa captação conseguimos organizar a equipe e qualificá-la. Nessa categoria nós temos que ensinar o básico. Eles às vezes chegam ao clube sem ter nenhuma vivência no campo, a maioria é oriunda do futsal. O jogo é diferente. Nós temos que fazer essa transição, passar os principais fundamentos do campo e fazer com que eles tenham um padrão. É o primeiro estágio. O maior desafio é você pegar atletas que não possuem nenhuma experiência com futebol. Eles estão começando a aprender o que é o futebol. Nós possuímos uma excelente condição de treinamento e isso favorece ao trabalho".

O que você poderia falar sobre a sua comissão técnica? O trabalho dela foi fundamental para o bom desempenho da categoria em 2013?

"Quando eu falo com vocês, falo em nome do todo mundo. Não é o Fernando que fala, mas a comissão técnica do Pré-Mirim. O Luiz Gustavo, que a gente chama de Passarinho, foi fundamental para a gente complementar esse trabalho com o grupo 2003. Ele foi fundamental, assim também como o restante da comissão. Cito aqui o massagista Martinhos, o roupeiro Marcelo, o Davi, o Juarez e o coordenador Hélio Vaz. A gente não faz nada sozinho. Fazemos tudo em grupo. Cito aqui também a Mariana, nossa psicóloga, que nos ajudou bastante. Ela detectou algumas situações que foram fundamentais para o título. Tinha jogador que estava ansioso por não ter feito gol e fez o gol do título, que foi o Russo. Ele estava ansioso, durante o campeonato não conseguiu marcar um gol, mas acabou abrindo o caminho para o título com um belo gol de bicicleta. A comissão está fechada e unida. Isso contribuiu para que a gente chegasse ao título".

O que você poderia falar sobre o planejamento do pré-mirim para 2014?

"Nós nos reunimos faz algumas semanas para fazer uma pré-avaliação dos atletas que vão subir. Essa reunião serviu também para a gente comentar e conhecer um pouco sobre as outras categorias. Isso é importante para que os treinadores conheçam todos os plantéis. Nós já esboçamos um planejamento para 2014. Temos a consciência que precisamos cada vez mais melhorar o que foi feito nesse ano. O trabalho já foi bom, até porque não vi ninguém no Rio de Janeiro realizar o trabalho que a gente fez com o primeiro grupo de pré-mirim. Apesar disso, não podemos nos acomodar. Precisamos qualificar cada vez mais. Nosso objetivo é chegar em mais finais e conquistar mais títulos em 2014".

A temporada de 2013 foi a melhor em termos de títulos da base desde 2001. Te deixa feliz saber que o trabalho no futebol amador vem dando resultado?

"Eu acho que os títulos que o Vasco conquistou esse ano servem para traduzir a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. É lógico que a gente não vai medir a qualidade do trabalho apenas por títulos, mas a tendência é que o trabalho qualificado gere títulos. O Vasco veio de um período sem conquistar títulos expressivos, mas nesse ano a base conseguiu muitos resultados positivos. Isso é fruto do trabalho que começou no ano passado. O juvenil foi a única categoria que não conquistou títulos, mas isso não desmerece o trabalho do Cássio. Ele é um excelente profissional e que já foi campeão várias vezes pelo Vasco. Esse ano ele participou e contribuiu muito com a formação do grupo do juniores. Essa remontagem de time, que precisou ser feita devido a subida de alguns jogadores, prejudicou o trabalho na categoria. Essa oferta de jogadores ao juniores e indiretamente ao profissional, demonstra o qualidade do trabalho que é feito na categoria juvenil".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco