Infantil: Vasco venceu Taça GB, perdeu 6 pontos na Taça Rio e foi campeão na casa do rival; confira resumo da trajetória vascaína

Domingo, 01/12/2013 - 10:41
comentário(s)

O Vasco da Gama conquistou na manhã desta sábado (30/11) o título do Campeonato Carioca Sub-15. O Blog Meninos da Colina preparou um breve especial para falar um pouco sobre a conquista. A trajetória cruzmaltina dentro da competição foi repleta de altos e baixo. A Taça Guanabara se iniciou complicada, porém terminou da melhor maneira possível. O mesmo não se pode falar da Taça Rio, onde o início foi pra lá de animador.

Início difícil, pacto por vitórias e título do primeiro turno

A estreia do Vasco da Gama no Campeonato Carioca Infantil foi cercada de muita expectativa devido a boa campanha feita pelo cruzmaltino no Torneio Internacional Memorial Stefano Gusella. O time comandado pelo treinador Luiz Felipe terminou a competição realizada na Itália na quinta colocação. Apesar da enorme confiança depositada, os Meninos do Sub-15 tiveram uma início complicado no estadual. Apesar de ter vencido as duas primeiras partidas, o clube de São Januário perdeu dois clássicos consecutivos e passou a ser questionado na categoria.

A situação começou a ficar menos complicada após uma reunião entre jogadores e membros da comissão técnica. O encontro serviu para que todos lavassem a roupa suja e estabelecessem um pacto de dez vitórias até o final do primeiro turno. Se atingisse o objetivo, o Vasco conquistaria a Taça Guanabara e garantia a classificação para a grande decisão de forma antecipada. Poucos acreditavam na volta por cima do grupo sub-15, porém ela aconteceu da melhor maneira possível. Além de recuperar a confiança e o bom futebol, o time infantil superou o Flamengo na final e se sagrou campeão da primeira fase do Carioca.

Chegada do artilheiro, perda de seis pontos e volta por cima

Campeão da Taça Guanabara, o Vasco entrou no segundo turno ainda mais favorito. A contratação de Hugo Borges junto ao Fluminense ajudou a aumentar ainda mais a confiança de todos no sucesso vascaíno. O jovem deixou o tricolor carioca como artilheiro do Estadual. Apesar do reforço importante, o cruzmaltino iniciou sua trajetória na Taça Rio com alguns tropeços. Os comandados de Luiz Felipe chegaram a ficar cinco pontos atrás do Flamengo, porém deram a volta por cima com vitórias sobre Fluminense e Botafogo. Os resultados fizeram com que o Gigante da Colina tirasse a diferença e abrisse uma boa frente em relação ao rubro-negro.

Quando todos no clube já planejava uma final com o Botafogo, líder da outra chave, o Flamengo entrou com uma representação na justiça. A ação da equipe da Gávea levou o Vasco a perder seis pontos devido a escalação de um jogador irregular. Como estava apenas cinco pontos à frente do rival, o sub-15 vascaíno acabou perdendo a primeira colocação. O episódio abalou o grupo, que não teve forças na rodada seguinte para bater o Audax em São João do Meriti.

Último ato e festa na casa do maior rival

A derrota para o Audax foi apenas reflexo da perda dos seis pontos. A prova maior disso foi o desempenho do time diante do Duque de Caxias. Demonstrando um bom futebol, o Gigante da Colina superou o time da Baixada Fluminense e fechou com chave de ouro sua participação na Taça Rio. Eliminado, restou para o Vasco aguardar o vencedor da decisão do segundo turno.

Quis o destino que o Flamengo, equipe que aprontou na Taça Rio, fosse o adversário vascaíno na final Estadual. O rubro-negro precisou superar o Botafogo para conquistar o direito de duelar com o Vasco. Os atletas cruzmaltinos encararam os últimos dois jogos como uma Copa do Mundo, honraram a camisa do clube de São Januário, mostraram para o time da Gávea que futebol ainda é decidido dentro de campo e fizeram a festa na casa do rival.

Foi sofrido e demorou mais que o esperado, porém o Vasco do paredão João Pedro, dos excelentes laterais Gabriel Buriche e Allan, da forte defesa, do motorzinho Rafael França, do elegante Douglas, do habilidoso Luan Martins, do ousado Robinho, do artilheiro Hugo e dos selecionáveis Andrey, Matheus Pet e Evander foi o grande campeão do Campeonato Estadual Infantil 2013!

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco