Remo: Vasco obteve 8 títulos em 2013; confira resumo da temporada

Sábado, 07/12/2013 - 08:51
comentário(s)

Sem dúvidas, o remo do Vasco viveu um 2013, como vem fazendo desde 2010 (após ser campeão estadual em 2008 e brasileiro 2009, últimos grandes títulos), bem aquém de suas tradições de inúmeros títulos na elite do remo fluminense, brasileiro e mundial. Com a disputa da XIV Regata Poder Marítimo no último sábado, no CIAGA, a Divisão de Remo do Vasco encerrou seu calendário de competições oficiais disputadas em 2013.

Mas, mesmo diante das imensas dificuldades estruturais e de recursos financeiros vivenciados no cotidiano da Sede Náutica da Lagoa, que são uma verdadeira afronta à História do Clube, o árduo e incessante trabalho realizado pela comissão técnica (liderada pelo experiente treinador Marcelo Neves dos Santos, no Vasco desde 1995, onde viveu uma das fases mais áures do remo vascaíno, somente atrás do hexadecacampeonato estadual de 1944 a 1959, e vive esta fase negra) e pelos remadores, em sua grande maioria jovens, rendeu alguns frutos em termos de resultado já neste ano e traz a certeza de que a volta dos recursos tem tudo para fazer o remo do Vasco voltar aos seus grandes dias.

Nas categorias de base, muitos atletas vêm sendo revelados e evoluindo a cada dia do intenso dia a dia de treinamentos de qualquer remador, desde a pré-equipe até a categoria Sub-23. Na base, o Vasco foi campeão estadual da categoria Aspirante, categoria na qual, de acordo com o Código de Regatas da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), competem "remadores com no mínimo 16 (dezesseis) anos feitos até 31 de dezembro da temporada em que competir e que nunca tenham participado de provas oficiais em qualquer federação antes de 2002. Permanecerá como aspirante, competindo nesta ou outra categoria e ao atingir 4 (quatro) vitórias passará para a sua categoria correspondente". O Gigante da Colina fez um belo trabalho na categoria ao longo deste ano, com atletas como Matheus Paulino, Matheus Freitas, Brenner Chagas, Paulo Sillas Aguiar, Vinícius Marques etc.

No Júnior B, apesar de o título estadual por algumas fatalidades (como competir o four skiff da última regata com apenas três remadores) não ter vindo, dois atletas se destacaram muito: Igor Nunes Cunha e, principalmente, Thiago Francisco da Silva. Juntos, eles venceram o double skiff na 1ª e na 5ª regatas do Estadual, e Thiago conseguiu a grande façanha de vencer o single skiff no Campeonato Brasileiro da categoria, prova na qual Igor também ficou no pódio, com o terceiro lugar. Thiago também venceu o single skiff no Campeonato Estadual.

Ainda com 14 anos, sendo da categoria Infantil, Isabela Beatriz Ferreira (foto à esqueda) dominou o single skiff em sua categoria, vencendo com larga vantagem tanto no Estadual quanto na regata da Escola Naval. Ela ficou em segundo lugar, com Jéssica Mudier, no double skiff no Brasileiro de Júnior B e no four skiff no Brasileiro de Júnior A, além de ficar em quarto no four da categoria Sênior (Aberta), todas acima de sua categoria. Ano que vem, ela será Júnior B e é grande a expectativa para ver como ela se sairá diante deste novo desafio.

O Vasco da Gama conquistou pela 11ª vez a regata da Escola Naval, competição que reúne os principais clubes e contém apenas provas das categorias de base. A vitória nesta dura competição comprova o bom trabalho realizado pelos jovens remadores vascaínos ao longo de 2013. Ainda na base, a chegada no primeiro semestre da equipe de treinadores que comandava a pré-equipe (escolinha) do Flamengo, liderada por Waldemar Trombetta, fez o Vasco dominar completamente a categoria, vencendo com grande margem de diferença as três regatas Remo do Futuro realizadas ao longo deste ano. Com a chegada da dissidência rubro-negra, o Vasco abriu uma escolinha em seu box no Estádio da Lagoa, o que incrementou muito o trabalho na pré-equipe vascaína.

Ainda nas provas de remo olímpico, o Vasco tem apenas dois atletas da categoria sênior: e possivelmente os dois principais em atividade no Brasil, os multicampeões argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso. Eles foram muito bem nas competições em que disputaram ao longo de 2013, sendo campeões brasileiros do double skiff e Cristian faturando com tranquilidade o single skiff tanto no Brasileiro quanto no Estadual. Além disso, no período de cerca de um ês que estiveram na Sede Náutica entre setembro e outubro, compartilharam todos as suas experiências de grandes resultados (como resultado principal dentre vários outros grandes resultados, o quarto lugar no double skiff nas Olimpíadas de Londres, em 2012) com os jovens remadores vascaínos. A Divisão de Remo tem o objetivo de trazer outros dois, pelo menos, atletas sênior para que possam compor com Ariel e Cristian barcos de quatro e oito remadores e o Vasco possa ser forte não só no single e no double skiff.

Os remadores master são um caso à parte. Além de contribuírem até financeiramente para a melhora da estrutura, além do grande exemplo que representam para os jovens no dia a dia da garagem, eles obtiveram ótimos resultados na água. Liderado por atletas como lendário Oswaldo Kuster Neto, o Vaval, e Marcos Pandolfo Fiuza de Melo, o Vasco foi campeão estadual da categoria, o que não ocorria desde 2009, e terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, disputado no fim de outubro (26 e 27) em Salvador/BA.

Nas principais competições do calendário, assim como nos últimos anos, o Vasco teve desempenho modesto. Foi terceiro lugar em todas as regatas e na classificação final do Campeonato Estadual, com 164 pontos (bem parecido com 2012, quando somou um ponto a mais). No Campeonato Brasileiro, agora sistematicamente organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o clube ficou em quarto lugar tanto no Sênior quanto no Júnior (disputados em outubro, no Estádio de Remo da Lagoa).

Confira os títulos conquistados pelo remo vascaíno em 2013, retirando-se provas específicas em regatas:

26/05 - 36ª Regata Remo do Futuro
21/07 - 37ª Regata Remo do Futuro
27/10 - 38ª Regata Remo do Futuro
25/05 - XI Regata do Corpo de Fuzileiros Navais
15/09 - XXXVII Regata a Remo Escola Naval
Campeão estadual da categoria Aspirante
Campeão estadual da categoria Master
Campeão invicto do Circuito Poder Marítimo de Remo Escaler (categoria: Escaler Misto)

Diretor Joaquim Oliveira faz balanço da temporada de 2013

O diretor de remo do Vasco, Joaquim Oliveira (foto à esquerda), com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, fez um balanço do ano. Ciente das imensas dificuldades e de que ainda está muito aquém das tradições do clube, ele prefere ressaltar o trabalho desenvolvido nas categorias de base e promete lutar junto ao presidente Roberto Dinamite e ao diretor-geral Cristiano Koehler por mais recursos para o esporte fundador do Gigante da Colina:

- A gente sabe que foi um ano muito difícil, mas se considerar 2012 para 2013, houve uma melhora muito grande, porque a gente investiu em algumas categorias, principalmente as categorias de base, que é a regata do futuro. Com a parceria que nós fizemos com uma dissidência do Flamengo, abrimos o box que tínhamos no Lagoon. Isso deu uma nova abertura até para novos atletas. Sabemos que com as dificuldades que nós temos não podemos almejar muito, a regata estadual nós já esperávamos que realmente não fosse nada, mas com o investimento que temos não podemos chegar a alcançar muita coisa, porque a gente não tem atleta, perdemos os nossos. Você vê que em todo barco que chega na raia quando você olha metade dos atletas são nossos, Botafogo, Flamengo. Nós não temos atletas, mas pelas dificuldades que temos acho que foi muito bom, muito proveitoso. Ganhamos oito regatas nesse ano, fomos tricampeões da regata do futuro. É nisso que estamos investindo. Estamos investindo em novos barcos, compramos uma nova embarcação, compramos mais alguns remos recentemente. Com muita dificuldade, pegando um direito daqui, um dinheiro dali... Dificuldade porque o Vasco atravessa um momento difícil, como todos os clubes atravessam, mas o meu foco é o Vasco, eu falo do Vasco. Volto a dizer que uma coisa muito legal, proveitosa, e vamos ver se no ano que vem eles conseguem ver com melhores olhos, acho que isso também um certo incentivo até para a nossa diretoria administrativa, nossa presidência, acho que houve um reconhecimento maior deles pelo nosso trabalho. Mas é um trabalho difícil, árduo, mas é o que temos fazer. Vamos ver se em 2014 conseguimos alguma coisa mais proveitosa, e tenho esperança disso, porque estamos investindo. A nossa nova academia está instalada, é questão só de ajustes, colocação de equipamento; nossa nova rampa está sendo instalada e quase pronta. Vamos ver se em 2014 conseguimos fazer com que eles vejam a gente com melhors olhos e alcancemos uma melhora. O Vasco é grande e acho que a gente tem que aproveitar esse momento para melhorar o nosso remo, porque faz parte do Vasco.

Melhora estrutural é comemorada e também marca o ano de 2013

O projeto via Lei de ICMS junto à empresa Jeff Sports, aprovado ainda em 2012 e com suas realizações sempre emperradas, finalmente foi acelerado neste segundo semestre, como o blog vem apresentando. A nova academia de musculação, das mais modernas, e a nova rampa de treinamentos, também de altíssima qualidade, estão prontas. Esta melhora, como foi trazido em outras matérias e ressaltado acima pelo diretor, foi muito comemorado por todos da Sede Náutica. Outras melhorias vem sendo feitas na Sede Náutica e devem continuar em 2014.

Apesar do incremento nas categorias de base e das melhores estruturais, os dois fatores mais impactantes para o Vasco voltar a seus velhos dias no remo são buscados incessantemente: a renovação da flotilha e a chegada de novos atletas. Ambos demandam altas cifras, e o clube pretende, para dar o pontapé inicial nestas tarefas, aprovar projetos via Lei de Incentivo ao Esporte, uma vez que obteve as tão almejadas Certidões Negativas de Débito. Após a aprovação, a etapa mais difícil: a captação de recursos.

Além disso, é esperado que com os novos patrocinadores do clube (Caixa e Nissan) uma fatia dos recursos vá para a Divisão de Remo. Além de os esportes olímpicos buscarem sua autossustentabilidade através da Lei de Incentivo ao Esporte a patrocínios próprios, também é fundamental que o clube redirecione uma parte pequena de suas receitas para o remo.

Conclusão

Ninguém é louco de não observar que 2013 foi um ano ruim para o remo do Vasco, uma que para uma conclusão desse tipo se recorre aos resultados do Vasco no esporte ao longo de seus 115 anos. Entretanto, os fatores positivos ressaltados acima devem ser ressaltados. No ano passado, apenas um título foi conquistado (o Circuito Poder Marítimo no Escaler Misto), em 2013 foram oito troféus. O trabalho na pré-equipe foi incrementado. Tudo isto fruto de muita luta do diretor Joaquim Oliveira e do vice-presidente Paulo César Mahomed Alli, o que também deve ser reconhecido. Além disso, houve sensível melhoria na estrutura da Sede Náutica, com as novas rampa de treinamentos e Sala de Musculação. A obtenção de Certidões Negativas de Débito traz ansiedade para que projetos sejam aprovados, recursos sejam captamos junto a empresas e, assim, a Divisão de Remo caminhe junto à tão almejada e propalada autossustentabilidade.

Entretanto, todas essas melhorias são a passos lentos. O remo do Vasco, por sua grandeza, exige voltar, no máximo, no médio prazo ao topo estadual e nacional. Nova flotilha e retorno de remadores de ponta são imprescindíveis, mas para tudo isso é necessário que o remo não seja negligenciado, como foi nos últimos anos. Propalar autossustentabilidade é fácil, e inclusive ela deve ser buscada (o esporte amador não pode depender do futebol), mas largar o esporte a sua própria sorte (ou, de maneira mais correta, ao seu próprio azar), com ajudas de custo aos remadores chegando a oito meses de atrado, o que gerou a debandada de quase todos os atletas de ponta para Botafogo e Flamengo, e ínfimo repasse das verbas do patrocínio Master do clube (como ocorreu com a Eletrobras e espera-se que não ocorra com a Caixa e a Nissan) é uma afronta à História do Clube. É evidente que o futebol é o carro-chefe, mas isso não significa que os outros esportes, particularmente o remo, devam ser negligenciados. Respeitar e apoiar o remo do Vasco é questão de gratidão e respeito às origens do Clube, e também um apoio a um esporte olímpicos às vésperas do Rio-2016, não, como alguns defendem, um estorvo que apenas consome recursos sem retorno. De qualquer maneira, o trabalho desenvoldido pela diretoria de remo, comissão técnica, demais funcionários da Sede Náutica e remadores ao longo deste ano, que representou sensível melhora em relação aos anteriores, deve ser muito elogiada e reconhecida. Além dos nomes citados ao longo deste texto, sem prejuízo de quem não for citado, também devem ser citados Alexandre Lavadeira, Bruno de França, Benilton Barbosa, Fabio Correa, Daniela Vianna, Milton Cassiano, João Farias (Johnny Boy) etc. Viva o esporte fundador do Vasco!



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes