Remo: Vasco fica em 3º na 6ª Regata e termina Estadual em 3º, mas é campeão nas categorias Aspirante e Master

Domingo, 20/10/2013 - 16:55
comentário(s)

O jejum acabou em banquete, e teve festa pra todo mundo. Mesmo vencendo apenas a primeira prova da 6ª Regata, este domingo, o Botafogo ganhou o Campeonato Estadual de Remo após 49 anos e tornou-se o único a levantar a taça em três séculos: 1899, 1960-62-64 e 2013. O título de Campeão de Terra e Mar (no futebol e no remo) premiou o investimento do clube com a “tríplice coroa” na modalidade, pela conquista também dos Brasileiros Sênior e Júnior, o último empatado com o Flamengo.

Com vantagem de 72 pontos após vencer quatro das cinco regatas anteriores, o Botafogo poderia chegar em quarto lugar em todas as provas para garantir o título. E tratou de ganhar logo a primeira, em duelo com o Flamengo no 4 Sem Peso-Leve. A resposta rubro-negra veio no Double Skiff Aberto Feminino, novamente apenas entre os dois clubes, com o segundo lugar alvinegro sustentando a diferença original.

A conquista do Estadual foi assegurada justamente com um quarto lugar no 4 Com Aspirante, graças à vitória que deu ao Vasco o título da categoria, superando a Escola Naval no fim, com o Flamengo em terceiro. A vantagem alvinegra chegava aos 71 pontos, restando 70 em disputa para o campeonato.

Nas duas provas seguintes a festa também foi cruz-maltina. O clube, que terminou o campeonato em terceiro, conquistou o título na categoria Master (que não conta para o campeonato) ao vencer o 4 Sem B (idade média de 36 anos), e ganhou também o Skiff Aberto Masculino, com o argentino Cristian Rosso. Mesmo em segundo, Uncas Tales, do Botafogo, teve o que comemorar, já que superou o outro argentino do Vasco, Osvaldo Ariel, companheiro de Rosso no Double Skiff quarto lugar nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Daí pra frente só deu Flamengo no alto do pódio. O clube venceu as sete provas restantes (incluindo o 8 Com Aberto) e ganhou a regata com 99 pontos, contra 66 do Botafogo e 46 do Vasco, reduzindo a diferença final no campeonato a 48 pontos: 461 a 413. Mas a festa já era alvinegra, com direito a torcida organizada e banho dos treinadores na Lagoa. Uma comemoração que os botafoguenses esperam fazer com mais frequência.

Fonte: Remo em Voga