Remo: Vascaínos comemoram títulos estaduais das categorias Aspirante e Master

Segunda-feira, 21/10/2013 - 09:29
comentário(s)

Após a sexta e última regata do Campeonato Estadual de Remo, o Vasco da Gama se sagrou campeão estadual nas categorias Aspirante e Master, além de ficar em segundo lugar no Júnior B. Ainda bem aquém das tradições vascaínas, o clube fecha o Campeonato com 164 pontos (número praticamente igual ao ano passado, quando anotou 165 pontos, apenas um a mais). O Botafogo quebrou um longo jejum e se sagrou campeão pela quinta vez: há 49 anos, isto é, desde 1964, o título ficava apenas com Flamengo ou Vasco da Gama. Os alvinegros agora figuram como o terceiro clube com mais títulos, ainda extremamente longe dos demais: o Vasco tem 46 títulos e os rubro-negros, 47. Na sexta regata, o Fla foi campeão, com 99 pontos: o Botafogo ficou em segundo, com 66 pontos, e o Gigante da Colina em terceiro, com 46. Em número de vitórias, entretanto, o Vasco só fica atrás dos rubro-negros, que venceram oito provas: três triunfos vascaínos e apenas um alvinegro, que já chegou à regata virtualmente campeão, faltando apenas a confirmação matemática. As provas das categorias Master e Infantil, vale sempre a pena ressaltar, não contam pontos para o Campeonato Estadual, e sim para seus campeonatos e para cada uma das seis regata.

Na categoria Aspirante, de acordo com o Código de Regatas da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), competem "remadores com no mínimo 16 (dezesseis) anos feitos até 31 de dezembro da temporada em que competir e que nunca tenham participado de provas oficiais em qualquer federação antes de 2002. Permanecerá como aspirante, competindo nesta ou outra categoria e ao atingir 4 (quatro) vitórias passará para a sua categoria correspondente". Antes da prova do 4 com timoneiro que decidiu a categoria neste domingo, a situação estava muito equilibrada: o Botafogo tinha 51 pontos, o Vasco, 50, e a Escola Naval, 49.

Os vascaínos Matheus Freitas, Matheus Paulino, Brenner Chagas, Vinícius Marques e Bruno de França (timoneiro) fizeram uma excelente prova e conquistaram o título da categoria para o Vasco. Houve uma emocionante disputa com a Escola Naval nos metros finais que valia o título, e os remadores do Gigante da Colina conseguiram abrir nos 250 metros finais (do total de 2.000 metros) o suficiente para conquistar a vitória. A Escola Naval terminou em segundo a prova, terminando o Campeonato na segunda colocação.

Ao blog, o remador Matheus Freitas comemorou muito a conquista, além de fazer um balanço da regata no geral:

- Infelizmente este ano não foi bom para nós, com muitas dificuldades. Mas focamos muito no Aspirante, no Master e no Júnior. Infelizmente não conseguimos no Júnior B por causa da vitória do Flamengo, mas com esse terceiro lugar os garotos estão muito felizes diante das circunstâncias. No Aspirante, remamos muito bem. No final eles (Escola Naval) chegaram a colar na gente, mas soltamos nas últimas remadas e graças a Deus conseguimos a vitória. Estou muito feliz. Gostaria de agradecer ao treinador Marcelo, que acreditou muito na gente, e conseguimos esse título.

Outro remador que competiu na categoria ao longo de todo o ano, Matheus Paulino conta que a equipe já vislumbrava a possibilidade de conquista antes do Campeonato, e, para isto, treinou muito ao longo da temporada. Ele, assim como seu companheiro de barco, também ressalta que a equipe focou no Aspirante, embora ressalte todas as dificuldades enfrentadas.

- Primeiramente dou graças a Deus por esse título. No começo do ano não passava de um sonho, mas hoje graças a Deus e a toda a comissão técnica ele se tornou uma realidade. Tivemos sempre esse campeonato em foco, já sabendo que havíamos possibilidades de vencer, mas isso não nos acomodou, continuamos com os treinos duros. Inclusive achávamos que o Campeonato Brasileiro (Sênior e Júnior, disputados nos dois primeiros finais de semana de outubro e nos quais atletas do Aspirante competiram) iria nos atrapalhar, mas na verdade só nos deu mais vontade de vencer, até porque não é legal ficar só observando a vitória de outros clubes. Foi realmente uma categoria muito disputada entre Vasco, Escola Naval e Botafogo, mas, para a alegria de toda a torcida vascaína, nós fomos os campeões.

Dos 60 pontos conquistados ao longo da competição, as provas que pontuaram foram as seguintes. Vitórias: single skiff (2ª regata), four skiff (3ª), 4 com timoneiro (4ª) e novamente o 4 com (6ª). Segundos lugares: 2 com timoneiro (2ª regata) e novamente o 2 com (5ª). Terceiros lugares: 4 com (1ª regata) e oito com (5ª). Antigamente chamada de Estreantes, o Vasco havia vencido a categoria pela última vez em 2008, ano de seu último título estadual.

O treinador Marcelo Neves lamentou muito a desclassificação no double skiff da categoria na quarta regata, que poderia dar uma folga maior para o Vasco.

- No estreante, tivemos um acidente na quarta regata, com a desclassificação do nosso double, que era tido como favorito para a prova. Era para termos um Campeonato mais tranquilo, mas deixamos de marcar dez pontos nessa prova do double. Com isso, tanto o Botafogo quanto a Escola Naval encostaram na nossa pontuação. Chegamos à ultima regata também dependendo de uma vitória simples, que veio a acontecer na prova do 4 com.

No Master, o Vasco mostrou supremacia nas provas masculinas ao longo do ano, vencendo quatro das cinco provas. Vitórias: double skiff “C”, categoria com regra de média de idade de 43 anos; four skiff “E”, média de 55; four skiff “D”, média de 50; e 4 sem timoneiro “B”, média de 36. Além disso, ficou na segunda colocação no oito com “C”, média de 43. Na única prova feminina, terminou em terceiro lugar no double skiff feminino. Fecha, assim, o Campeonato com 50 pontos, contra 44 do Flamengo.

Na prova do 4 sem que decidiu a regata, os rubro-negros eram vistos como favoritos antes da prova. Ainda assim, os vascaínos Carlos Eduardo Martins, Oswaldo Kuster Neto, Marcos Pandolfo e Carlos Alberto de Carvalho treinaram muito bem durante a semana, com ótimos tempos, e confirmaram na regata. A disputa com o barco A rubro-negro foi até o final, mas o Vasco abriu um barco de vantagem nos últimos metros. A prova é de mil metros. Segundo o Código de Regatas da FRERJ, a “categoria Master compreende remador que atinge a idade de 27 (vinte e sete) anos e que esteja sem competir há, pelo menos, 1 (um) ano em provas de 2.000 (dois mil) metros”. O treinador Marcelo Neves comentou a conquista, muito difícil diante da grande rivalidade com o Flamengo:

- Na categoria de Master, o Flamengo tinha uma certa vantagem e precisávamos da vitória, que veio na prova do 4 sem. É uma categoria que o Flamengo vinha dominando nos últimos anos, conseguimos fazer um bom trabalho. Nós, que tínhamos dominância no master feminino, neste ano tivemos um sério problema: as nossas principais atletas da categoria pararam de remar por conta de trabalho. Perdemos a prova desta categoria e restou o confronto final na categoria de Master B (média de 36 anos). Trabalhamos bem e conseguimos com a vitória e, com isso, o Campeonato.

Antigamente chamada de Veteranos, a categoria vinha sendo dominada pelo Flamengo: a última conquista do Vasco havia sido em 2009. O Vasco ainda venceu nos anos de 1975, 1976, 1996 e 1998.

O Vasco sofreu uma fatalidade no Júnior B: precisando chegar apenas na segunda colocação para ser campeão, tinha atletas três atletas disponíveis para a prova do four skiff: Gabriel Morais, Thiago Francisco e Igor Nunes Cunha. Ainda assim, os vascaínos se superararam de uma maneira que cansou espanto em todos os presentes no Estádio da Lagoa e terminou na terceira colocação, contra barcos de quatro remadores. Ainda assim, chegaram ao pódio e conquistaram medalha. O resultado seria o suficiente para o título estadual da categoria se o Botafogo vencesse a prova: mas o Flamengo venceu e se sagrou campeão, com 41 pontos, contra 40 do Vasco e 36 do Botafogo. O treinador Marcelo Neves, que efetuou a premiação da prova e, ao lado de seus três guerreiros atletas, também recebeu a medalha e ocupou no pódio a lacuna, explicou a situação:

- Tivemos um problema sério com a categoria de Júnior B. Nós já havíamos perdido um atleta, cuja família foi para Angra dos Reis e ele teve que parar de remar, e outros dois atletas do nosso grupo tiveram na Escola Naval, na qual estão tentando ingressar. E a prova foi exatamente neste final de semana, ontem e hoje. Isso impossibilitou a participação deles na nossa regata. Com isso, corremos uma prova de quatro com apenas três atletas. Tínhamos ainda esperança, apesar de achar que tudo seria bastante difícil e complicado em função deste problema. Cumprimos a nossa parte: tínhamos que chegar pelo menos em terceiro e esperar que o Botafogo ganhasse, o que infelizmente não aconteceu. O Flamengo ganhou, mas por um ponto deixamos de ser campeão da categoria.

No single skiff aberto, o argentino Cristian Rosso confirmou seu favoritismo e venceu a prova com tranquilidade. Novamente tendo muitas dificuldades com a marola durante a prova, Ariel Suárez (outro argentino que ao lado de Cristian foi quarto colocado no double nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e quinto lugar no Campeonato Mundial de Chungju, em 2013) que é robusto fisicamente, terminou na terceira colocação, ainda no pódio. Uncas Tales, do Botafogo, terminou na segunda colocação.

No oito com timoneiro aberto, com os argentinos e seis atletas bem jovens, o Vasco disputou até as últimas remadas o terceiro lugar com o barco B do Botafogo, mas não conseguiu alcançar o pódio. O Botafogo fecha o Campeonato da categoria com 52 pontos. O Vasco fecha o Campeonato da categoria com 21 pontos, na terceira colocação.

No four skiff infantil, o Vasco terminou a prova na segunda colocação, atrás do Flamengo e com boa vantagem sobre o Botafogo, terceiro colocado. Neste bom resultado, Thiago Ramos Sassela Tripodi, Joao Elias de Lima Soares, João Gabriel Heizer e Flavio Gabriel Soares Caixa compuseram o barco vascaíno. Na classificação da categoria, que não conta pontos para o Campeonato – apenas para a regata -, o Vasco termina empatado com o Botafogo na segunda colocação (33 a 33), mas perde no primeiro critério de desempate: o número de vitórias. O Flamengo fatura a categoria com 48 pontos.

Para finalizar a participação vascaína na regata, Jéssica Mudier e Rita de Cassia Queiroz terminaram, respectivamente, na quarta e na quinta colocações no single skiff aspirante feminino. Na categoria feminino, o Vasco fecha a categoria com apenas dezesseis pontos: o campeão Flamengo anotou 150.

Nas outras categorias em que competiu ao longo deste ano, o Vasco fecha em terceiro lugar no Júnior A (11 pontos) e no Sub-23 (16 pontos).
Diante de todas as limitações, Marcelo Neves observa que os resultados podem ser comemorados. Entretanto, estão longe de ser satisfatórios. Ele ressalta que a força do Vasco no remo exige que o objetivo seja a retomada da hegemonia a nível estadual e nacional:

- Eu considero o saldo bastante positivo. Com todos os problemas, conseguimos a vitória em duas categoria. A terceira só não veio por fatalidade, um problema nosso. Temos que trabalhar no futuro com um quantitativo maior de atletas, ter pelo menos dez atletas. É difícil, porque são mais atletas dentro da garagem, acarreta mais custos, mas nós temos que buscar isso. É claro que é pouco e temos que buscar mais, o objetivo do Vasco é buscar novamente essa hegemonia no remo carioca e no remo brasileiro. E tenho certeza de que a gente está trabalhando para isso. A gente vai chegar lá – encerrou o treinador, ao blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco.

Classificação final do Campeonato Estadual, após seis regatas:

1) Botafogo, 461 pontos
2) Flamengo, 413 pontos
3) Vasco da Gama, 164 pontos

Classificação da 6ª regata:

1) Flamengo, 99 pontos
2) Botafogo, 66 pontos
3) Vasco da Gama, 46 pontos



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco