Remo: Bicampeão antecipadamente, escaler misto do Vasco fecha o Circuito Poder Marítimo com mais uma vitória

Quarta-feira, 04/12/2013 - 06:28
comentário(s)

Bicampeão (2012-2013) antecipadamente do Circuito Poder Marítimo de Remo Escaler desde a regata da Escola Naval, disputada no dia 15 de setembro, o Escaler Misto do Vasco da Gama seguiu com seus ótimos resultados nas regatas restantes. Após vencer a regata do CIAW (no dia 12 de outubro) e não participar da regata Amazônia Azul (no dia 26 de outubro, porque neste final de semana boa parte dos atletas master estavam na Bahia disputando o Campeonato Brasileiro da categoria e o restante da equipe de remo estava em seu curto recesso após as competições de 2013, com a última sendo a 6ª regata do Estadual, disputada no dia 20 de outubro), os vascaínos dominaram completamente a prova na regata que fechou o Circuito, que é organizado pela Marinha do Brasil, e venceram na XIV Regata Poder Marítimo, disputada no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) no último sábado (30/11). Esta regata marcou o fim das competições do remo vascaíno em 2013.

Vale lembrar que o Vasco disputa apenas a categoria Escaler Misto no Circuito Poder Marítimo, na qual também se sagrou campeão em 2012 com três regatas de antecedência. Carlos Henrique Martins (o Carlão), ex-remador sênior do Vasco e atual auxiliar-técnico e preparador físico do remo vascaíno, é o comandante e treinador do escaler. Ele, ao escalar a equipe, mescla atletas de todas as categorias, do Infantil ao Master.

Nesta prova, com o timoneiro principal do Vasco, Bruno de França, ausente, Alisson Herman Pereira, jovem timoneiro, pela primeira vez exerceu esta função no escaler. E estreou com ótimo desempenho, motivando os remadores a, mesmo com a vitória garantida, abrir grande diferença sobre os demais barcos. A vitória vascaína veio com enorme margem de diferença.

O barco escaler se caracteriza por ser bem grande e pesado, tendo uma massa de cerca de uma tonelada, e ter proa fina e popa quadrada. Ele é característico de organizações militares, tanto que o Poder Marítimo abrange quase apenas centros de formação da Marinha (CIAGA, CIAW, CEFAN, Fuzileiros Navais etc.), mas era figura presente nos primórdios do remo - no próprio Vasco, no final do século XIX e no século XX.

Traremos em breve uma matéria completa sobre essa conquista, com uma entrevista exclusiva com o treinador Carlão e um apanhado com o desempenho vascaíno no Escaler Misto ao longo de todo o ano. Fique de olho no blog!

Componentes da guarnição:

Eduardo Starling
Matheus Cardoso da Silva Paulino
Paulo Sillas Marques Aguiar
Vinícius da Silva Marques
Thiago Francisco da Silva
Brenner Chagas de Mello
Fátima Brandão Figueiredo
Natasha de Carvalho Rosa
Débora Aleixo
Isabela Beatriz Ferreira

Timoneiro: Alisson Herman Pereira



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco