Remo: Campeão brasileiro, jovem Thiago Francisco fecha 2013 com bons resultados

Quinta-feira, 24/10/2013 - 13:32
comentário(s)

Por mais que o remo do Vasco da Gama continue com sérias dificuldades, o trabalho desenvolvido nas categorias de base, mesmo diante desses contratempos, continua gerando jovens promessas. Uma das principais é Thiago Francisco da Silva, de dezesseis anos, que competiu neste ano na categoria Júnior B. Após o recheado calendário de competições de 2013, ele e boa parte da equipe de remo do clube entrou em recesso a partir da última segunda-feira e retornará às atividades no começo de novembro, já para fazer reavaliações e começar o trabalho com vistas à temporada de 2014.

No ano de 2013, o seu primeiro em grandes competições do calendário do remo, ele já surpreendeu e conquistou ótimos resultados, com o ápice na conquista do single skiff no Campeonato Brasileiro de Júnior B, também conhecido como Novos Talentos. No skiff, ele também faturou a prova na segunda regata do Campeonato, em maio. Ao lado de Igor Nunes Cunha, outra promessa do remo vascaíno e que também alcançou pódio no Brasileiro - 3ª colocação -, venceu o double skiff em duas oportunidades: na 1ª e na 5ª regatas do Estadual. No Festival de Remo de Campos dos Goytacazes, também venceu o skiff, além de outros pódios conquistados ao longo deste brilhante ano. Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco, ele comemora estes resultados obtidos relativamente cedo e já projeta o ano que vem, frisando que não se deslumbrará com o ótimo 2013:

- Mesmo com todas as dificuldades do clube, consegui fazer meu primeiro ano de competições muito bem, mesmo com tão pouco tempo no remo. Consegui ter vitórias super importantes, como provas do Estadual e até o Brasileiro de Novos Talentos, do qual fui campeão. Meus planos para o ano que vem não são diferentes deste ano, sabendo que vou pegar atletas mais experientes e que têm mais tempo do que eu no remo. Não vou me deixar levar, vou continuar fazendo meus treinos para poder buscar meus objetivos, como consegui nesse ano de Júnior B.

Morador de Duque de Caxias, diante da inviabilidade de conseguir cumprir seu dia a dia escolar de treinamentos na Lagoa, se mudou para a Sede Náutica vascaína. Ele lamenta o fato de o Vasco não ter conseguido ser campeão estadual na categoria Júnior B. Na última regata, cuja prova foi o four skiff, o Vasco terminou em terceiro lugar, o que seria o suficiente se o Botafogo vencesse a prova. Entretanto, o Flamengo venceu numa disputa emocionante com o Alvinegro, com apenas o bico do barco à frente na linha de chegada e poucos centímetros, se sagrando, assim, campeão da categoria. Entretanto, o resultado obtido no four foi muito comemorado por todos: com apenas três atletas disponíveis para o barco - Thiago, Igor e Gabriel Morais -, os garotos se superaram de tal maneira que todos presentes ao Estádio de Remo da Lagoa se impressionaram. Com tal discrepância em relação aos seus adversários, ainda assim conseguiram figurar no pódio, sem estar muito longe dos barcos que disputaram a vitória. Thiago exalta muito o resultado obtido nesta prova:

- Mesmo sem conseguir levar o título da categoria Júnior B , continuo feliz pela garra e a lealdade da equipe. Por estar faltando um atleta nessa última regata do Campeonato Estadual de Remo, fomos para cima dos adversários na prova do four sendo que o Vasco só tinha três atletas: eu, Igor Nones e Gabriel Morais. Mesmo faltando um atleta para completar o barco conseguimos a terceira colocação, que para mim e para o meu treinador Marcelo Neves acabou valendo mais do que uma vitória, por termos vencido as dificuldades.

No ano que vem, Thiago passará a remar na categoria Júnior A, o que aumenta muito o nível de dificuldade, uma vez que enfrentará rivais mais qualificados e experientes. O coordenador-técnico da equipe de remo do Vasco, Marcelo Neves dos Santos, embora ressalte sistematicamente que ainda é muito cedo para se dizer se Thiago será ou não um remador de ponta, elogia muito o seu comandado. Por outro lado, frisa que a mudança de categoria trará dificuldades a ele:

- O Thiago está no seu primeiro ano de competição. Ele é morador de Duque de Caxias, e com isso teve que ir morar na Sede, porque é impossível para ele estar no horário de treinamento antes de ir para a escola. E é sempre difícil essa adaptação a um dormitório e ele tem conquistado tudo o que participou. Ainda é muito precoce para se dizer que será um grande campeão, mas é uma grande promessa que nós temos. Ele está mudando de categoria para o ano que vem, vai para o Júnior A. É uma categoria muito mais difícil, vai ter que trabalhar muito mais. A perspectiva em relação a ele é muito grande e positiva, mas tem muita água para ser remada ainda - enfatiza o treinador.

Para finalizar, Thiago Francisco tece muitos elogios à comissão técnica, em especial a Marcelo Neves e Alexandre Carvalho, conhecido no meio do remo como Alexandre Lavadeira, outro treinador do clube:

- Devo muitos elogios aos meu treinadores Marcelo Neves e Alexandre Lavadeira, por sempre acreditarem em mim. Mesmo com todas as dificuldades, sempre estiveram me apoiando. Devo isso tudo a eles e a Deus - encerrou a jovem promessa do remo vascaíno.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco